IPTU, IPVA, Escola, Licenciamento do Veículo: como se preparar para as despesas do início do ano?

Gastos com impostos anuais, como IPVA e IPTU, matrícula e material escolar e despesas de férias chegam logo após o fim das festas

Por: Ariane Terrinha em 13/12/2023
ilustração mostrando um calendário, um homem sentado em cima dele com um notebook, do lado do calendário, uma pilha de moedas e uma ilustração de nota de dinheiro, representando as despesas do início do ano

Sem dúvida, as despesas do início do ano já precisam ser planejadas, antes mesmo que o próximo ano chegue.

Cada renovar de ciclo chega com a cobrança de várias contas, muitas inadiáveis. Gastos periódicos, como impostos anuais, matrícula e material escolar e despesas de férias.

Além disso, há as renovações de seguros e custos profissionais dos conselhos de entidades que emitem registro. Sem folga, as faturas já chegam nos primeiros meses do ano. 

Analistas ressaltam a importância de um bom planejamento financeiro, a fim de evitar empréstimos ou parcelamentos, que vão encolher o rendimento mensal, durante todo o ano.

Então, você sabe como se organizar para pagar todas estas despesas, se possível à vista, e evitar atrasos? Ainda não havia pensado nisso?

Não se preocupe! A seguir, vamos te dar dicas bem bacanas para que você se organize, já agora, para não passar sufoco no início de 2024! Acompanhe com a gente!

Principais despesas do início do ano

Certamente, atrasar os boletos que chegam com o novo ano é uma má ideia. Afinal de contas, sabemos que eles vão sempre chegar nessa época e, portanto, se planejar é essencial.

Entre as principais despesas do início do ano que chegam são:

IPVA

O IPVA é o imposto voltado para quem possui veículo automotor, seja um carro, uma moto ou caminhão, por exemplo.

Diversos estados do Brasil já divulgaram o calendário para 2024. Por isso, você precisa se atentar às datas limites para efetuar o pagamento sem atraso.

Além disso, é possível conseguir descontos ao pagar à vista ou até uma determinada data, por exemplo.

IPTU

Em seguida, os proprietários de imóveis precisam lidar com outro imposto, que é o IPTU. Logo em janeiro, os carnês começam a ser distribuídos pelas prefeituras.

Dessa forma, os proprietários de imóveis podem escolher o pagamento total, já em janeiro, ou parcelado. De qualquer maneira, organize-se para tentar quitar a dívida de uma vez e ganhar fôlego nos próximos meses. 

Matrículas

Logo em janeiro, os pais já precisam se preocupar com a matrícula da escola das crianças. Portanto, essa é uma das despesas do início do ano que precisam de atenção.

Além disso, quem vai ingressar em uma universidade, também precisa arcar com os custos logo antes das aulas começarem.

Por fim, há também o pagamento da anuidade de diversas entidades e conselhos, como a OAB, por exemplo.

Material escolar

Com a chegada de um novo ano letivo, pais também precisam se preocupar com a compra do material escolar, de acordo com as listas fornecidas pelas escolas.

Nesse tipo de despesa, procure pesquisar preços nos mais diversos lugares. Ao se reunir com outros pais e comprar em quantidade, é possível conseguir descontos em alguns itens.

Imposto de Renda

A saber, logo no terceiro mês do ano, já começa a declaração do Imposto de Renda. Assim, ele se enquadra em despesas do início do ano.

Portanto, certifique-se de que você faz parte do rol de pessoas que vão precisar declarar Imposto de Renda em 2024. 

Reunir a documentação com antecedência, ainda em janeiro, te dará uma boa margem para entregar sua declaração com calma e, consequentemente, a possibilidade de dedução.

Seguros 

Se você possui um seguro, qualquer tipo que seja, residencial, de veículo, procure sua seguradora ou corretora para saber se houve alteração nos valores para o novo ano.

Felizmente, você pode organizar tudo isso e conseguir pagar os débitos sem passar aperto financeiro. Veja as dicas abaixo.

Pague os impostos em dia

O pagamento em dia dos impostos recorrentes faz com que você, o cidadão, evite diversos problemas.

Vale lembrar que o não pagamento dessas cobranças no prazo pode gerar juros cada vez maiores, além dos impedimentos legais para cada caso.

Procure pagar de maneira antecipada

Caso seja possível, busque sempre pagar os impostos à vista. Dessa forma, será mais fácil de você se organizar para as outras despesas do início do ano existentes.

Além disso, os governos podem oferecer descontos para as cobranças, caso haja o pagamento antecipado.

Dessa forma, pesquise sobre as possibilidades para aliviar em seu bolso. Desconto é sempre bem vindo, não é mesmo?

Essas vantagens variam de acordo com as regras vigentes em cada estado brasileiro.

Anote todos os seus gastos

O controle do fluxo de dinheiro recebido, bem como aquele que é gasto, é fundamental para que você não se perca em meio a tantas cobranças.

Já se pode ter uma ideia da média de cobrança dos diversos impostos que temos que “encarar”, sem contar outros que já foram divulgados, bem como as condições para quem pagar de forma antecipada.

Sendo assim, realize anotações para poder ter o dinheiro no momento em que chegar o prazo de pagamento de cada tributo.

Defina suas prioridades

Em momentos de maior dificuldade financeira, a definição de gastos essenciais para os opcionais precisa ser feita por você contribuinte.

Com a chegada do décimo terceiro salário, muitos pensam em realizar compras acima do necessário nas celebrações de fim de ano.

No entanto, é preciso que você se antecipe e garanta que os impostos sejam pagos em dia.

Já pensou em separar parte de seu décimo terceiro para pagar, sem dores de cabeça, os tributos, sem ter que ficar pensando de onde vai tirar o dinheiro?

O ideal é separar 10% do seu 13º para “ser feliz”, ou seja, comprar o que deseja, e o restante deve ser investido ou direcionado para alguma necessidade, como impostos do início de ano, matrícula e material escolar e reserva de emergência.

Além disso, diversos impostos concedem descontos e, assim, você pode se livrar de juros e conseguir pagar menos.

Assim, com o planejamento certo, você pode parcelar outras despesas do início do ano, como material escolar, por exemplo, usando um cartão de crédito. 

Aliás, indicamos o uso do cartão de crédito com sabedoria, principalmente se você possui um cartão com cashback ou que acumula pontos. 

Dessa forma, você economiza ainda mais ao concentrar certos gastos no cartão.

E então, gostou das nossas dicas sobre despesas do início do ano e como lidar com elas? Compartilhe com alguém que precisa saber mais sobre o assunto e continue lendo o Plusdin.