BTG Pactual: conheça a trajetória e tudo sobre este banco de investimento

Essa instituição é um dos principais bancos de investimentos da América Latina

Por: Gustavo Aguiar em 06/11/2020
BTG Pactual

O BTG Pactual é um dos principais bancos de investimentos da América Latina. Também é o sexto maior banco do Brasil, terceiro maior banco privado do país e maior banco sem rede de agências.

O BTG foi fundado em 1983 e vendido para o UBS, grande banco suíço, em 2006. A sede do BTG fica em São Paulo (SP), mais precisamente no centro financeiro da cidade, a Faria Lima. Uma curiosidade interessante é que BTG significa Banking and Trading Group, ou seja, grupo de negociação bancária.

Além de ser muito tradicional, o banco também possui uma plataforma de investimentos online, que se chama BTG Pactual digital. É como se fosse uma startup dentro do banco que foca em varejo e user experience.

Isso significa que o BTG é um banco que oferece produtos como uma corretora, trazendo muita agilidade para o cliente.

Início do BTG Pactual

O BTG é considerado o sexto maior banco do Brasil, quinto maior banco brasileiro, terceiro maior banco privado brasileiro e o maior banco de investimentos da América Latina.

Fundado em 1983 como DTVM (Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários), o BTG é especialista em investimentos e já acumulou vários prêmios durante a sua jornada, como a eleição da sua equipe de Research, que foi escolhida em 2020 pelo terceiro ano consecutivo como a melhor do Brasil.

Já em 1989, a pequena distribuidora tornou-se Banco e inaugurou um escritório em São Paulo.

Quem é Luiz Cezar Fernandes?

Luiz Cezar Fernandes é o banqueiro responsável pela criação do banco Pactual, hoje o BTG Pactual, sendo que o empresário foi um dos maiores atores da bolsa de valores no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Luiz Cezar também é sócio da GRT Partners e tem participação direta em outros negócios.

Luiz Cezar Fernandes tem a maior parte de sua carreira voltada ao setor bancário e ao mercado financeiro. Ele é um dos responsáveis diretos pela criação dos primeiros bancos de investimentos do país, o então Pactual. Antes, participou da criação do Banco Garantia, no qual foi sócio de Jorge Paulo Lemann.

Na última década, Luiz Cezar Fernandes apareceu na mídia por ter problemas financeiros e pelas questões judiciais envolvendo a Fazenda Marambaia. Ele teve que deixar o local em 2018 depois de uma extensa disputa midiática.

Evolução da empresa

A partir de 1998, as diversas franquias de clientes do Banco registraram um forte crescimento.

Em maio de 2006, o BTG Pactual foi adquirido pelo UBS, o maior banco da Suíça e um dos maiores de toda a Europa. O objetivo do banco europeu é que o BTG fosse sua principal divisão na América Latina, formando, assim, o UBS Pactual.

Já em 2008, o BTG adquire o UBS Pactual, formando, por fim, o Banco BTG Pactual.

BTG Pactual Digital

Fundado em setembro de 2014, o BTG Pactual digital funciona como uma startup dentro do banco, com foco em User Experience e investimentos voltados especialmente para o varejo e o varejo de alta renda no Brasil.

A missão da empresa é democratizar o acesso a investimentos de qualidade para todos os clientes, sem exceção.

O Banco BTG Pactual hoje

O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina. A instituição é considerada o sexto maior banco do Brasil, quinto maior banco brasileiro, terceiro maior banco privado brasileiro e o maior banco do Brasil sem uma rede de agências.

Prioridade total ao cliente

O BTG Pactual tem, como um compromisso junto a cada um dos clientes, de realizar todas as suas interações com integridade, colocando o cliente em primeiro lugar. O resultado disso é o reconhecimento, por parte de cada um, do trabalho realizado pela instituição financeira.

Quais opções de investimentos sem Imposto de Renda no BTG Pactual?

Pesquisas apontam que grande parte dos brasileiros que investem seu dinheiro pertencem ao perfil conservador. Se você faz parte dessa parcela e ainda está na poupança, já passou da hora de conhecer outras opções.

Os investimentos cujo Imposto de Renda não é são: LCI, LCA, CRI, CRA, fundos imobiliários e vendas de ações até R$ 20 mil por mês.

Para investir em qualquer uma das opções acima, recomendamos que você opte por corretoras de investimentos como a BTG Pactual, ao invés de bancos.

Qual o benefício de uma corretora de investimento?

Essa sugestão se dá pelo fato de que historicamente, os investimentos feitos via bancos rendem, mas são menos rentáveis. Além do cliente receber seu rendimento, os bancos também querem aumentar o próprio lucro, e muitas vezes há conflito de interesses.

Já as corretoras, oferecem uma rentabilidade maior ao cliente em suas aplicações, sem contar que usando seu smartphone você pode contar com um time especialista em investimentos, para te auxiliar sempre que precisar a tomar as melhores decisões.

Para completar, os bancos oferecem uma taxa de manutenção na conta, e corretoras como o BTG Pactual não cobram taxa alguma para te ajudar a investir.

Como abrir uma conta no BTG

Para ter acesso a investimentos com taxa de corretagem zero no BTG , você não precisa sair de casa. É só baixar o aplicativo do BTG Pactual e clicar em “Ainda não sou cliente”.

Depois disso, é necessário preencher um formulário com seus dados pessoais e financeiros, além de enviar a foto de um documento de identificação e endereço pelo próprio app.

Diferente de outras corretoras, o BTG permite que você abra uma conta conjunta para até duas pessoas, sem taxas de abertura, manutenção ou transferências.

Vantagens da conta BTG Pactual

  • Sem taxas de manutenção
  • Conta digital
  • É permitido receber recursos de contas de outras titularidades
  • É permitido abrir uma conta de investimentos para menores de idade
  • Tecnologia de biometria facial
  • Equipe de especialistas para te ajudar a investir
  • App com avaliação de 4,7 em 5

Opinião

Ao analisarmos a reputação do BTG Pactual dada pelos clientes no site Reclame Aqui, verificamos que o banco é avaliado com um atendimento de pontuação 9, em 10, e uma taxa de 100% das reclamações respondidas.

A maioria das reclamações são dificuldades na finalização do cadastro e a consulta do CPF do indivíduo pelo banco.Dentre os avaliadores, 85,6% alegam que voltariam a fazer negócio.

No Google Play, seu app também é elogiado pelos usuários, onde muitos afirmam que é fácil de utilizar, recebendo uma nota de 4,7 em 5 entre as avaliações.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*