Como cancelar cartão de crédito: Aprenda de uma vez por todas!

Tire todas as suas dúvidas sobre o que você precisa fazer para cancelar um cartão de crédito

Por: Ariane Terrinha em 25/04/2021
Uma mão segurando um cartão de crédito enquanto a outra o corta com uma tesoura

Solicitar um cartão é algo cada dia mais simples de se fazer, muito devido à diversidade de oferta que temos, que aumentou a acessibilidade. Porém, muitas vezes temos a necessidade de ir pelo caminho inverso, que é doloroso. Por isso, é necessário saber como cancelar um cartão de crédito.

A praticidade dessa modalidade pode ser uma excelente forma de organizar seus gastos, porém, caso não seja usado com disciplina, também pode ser motivo de descontrole financeiro e resultar em dívidas. Isso sem contar com outros problemas, como ter muitos cartões ou receber um que não foi solicitado.

Para situações como estas é que é preciso saber o caminho para cancelar seu cartão de crédito. Venha conosco que contaremos o melhor caminho para que você resolva seu problema.

O que é e como funciona o cancelamento de um cartão de crédito?

Cancelar um cartão nada mais é do que encerrar o seu uso, fazer com que ele deixe de existir e pare de funcionar. Ou seja, a partir do momento em que você realiza o cancelamento, aqueles números deixam de ter uma função, assim como seu “plástico”.

É importante lembrar que suas dívidas não serão canceladas junto ao cartão. Portanto, se ainda há alguma fatura ou compra parcelada que ainda não foi quitada, você deverá arcar com essa despesa.

Além disso, é uma operação que só pode ser realizada pelo titular e, caso você se arrependa, não há como voltar atrás, você terá que solicitar um novo cartão.

Cancelar ou bloquear um cartão de crédito: qual a diferença?

Existe uma diferença importante. Quando você cancela o cartão, você encerra suas atividades e seu uso. Em alguns casos, por terminar seu relacionamento com o banco, em outros, por não querer mais seus serviços. Caso você se arrependa e queira reativá-lo, isso não será possível e você terá que solicitar um novo.

Já o bloqueio funciona de maneira diferente. O cartão ainda existe, mas está impedido de ser utilizado. Por isso, as faturas continuarão chegando, as taxas, como a anuidade (se houver), continuarão sendo cobradas. O serviço ainda estará ativo. É possível desbloquear e seguir usando o mesmo benefício.

Quais são seus direitos ao cancelar o seu cartão

Cancelar um cartão de crédito é direito do usuário e está previsto no Código de Defesa do Consumidor, portanto, você pode fazer essa escolha a qualquer momento. Não precisa esperar o vencimento da fatura ou pagar a última parcela da anuidade. Ter despesas a vencer também não é empecilho.

Depois que você comunicar o interesse em fazer o cancelamento, o banco deve emitir um comprovante e enviar um documento formal por e-mail ou pelos Correios. Atente-se ao prazo combinado e, se não receber, entre em contato novamente ou vá a uma agência.

A partir do momento em que você solicita o cancelamento e quita suas dívidas pendentes, a operadora não poderá realizar nenhuma cobrança extra. Caso receba algum débito indevido, entre em contato imediatamente com os órgãos de defesa do consumidor.

Quem cancela o cartão: Emissor ou Bandeira?

O responsável por cancelar o cartão é o mesmo responsável por emitir. Ou seja, o banco ou instituição financeira, o emissor.

Quando cancelar o cartão de crédito?

Como dissemos acima, você pode cancelar o cartão no momento em que preferir. Existem, entretanto, algumas situações que podem influenciar na sua vontade ou necessidade de cancelá-lo. Por exemplo:

  • Recebeu um cartão não solicitado;
  • Percebeu que tem mais cartões na carteira do que realmente usa ou precisa;
  • Perdeu o controle das finanças por realizar compras por impulso no crédito.

Essas são apenas algumas razões, e independente dos motivos, lembre-se de que cancelar o cartão é um direito seu.

O que considerar?

Antes de solicitar o cancelamento, alguns pontos devem ser considerados. Verifique se há saldo devedor e parcelas a serem quitadas. Não basta apenas ter pago integralmente a última fatura. Caso haja algum débito, se possível, pague tudo antes de cancelar. Também não se esqueça de verificar as políticas de cancelamento do cartão diretamente com sua operadora e entenda a melhor forma de fazê-lo.

Posso cancelar um cartão se eu ainda tenho parcelas a pagar?

Caso você ainda tenha parcelas pendentes em seu cartão, você ainda pode solicitar seu cancelamento. Mas saiba que a dívida não será cancelada junto a ele, você terá que quitá-la, mais cedo ou mais tarde. Atente-se ao fato de que, nesse caso, é bem possível que a operadora cobre todas as parcelas da compra de uma só vez.

Como cancelar um cartão de crédito?

Cancelar um cartão de crédito pode ser uma tarefa um pouco demorada, pois o banco não quer perder um cliente assim tão fácil. Porém, estando bem informado e tomando os devidos cuidados, você deve conseguir sem problemas.

  • Titular: apenas o titular do cartão poderá realizar o cancelamento junto à operadora.
  • Adicionais: ao cancelar um cartão de crédito, todos os cartões adicionais ou dependentes também serão cancelados, não apenas o titular. Por isso, é bom avisar os demais usuários.

Pela internet

Algumas instituições disponibilizam a opção de realizar o cancelamento de forma simples via Internet Banking. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site do banco ou cartão;
  • Procure os campos indicados para inserir seus dados e entrar na sua conta, normalmente fica na parte superior do site;
  • Clique em serviços > cancelar cartão.

Pelo telefone

Também é possível solicitar o cancelamento por telefone. Veja o passo a passo:

  • Ligue para o serviço de atendimento do seu cartão (o número normalmente consta no verso do mesmo);
  • Escolha a opção correspondente;
  • Fale com o atendente e solicite o cancelamento;
  • Lembre-se de anotar o protocolo, horário da chamada e nome do atendente para o caso de quaisquer problemas.

Pessoalmente

Veja abaixo um passo a passo para solicitar o cancelamento pessoalmente.

  • Vá até sua agência bancária;
  • Leve seus documentos de identificação;
  • Converse com um atendente e solicite o cancelamento.

Quando não é possível cancelar um cartão?

Caso você tenha renegociado uma dívida no cartão, o mesmo não poderá ser cancelado enquanto a renegociação não for quitada. Nesse caso, peça sua suspensão, pague toda a dívida em aberto e, então, solicite o cancelamento.

Principais cuidados para ter após cancelar um cartão

Após o cancelamento do cartão, é preciso ter alguns cuidados para não ter futuros problemas:

  • Anote sempre o número do protocolo;
  • Não aceite novos cartões. O banco pode oferecer ou até mesmo enviar um novo cartão (mesmo não solicitado) para não perder o cliente, mas não aceite;
  • Fiquei atento à confirmação do cancelamento. O banco deve enviar/entregar um documento formalizando a operação.

O que fazer com o cartão após cancelá-lo?

Após cancelar seu cartão, não se esqueça de destruí-lo fisicamente, inclusive o chip. Esse é um cuidado a mais para garantir que ele não poderá ser usado, uma medida para evitar qualquer tipo de fraude. Apesar de o cancelamento impossibilitar sua utilização, garantir sua segurança nunca é demais.