Adesivo para cartão de crédito: como escolher o seu!

Cada vez mais pessoas estão personalizando seus cartões; veja quais cuidados tomar e como o adesivo ajuda

Por: Ariane Terrinha em 13/04/2021
adesivo para cartão de crédito

Você sabe o que é adesivo para cartão de crédito? Moda entre o público jovem, a personalização de cartões de crédito está se popularizando no mercado brasileiro.

Você já olhou para seu cartão de crédito e pensou como era sem graça aquela cor ou estampa? Já teve vontade de dar um upgrade no visual do seu cartão, mas não sabe se é permitido ou recomendado usar um adesivo ou adereço?

Hoje, diversas empresas já trabalham com adesivos para a personalização de cartão de crédito. Você pode enviar sua própria arte ou até mesmo escolher alguma entre as oferecidas pelas empresas que confeccionam os adesivos.

Mais do que apenas uma questão de beleza, os adesivos para cartão de crédito podem ser importantes também para a sua segurança, sabia?

Se você quer saber como, siga a leitura, pois mostraremos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é adesivo para cartão de crédito?

Adesivos para cartão de crédito são adesivos criados especialmente para a personalização dos cartões.

Normalmente são feitos em material vinílico e com uma espessura bem fina, para não prejudicar a inserção na maquininha.

Os adesivos são úteis não apenas para deixar o cartão mais bonito. Eles também servem para a proteção do cartão e para a segurança de seus dados, já que seu nome e o número ficam cobertos em alguns casos, além de facilitar a identificação.

Os adesivos personalizados possuem um corte também na área do chip, para não prejudicar a leitura em maquininhas.

O que é um cartão de crédito personalizado?

Cartões de créditos personalizados são os cartões com itens que os tornam únicos e que têm “a cara” de seu portador, seja um personagem, time de futebol, ou o que a imaginação permitir.

Há duas maneiras de ter um cartão personalizado: utilizando fitas e adesivos para cartão de crédito, ou com um uma outra opção oferecida por alguns bancos, que são estampas ou fotos à sua escolha impressas direto no cartão.

Como usar adesivo para cartão de crédito?

O adesivo para cartão de crédito é um item bastante interessante e bonito, mas é necessário saber usá-lo adequadamente para não acabar danificando e prejudicando a utilização do seu cartão. Veja como:

Frente

Você pode, sem problema algum, personalizar a frente de seu cartão com um adesivo. Inclusive, não há nenhum impedimento para que você esconda seu nome ou os números de seu cartão.

Porém, há um cuidado essencial que você não deve esquecer.

Não coloque, de forma alguma, o adesivo em cima do chip do seu cartão, pois a leitura dele é essencial para que o pagamento seja autorizado. Ao colocar algo em cima do chip, além de impedir sua leitura, você pode danificar e inutilizar seu cartão. Portanto, fique atento.

Verso

Não é recomendado que se use adesivos na frente e no verso do cartão ao mesmo tempo, pois isso pode fazer com que ele fique mais grosso e não encaixe nas maquininhas.

Essa recomendação, claro, pode ser dispensada no caso dos cartões com função contactless.

Como a maioria dos cartões possui pagamento por aproximação, se o seu tiver essa função, pode colocar o adesivo na parte traseira também. Quanto mais fino for o material, menos interfere na hora de realizar o pagamento por inserção.

Outra vantagem de ter um adesivo na parte traseira é a ocultação do CVV, os três dígitos do cartão que ficam atrás dele. Esse número é utilizado para compras online, já que não é necessário o uso da senha. Dessa forma, seu cartão fica mais protegido ainda.

Como personalizar um cartão de crédito?

Como já mencionamos acima, a personalização de seu cartão pode ser feita de duas maneiras. A primeira e mais comum é com os adesivos para cartão.

Há diversas lojas pela Internet que oferecem essa categoria de adesivos e é possível, até mesmo, personalizá-los com imagens à sua escolha.

A segunda é escolher um banco que ofereça a opção de estampa personalizada direto no cartão, como o C6 Bank.

Quais tipos de cartões podem ser personalizados com adesivos?

