14 Filmes para entender tudo sobre finanças

Misture diversão com aprendizado e veja aqui no Plusdin uma lista de filmes para você se atualizar e aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro

Por: Ariane Terrinha em 19/06/2021
14 Filmes para entender tudo sobre finanças

Educação financeira é conhecido por ser um tema importante, porém difícil e para poucos conseguirem entende-lo.

Especialistas indicam alguns meios mais simples e descontraídos para você aprender sobre finanças de um jeito mais leve.

Para te ajudar com isso, listamos 14 filmes que vão fazer com que você tenha empatia e um contato mais espontâneo com o assunto.

Confira nossa lista e já prepare uma pipoca:

1-  Parasita

A família Kim vive nos subúrbios coreanos e aceitam qualquer tipo de trabalho para sustentar a casa.

Até que oportunidades de emprego aparecem na casa dos Park (elite coreana) e um por um vai se “infiltrando” na casa para viverem.

Ao longo do filme, vão aparecendo mistérios e suspense na trama. Parasita foi vencedor do Oscar de 2020 e arrancou elogios pelo roteiro original, atuação e denúncia da desigualdade econômica atual.

2- Até que a sorte nos separe

Tino (Leandro Hassum) ganha na loteria e vive em ostentação com sua família.

Sem o devido controle financeiro, ele acaba tendo dificuldades financeiras e tenta esconder de sua mulher que gastaram o dinheiro todo.

Essa comédia brasileira nos ensina sobre a importância do controle de gastos, mesmo quando se tem muito. Além da diferença que um planejamento financeiro pode fazer no nosso dia a dia.

3- À Procura da Felicidade

Baseado em uma história verídica, o filme À Procura da Felicidade, de Gabriele Muccino conta a história do empreendedor Chris Gardner, que é interpretado pelo incrível Will Smith.

Chris se vê entrando em um buraco quando perde sua esposa, emprego, carro, casa e todo dinheiro que tinha.

Com um filho de cinco anos de idade, arruma um estágio não remunerado e começa a viver em abrigos para sem-teto.

O personagem principal se vê no “fundo do poço” e luta para dar um futuro diferente para o seu filho e estruturar a vida financeira.

4- O Homem que Mudou o Jogo

Lançado em 2012, o filme O Homem que Mudou o Jogo, de Bennett Miler, foi baseado no livro Moneyball, narrando a história verdadeira de Billy Beane, o gerente do time de baseball Oakland Athletics.

O personagem interpretado por Brad Pitty, utiliza dos seus conhecimentos em matemática para criar um projeto de estatísticas para o time.

Com baixo orçamento, ele consegue colocar o clube entre os principais do esporte nacional!

5- A Grande Aposta

Baseado no livro “A Jogada do Século”, o filme A Grande Aposta, de Adam McKay lançado em 2016, conta a história de investidores que alcançaram a oportunidade de ganhar dinheiro com a crise financeira que derrubou a Wall Street entre 2007 e 2009.

Michael Burry (Christian Bale), é dono de uma empresa que decide apostar que o sistema imobiliário dos Estados Unidos sofrerá uma crise.

A partir desse momento, ele se torna um investidor e o corretor Jared Vennett, interpretado por Ryan Carell, abre várias oportunidades para os seus clientes.

A Grande Aposta ganhou Oscar de melhor roteiro adaptado.

6- Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é a louca de compras no mundo da moda.

Enquanto ela tenta arrumar sua vida financeira e pagar todas as dívidas, a sua carreira começa a dar certo e ela começa a repensar suas prioridades e metas para o futuro.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom é um filme divertido que te faz pensar sobre o futuro. Dirigido por P.J. Hogan, lançado em 2009.

7- Capitalismo: Uma História de Amor

Documentário dirigido por Michael Moore, Capitalismo: Uma História de Amor, faz uma análise polêmica sobre as mudanças dos ideais de liberdade que o capitalismo distorceu, que estão escritos na Constituição dos Estados Unidos, a favor do lucro de pequena parte da sociedade.

Em contrapartida, o diretor revela que a maioria da população perde seus direitos devido o modo que o sistema tem se desenvolvido ao longo do tempo.

Lançado em 2009, o documentário se divide em revoltas e aplausos, dependendo do posicionamento de quem assiste.

8- Grande Demais para Quebrar

Lehman Brothers era um banco de investimentos super tradicional dos Estados Unidos que entrou em falência em 2008, gerando uma crise na economia mundial.

Curtis Hanson dirigiu o filme Grande Demais para Quebrar, mostrando o ponto de vista do secretário do tesouro americano em relação as finanças da instituição, assistindo e participando de várias tentativas de salvação do banco, com várias personalidades americanas.

9- Trabalho Interno

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2011, o Trabalho Interno relata como executivos de alguns dos principais bancos dos Estados Unidos iniciaram a crise imobiliário em 2008 não se importando com as consequências.

Após tudo dar errado, os mesmos bancos utilizaram seu poder financeiro e político para evitar a falência e grandes destroços.

O filme sobre finanças dirigido por Charles Ferguson, entrevista políticos, economistas, investidores e outros envolvidos na polêmica, expondo como formaram a crise no país.

10 – A Corporação

O documentário canadense compara as empresas atuais com a igreja ou a monarquia de antigamente, dizendo da importância delas na sociedade e como elas conseguem conduzir a população a tomar decisões sem que as pessoas saibam.

O filme sobre finanças critica o sistema econômico atual, te fazendo entender o papel das grandes empresas no dia a dia das pessoas comuns.

11- Margin Call: O Dia Antes do Fim

Lançado em 2011, o filme Margin Call: O Dia Antes do Fim tem como temática a crise de 2008 e retrata a rotina de grandes bancos nos Estados Unidos um dia antes da crise imobiliária se tornar pública.

Indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original, o sigilo que as coisa são debatidas em Wall Street muito antes da população saber, e até mesmo o governo americano.

12- O Capital

Enquanto um grande banco europeu passa por uma reestruturação, Marc Tourneuil é eleito como CEO da empresa pelo conselho executivo para “tapar um buraco”.

O personagem fica perplexo com o bônus bilionário e todos os benefícios disponíveis em suas finanças, como jatinho particular e hotéis de luxo.

O Capital mostra o relacionamento econômico e político entre as potências mundiais, mostrando como as organizações norte americanas e japonesas têm influência nas tomadas de decisões do banco francês.

13 -O Lobo de Wall Street

Lançado em 2014, o Lobo de Wall Street retrata a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um corretor que trabalhou pesado em Wall Street.

Tendo como mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey), Jordan tinha um sonho simples de ser corretor, porém após ficar desempregado, tem a ideia de abrir uma companhia que focava em vender papéis de baixo valor.

Trazendo retornos incríveis, a empresa Stratton Oakmont faz com que todos os que trabalham lá enriqueçam muito rápido.

O filme é dirigido por Martin Scorsese.

14 -Fome de Poder

O diretor John Lee Hancock, lançou em 2017, o Fome de Poder, que conta a história do crescimento da maior rede de fast food do mundo, o McDonald’s!

Ray Kroc,  interpretado por Michael Keaton, é um vendedor de Illinois que pegou sua pequena empresa local e transformou ela em um império na área de alimentos.

O legado da rede foi tão grande que Kroc chegou a ser homenageado pela revista Times como uma das 100 pessoas mais importantes do século!

Estes  filmes sobre finanças vão te ajudar a entender melhor como grandes milionários conseguem manter, ou não, seu império.

Compartilhe com um amigo que ama filmes e ensine ele um pouquinho mais sobre finanças.