O que é buy and hold? Saiba mais sobre o método de investimento

Será que o buy and hold vale a pena? Confira nesse post

Por: Ariane Terrinha em 07/05/2021
Buy and hold

Para entender e aprimorar as técnicas do mundo dos investimentos, é fundamental “falar a língua” dos investidores.

Você já viu aqui na Plusdin o significado de termos como stop loss, home broker, stop gain, entre outros. Agora chegou o momento de entender o que é buy and hold e para que serve. 

O termo buy and hold (comprar e segurar, no português) nada mais é do que um método de investimento focado para quem pensa a longo prazo. A técnica consiste em comprar papéis que ficarão na carteira sem um tempo pré-definido.

A premissa do buy and hold é atrair compradores de ações que não estão interessados em vender suas ações no curto e médio prazo.

O principal objetivo desta estratégia é fazer o dinheiro render por meio da valorização de cotações. 

Nesse post você vai descobrir:

  • Como o buy and hold funciona
  • Quais são as vantagens e desvantagens do buy and hold?
  • O segredo do buy and hold

Como o buy and hold funciona

Ao contrário do formato tradicional de compra e venda de ações, onde se analisa as melhores oportunidades de forma instantânea, o buy and hold mira o lucro no estudo de mercado a longo prazo.

Quem opta por seguir esse tipo de estratégia deve ter em mente que não deve vender os investimentos pensando em instabilidades que possam surgir, de modo que é preciso ter paciência mesmo que o mercado indique uma possível desvalorização do papel escolhido. 

Outro ponto fundamental para analisar se o método buy and hold vale a pena para o seu conjunto de ações é entender o que significa gestão ativa e gestão passiva, pois elas podem te ajudar a definir o seu perfil investidor

Gestão passiva

É pautada pela segurança e tem uma lógica que não é sustentada na ideia de aposta. Trata-se de um método focado em investir partindo da ideia de manter o desempenho do papel. Em suma, é uma estratégia de baixo risco. 

Gestão ativa

Por sua vez, parte da ideia de se investir em maiores volumes com o objetivo de tentar obter maior retorno no futuro. Neste tipo de estratégia, é aconselhável consultar profissionais especializados para te ajudar nas simulações e análises, uma vez que os riscos acabam sendo maiores. 

Quais são as vantagens e desvantagens ?

Optar por esta estratégia exige paciência, mas pode render bons resultados no longo prazo. Confira abaixo suas principais vantagens:

  • Você pode colher ótimos retornos em papéis que você comprou em um momento de desvalorização
  • Seus investimentos não serão afetados caso ocorra alguma crise de imagem da empresa que você comprou ações
  • Você vai comprar e vender ações pouquíssimas vezes, o que trará custos bem menores com corretagem, taxas e outros impostos
  • Os juros compostos também são um atrativo interessante para quem pensa em adotar o buy and hold, sobretudo se você considerar reinvestir os proventos que receber.
  • Os ganhos neste tipo de investimento vêm por meio da valorização de cotas adquiridas e também pela distribuição de dividendos ao longo dos períodos
  • O buy and hold gera menos ansiedade do que os demais processos de compra e venda de ações

Veja suas principais desvantagens

  • O mundo dos investimentos possui uma dinâmica rápida, de modo que quem investe geralmente tem um senso de urgência. Contudo, o buy and hold vai na contramão desta dinâmica.
  • As vezes uma marca pode se mostrar como boa opção de investimento naquele momento, porém, não é possível assegurar se no longo prazo essa tendência de otimismo vai se sustentar.

Paciência: o segredo do buy and hold

Historicamente, ser um “buy and holder” traz bons resultados, mas isso exige cuidado na análise profunda de riscos, algo que deve ser constante em papéis de renda variável. 

Deste modo, a recomendação é que você faça uma avaliação cuidadosa – se possível com a ajuda de um profissional da área -, sobre a empresa que pretende investir. Avalie os indicadores, realize comparações com outras empresas do mesmo segmento e crie as metas no longo prazo. 

O mais importante é tentar sempre diversificar os ativos, de modo que nunca é recomendável apostar todo o seu dinheiro em poucas empresas. Busque sempre ter mais opções em seu portfólio e, caso ocorra algum imprevisto em um ativo, as perdas não serão tão significativas. 

De maneira geral, se tornar um adepto do buy and hold é estar ciente que será preciso ter paciência e perseverança para entender possíveis oscilações do mercado.

O principal quando se escolhe por este tipo de estratégia é não se assustar com notícias que possam estar impactando as ações da empresa que você escolheu comprar ações. 

Geralmente este tipo de estratégia é utilizada por quem traça objetivos financeiros mirando o longo prazo, o que inclui o período de aposentadoria. 

Você deve estar se perguntando: “Mas por quanto tempo se deve aderir a esse método?”. Isso vai depender dos objetivos que você tem no momento, mas geralmente o tempo estipulado para este tipo de investimento fica entre 5 e 10 anos. 

E aí, aprendeu tudo sobre buy and hold? Pretende aderir a essa estratégia? Indique este artigo para alguém que precisa saber o que é buy and hold e como funciona. Fique ligado na Plusdin para mais dicas como esta!