Antecipação de recebíveis: o que é, principais vantagens e quando usar

A antecipação das vendas a prazo pode ser uma opção para quitar dívidas ou gerar fluxo de caixa. Entenda como funciona essa alternativa e se vale a pena usá-la

Por: Ariane Terrinha em 04/06/2021
Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma alternativa para que as empresas possam gerar fluxo de caixa, pagar contas ou mesmo investir em uma eventual expansão. Isso porque permite receber adiantado o valor das compras parceladas e que só entraria no caixa no futuro.

Apesar de ser uma modalidade de crédito bastante popular no Brasil, esse recurso deve ser utilizado com bastante cautela. A falta de gestão e o uso frequente podem acabar gerando problemas de fluxo de caixa no longo prazo, o que não é nada desejável.

Por isso, se você quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis, quais as suas principais vantagens e quando ela pode ser utilizada, venha conosco e não deixe de conferir este post até o final.

O que é antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis nada mais é do que uma linha de crédito oferecida por bancos, fintechs e operadoras de cartões de crédito e que permite aos empresários receber, de forma antecipada, o valor de vendas feitas a prazo.

Para isso, o intermediário irá cobrar uma taxa em troca de arcar com a responsabilidade de receber esse dinheiro apenas no futuro.

Em média, quando um consumidor compra um produto e parcela o pagamento em três vezes, o lojista pode levar até 90 dias para receber todo o dinheiro dessa venda. Por conta disso, muitos optam por contratar a antecipação de recebíveis, pois, dessa forma, podem receber esse dinheiro em apenas alguns dias a troco de pagar uma taxa, que varia na casa de 1% a 3%.

Esse tipo de operação é muito utilizada por quem precisa dar maior liquidez às suas vendas a prazo ou tem a necessidade de gerar capital de giro para o seu negócio.

É muito comum que a antecipação de recebíveis seja feita sobre as vendas parceladas no cartão de crédito, contudo, ela também pode ser feita sobre os pagamentos realizados com cheques pré-datados e duplicatas.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Diferentemente do que acontece em um empréstimo, em que você vai até o banco ou financeira e pega um dinheiro emprestado para pagar no futuro, na antecipação de recebíveis o processo é um pouquinho diferente.

Nesse caso, é você quem realizou uma venda a prazo, mas precisa do dinheiro agora e não pode esperar até que o cliente pague todas as parcelas. Diante disso, você procura uma instituição financeira e solicita a antecipação de recebíveis.

Essa instituição financeira irá te adiantar o dinheiro daquela venda e cobrará uma taxa para realizar essa operação. Ou seja, o valor que você recebe será um pouco menor do que o valor nominal dos recebíveis.

Assim, quem assume a responsabilidade por receber o valor parcelado do seu cliente é a instituição que realizou a antecipação.

Vale lembrar que essa antecipação pode ser de quatro tipos:

  • Parcial: quando apenas uma ou algumas das parcelas futuras são antecipadas, mas não todas;
  • Integral: quando é feita a antecipação de todas as parcelas da venda em questão;
  • Pontual: quando envolve uma única venda; ou
  • Automática: quando ficam programadas antecipações para recebimentos periódicos (mensais, quinzenais ou diários).

Mas é preciso ter cuidado ao fazer esse tipo de operação, pois, caso o cliente que fez a compra parcelada não honre com o seu compromisso e deixe de fazer os pagamentos, a instituição financeira poderá exigir o pagamento dos valores em aberto para a empresa que contratou a antecipação.

É por isso que, em muitos casos, as empresas têm adotado a análise de crédito antes de realizar vendas parceladas a novos clientes ou aceitar cheques.

Vantagens e desvantagens

Assim como toda linha de crédito, a antecipação de recebíveis também possui as suas vantagens e desvantagens. Confira, a seguir, quais sãos os principais pontos que você deve considerar.

Vantagens:

  • Maior rapidez para receber os recursos de compras a prazo;
  • Mais fluxo de caixa para o seu negócio e possibilidade de gerar capital de giro;
  • Contratação simples e sem burocracia, com taxas de juros menores do que em alguns tipos de empréstimos.

Desvantagens:

  • O uso contínuo dessa linha de crédito pode gerar problemas de fluxo de caixa e acabar afetando a saúde financeira de sua empresa;
  • Se o consumidor não honrar o pagamento ou tiver praticado alguma fraude, a empresa que fez a antecipação precisará arcar com o prejuízo.

Quem pode fazer uma antecipação de recebíveis?

Podem fazer a antecipação de recebíveis empresas de todos os portes e de diversos setores da economia.

No geral, essa modalidade de crédito é bastante utilizada por negócios que precisam manter a saúde do seu caixa e, para isso, precisam receber à vista os valores das suas vendas feitas a prazo.

Como fazer a antecipação de recebíveis

Solicitar a antecipação de recebíveis é muito simples. O primeiro passo é fazer uma análise da taxa de juros cobrada pela instituição para saber se é vantajoso para a sua empresa pedir esse adiantamento.

Em seguida, a instituição que fará a antecipação pode fazer uma análise da solidez e o histórico financeiro de sua empresa, assim como aconteceria em qualquer outro tipo de operação de crédito.

O próximo passo é efetivar a operação, o que se dá por meio da assinatura de um contrato. Por fim, você receberá o dinheiro em sua conta, da maneira que ficou combinado.

Vale lembrar que algumas maquininhas de cartão de crédito oferecem a opção de realizar a antecipação de recebíveis de forma automática. Nesses casos, basta contratar o serviço diretamente junto à operadora da maquininha se estiver de acordo com as taxas e condições.

Onde fazer

Hoje, a antecipação de recebíveis é oferecida por uma série de bancos e fintechs que atuam no mercado brasileiro.

Como exemplo de bancos que oferecem essa modalidade de crédito, podemos citar o Bradesco. Já entre as fintechs, o destaque fica para o PagSeguro e o Mercado Pago, que já trabalham com essa possibilidade de forma automática para os clientes de suas maquininhas de cartão de crédito.

Quando recorrer à antecipação de recebíveis?

Assim como as outras modalidades de crédito, a antecipação de recebíveis deve ser utilizada com prudência para atender às necessidades do seu negócio.

Em regra, ela é utilizada por novos negócios para gerar capital de giro, contudo, também pode ser utilizada quando houver a necessidade de fazer o pagamento de despesas emergenciais ou para tirar o caixa da empresa do vermelho.

Lembramos que a antecipação pode ser um recurso muito útil para muitos negócios, pois garante uma folguinha no orçamento nos momentos mais difíceis para a empresa.

No entanto, é recomendável ter cautela no seu uso, pois, se contratada indiscriminadamente, ela pode afetar o fluxo de caixa e acabar gerando problemas financeiros maiores no longo prazo.

Ficou com alguma dúvida sobre a antecipação de recebíveis? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin se precisar de ajuda para contratar o seu empréstimo.