Você pode usar a personalização com adesivos em qualquer tipo de cartão, desde que tome os devidos cuidados para não danificá-los. Veja alguns exemplos:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Vale alimentação;
  • Vale refeição;
  • Vale transporte.

Quais bancos oferecem esse serviço?

Atualmente, no Brasil, a opção de personalização do cartão diretamente com o banco é oferecida pelo Ourocard, do Banco do Brasil.

Nele você pode selecionar uma imagem à sua escolha para ter estampada em seu cartão. Vale lembrar que as imagens estão sujeitas à aprovação.

Outro cartão que pode ser personalizado é o Trigg. Porém, nesse caso, você precisa escolher a estampa que a própria instituição financeira oferece. São diversos desenhos para estampar o seu cartão de crédito.

O que é Capacard?

Capacard é uma empresa que comercializa adesivos para cartões de crédito, débito, vale alimentação, refeição e transporte.

Atualmente, é uma das mais conhecidas deste mercado e oferece, além de adesivos criados por eles, a opção de personalizar seu próprio adesivo.

Cuidados ao personalizar seu cartão

Personalizar seu cartão é uma maneira divertida de deixar o item com “sua cara” e, além disso, proteger seus dados. Mas, é necessário ter alguns cuidados ao escolher a sua personalização.

O que pode

  • Colar adesivo na parte frontal do cartão;
  • Colar adesivo no verso do cartão;
  • Tapar os dados como nome do titular e número do cartão;
  • Usar fotos, personagens, escudos de time, etc.

O que não pode

  • Não use adesivos ou fitas com relevo, pois podem prejudicar a inserção do cartão na maquininha;
  • Não use produtos de limpeza, pois podem danificar e inutilizar o cartão;
  • Cuidado com a água, pois pode danificar o adesivo, caso seja de papel;
  • Fique atento ao material do adesivo; pois alguns podem deixar resíduos e comprometer o uso do cartão.

Pode colocar adesivo no cartão de crédito?

Depois de todas as explicações, essa pergunta se torna fácil de responder.

Sim! Pode colocar adesivo no seu cartão de crédito, desde que ele não comprometa seu uso.

Seguindo as nossas recomendações, você terá um cartão personalizado sem deixar de ser funcional.

Vantagens de personalizar seu cartão

Já adiantamos que personalizar seu cartão pode ser útil muito além da beleza.

Veja abaixo como sua segurança pode ser reforçada de forma simples ao utilizar adesivo para cartões:

Ajuda a evitar golpes

Sabemos que os cartões de crédito costumam ser sempre alvos de golpes, principalmente em festas e aglomerações, como o carnaval, por exemplo. Alguns deles podem ser evitados se você tiver um cartão personalizado.

Troca do cartão

Nesse golpe, ao pagar sua compra, o vendedor pega seu cartão e devolve um outro semelhante.

Utilizando adesivos para cartão de crédito, portanto, será praticamente impossível ser pego nessa armadilha, pois seu cartão será facilmente identificado.

Clonagem

Outro golpe que pode ser evitado é o da clonagem.

Isso porque, como seu cartão será identificado com facilidade, você conseguirá notar com clareza se tentarem passar em qualquer lugar não autorizado.

Desvantagem do adesivo de cartão

Caso não seja usado da forma recomendada e o material escolhido não seja adequado, o adesivo pode danificar o cartão ou, até mesmo, inutilizá-lo.

Fique sempre atento às recomendações de uso, limpeza e remoção para evitar futuras dores de cabeça com o seu cartão de crédito.

Conclusão

Essas dicas são muito importantes, pois, além de evitar golpes utilizando o seu cartão de crédito, você ainda garante uma personalização de acordo com o seu gosto pessoal.

Outra coisa importante de saber os cuidados na hora de adesivar o seu cartão de crédito, é para impedir que ele seja danificado. Dessa forma, você não precisa solicitar uma segunda via que, em alguns casos, costuma ser cobrada.

Quer saber mais informações sobre cartões de crédito, pagamentos e muitos outros assuntos da área financeira? Então continue navegando pelo Plusdin e compartilhe com seus amigos essa dica super legal para personalizar o cartão de crédito.