Ativação de conta digital: entenda a importância desse processo

Por: Ariane Terrinha em 13/04/2021
Ativação de conta digital

Solicitou crédito ao seu banco, mas não foi aprovado? Está tentando ter um bom cartão de crédito, mas não tem sucesso? Talvez o problema esteja no fato de que você não iniciou um relacionamento com o seu banco.

Quer uma notícia boa? Isso pode ser construído a partir da ativação de uma conta digital.

Ativar a conta não é apenas uma formalidade, a ação serve também para ter o primeiro contato com o banco. 

Ativar e movimentar a sua conta digital é o caminho para conseguir crédito no mercado!

A relação entre instituição e cliente é fundamental para ter acesso a outros serviços além da conta digital. Saiba mais a seguir. 

Ativação de conta digital: o que é e como funciona?

Quando você abre uma conta digital, em algumas opções, é necessário depositar um valor mínimo para começar a utilizá-la.

Em outras palavras, ao realizar o depósito você estará ativando a sua conta, dando início ao relacionamento com o banco. 

A ativação é um processo que valida a conta, permitindo ao usuário fazer movimentações. Desta forma, você precisará fazer o que o banco pede para poder realizar transferências, pagamentos e outras transações. 

Normalmente, a ação é algo simples e que não demanda muito esforço do usuário. Além do depósito, há outras ações que as instituições solicitam ao usuário para ativar a conta bancária. 

A instituição pode solicitar a confirmação de dados por e-mail, por exemplo.

Cada banco possui seu próprio formato para ativar a conta, informando ao usuário o que deve ser feito ainda na abertura. No entanto, o depósito figura como o formato mais frequente, devido à facilidade. 

O que você precisa saber é que a ativação da conta digital não é nenhum bicho de sete cabeças. Como muitos processos das contas digitais, é algo simplificado e dinâmico. 

Por que é importante fazer a ativação?

Como você pode perceber, a ativação é o pontapé inicial para realizar movimentações na conta. Sem realizar esse processo, é como se a conta não tivesse sido aberta. 

Fora que a ativação da sua conta digital é o primeiro passo para um relacionamento duradouro com o banco. 

Muitos serviços são disponibilizados ao cliente conforme ele constrói laços com a instituição. Vale para as contas tradicionais e também nas opções digitais, afinal é do interesse do cliente obter benefícios. 

Para entender a importância desse relacionamento, vamos imaginar que você acabou de abrir sua conta digital e precisa de um cartão de crédito

Inicialmente, o banco te dará um limite mínimo para as compras. Em algum momento, esse valor inicial não será suficiente e você precisará de um aumento. 

Se você tem um bom relacionamento com o banco, é fácil conseguir um limite compatível aos seus gastos. Do contrário, talvez você sequer consiga ampliar esse limite. 

A relação entre empresa e cliente é fundamental para ter acesso a vantagens e ter mais crédito. 

Uma via de mão dupla…

A construção do relacionamento entre banco e correntista é baseado em direitos e deveres por parte de ambos. 

Desta forma, a ativação da sua conta digital é apenas um dos fatores para ter uma relação duradoura com o banco. 

Como correntista você pode adotar algumas atitudes para fortalecer o relacionamento com o seu banco:

  • Saiba quais são as taxas e prazos do serviços para não ser pego de surpresa; 
  • Evite atrasos nos pagamentos, como a fatura do cartão de crédito, por exemplo;
  • Solucione os problemas quando surgirem, nada de ficar empurrando com a barriga;
  • A negociação é o melhor caminho caso fique apertado, jamais deixe uma dívida em aberto.

O correto é manter uma postura responsável, o que passa credibilidade ao banco. Com isso, você eleva as chances de obter benefícios com a instituição, tendo acesso a serviços com melhores condições. 

O contrário também se aplica para a instituição. Afinal, quem é que se sente seguro com um banco que deixa de cumprir com aquilo que promete? 

Quando um dos lados é falho, a relação fica comprometida. No caso do correntista, os pontos negativos podem levá-lo a buscar outra instituição que atenda suas necessidades. 

Já no lugar do banco, ele pode tornar mais difícil o acesso do cliente a serviços que lhe são necessários.

Nunca mais escute “cartão de crédito não aprovado”… 

O cartão de crédito é um dos serviços disponibilizados pelas contas digitais e bastante popular entre os usuários. 

Ele é um item que pode ser utilizado no dia a dia para pagamentos. No caso, você compra agora e só paga no próximo mês, o que representa uma facilidade para o cliente. 

Por esse motivo que o cartão de crédito é um dos serviços mais buscados pelos correntistas. Quando ele não é aprovado, a luz vermelha acende, afinal isso pode significar que há algum problema. 

Entre muitos fatores, a ausência de uma relação saudável com o banco pode ser o motivo para a recusa. 

Como explicado, tudo é baseado na postura do correntista. Se ele deixa de cumprir com seus deveres, passa uma imagem negativa ao banco comprometendo o acesso a diversos serviços.

Não ter a aprovação para o cartão de crédito ou ter dificuldade para ampliar o limite são apenas alguns sinais de um relacionamento ruim. E isso não fica limitado apenas ao cartão, já que o cliente terá dificuldade também para outros serviços como:

Em cada serviço você terá barreiras diferentes a enfrentar. No caso dos empréstimos, a taxa de juros pode ser pouco atrativa, por exemplo, o que se encaixa também no financiamento. 

Aplicado aos benefícios fica muito mais fácil entender porque a ativação da sua conta digital é tão necessária, não é mesmo? 

Afinal, como ativar minha conta?

Depois de entender porque esse processo é tão importante, você deve estar se perguntando como ele deve ser feito. 

Já adiantamos: é um processo simples e que leva apenas alguns minutos para ser finalizado. 

Passo a passo de ativação

Se você já fez a abertura de uma conta digital, não espere mais para fazer a ativação e começar a aproveitar ainda hoje todas as vantagens que a conta oferece. E não se preocupe caso não saiba o que deve ser feito. Clique no botão abaixo para aprender gratuitamente o passo a passo para ativar a sua conta digital.