Carta de crédito de consórcio: o que é e como funciona

Saiba tudo sobre a carta de crédito e quais os cuidados que você precisa ter ao comprar uma já contemplada

Por: Ariane Terrinha em 26/07/2021
Carta de crédito de consórcio

O consórcio está entre os principais meios de aquisição de bens e serviços no Brasil, sendo bastante procurado por conta da ausência de juros e por ser menos burocrático que um financiamento. Todavia, são comuns as dúvidas envolvendo a carta de crédito de consórcio.

A carta de crédito nada mais é do que o documento que permite ao consorciado fazer a aquisição do bem ou serviço descrito no contrato. Ela é obtida a partir da contemplação ou da oferta de lances em um consórcio.

Acontece que muitos consorciados desconhecem as principais regras que estão por trás da carta, como o seu prazo de validade e a possibilidade de vendê-la. Por isso, ao longo deste post vamos esclarecer essas e outras dúvidas. Venha conosco e boa leitura!

O que é uma carta de crédito de um consórcio?

Em linhas gerais, a carta de crédito é um documento que é entregue ao participante de um consórcio após a sua contemplação e que permite a compra do bem ou serviço da categoria descrita no contrato.

Regra geral, os consórcios são feitos para a aquisição de bens de maior custo, tais como imóveis e veículos. Todavia, também existem consórcios para a contratação de serviços e até mesmo para a compra de eletrodomésticos e outros bens móveis.

Já em termos simples, podemos entender a carta de crédito de consórcio como uma espécie de “vale-compra”. Mas vale lembrar que ela só permite a aquisição de um bem na categoria para o qual o consórcio foi formado (exemplo: compra de um imóvel ou de um veículo).

O consorciado contemplado também pode optar por não adquirir o bem e receber o valor da carta em dinheiro. No entanto, para fazer isso é necessário aguardar um prazo de 180 dias após a sua contemplação ou é preciso esperar até que o grupo seja finalizado.

Existem outros detalhes importantes sobre a carta de crédito que precisamos destacar e você confere os principais a partir de agora.

Tempo para liberação

A liberação da carta de crédito de consórcio ocorre logo após a contemplação. No entanto, antes que você possa efetuar a compra do bem ou serviço, a administradora do consórcio fará uma análise das garantias exigidas para permitir o uso da carta.

Vale lembrar que a contemplação ocorre mensalmente durante as assembleias ordinárias do grupo. Ela pode acontecer a qualquer tempo durante o prazo do consórcio e depende da sorte. Todavia, é possível antecipar essa contemplação oferecendo um lance.

Qual a sua validade?

O consorciado contemplado não é obrigado a usar a sua carta de crédito logo que a recebe. É ele quem decide a melhor hora de fazer o uso dessa carta.

Contudo, ela deve ser utilizada até a realização da última assembleia do grupo e cabe destacar que a carta é corrigida mensalmente para preservar o seu poder de compra.

O que acontece se eu atrasar as parcelas?

Quando alguém está inadimplente com o consórcio, perde a chance de concorrer nas assembleias de contemplação e, além disso, estará sujeito a pagar multas e juros. Em alguns casos, o inadimplemento também pode levar ao cancelamento da cota.

Já o consorciado que é contemplado e se torna inadimplente pode ter problemas para usar o crédito ou mesmo sofrer o cancelamento de sua contemplação e da cota. Por isso, é importante ler os termos do contrato e evitar, na medida do possível, atrasar as parcelas do consórcio.

Como comprar uma carta de crédito já contemplada? Quais cuidados devo tomar?

Se você é daqueles que não têm paciência de aguardar a contemplação em um consórcio ou está à procura de uma oportunidade, poderá adquirir uma carta de crédito de consórcio contemplada.

No entanto, é preciso ter muita atenção ao procurar por uma carta contemplada, pois há muitas pessoas que se aproveitam da ingenuidade e da necessidade das pessoas para aplicar golpes.

Assim, primeiramente é importante recordar que a compra de uma carta de crédito contemplada envolve a troca da titularidade, o que deve passar pela aprovação da administradora.

Nesse caso, a pessoa que adquire a carta deverá assumir a posição daquele que a vendeu no grupo de consorciados, sendo responsável pelas parcelas restantes e, inclusive, por eventuais pendências.

Cuidados

Na hora de comprar uma carta de crédito contemplada, antes de fechar negócio, procure prestar atenção em alguns detalhes para evitar que você caia em golpes.

Nesse sentido, os principais cuidados que você precisa ter são:

  • Avalie a idoneidade da administradora: verifique se ela é autorizada a operar pelo Banco Central;
  • Confira toda a documentação: isso envolve o regulamento do consórcio, o extrato dos pagamentos e a declaração de contemplação;
  • Observe o valor da carta de crédito: em muitos casos, não vale a pena comprar uma carta de um valor muito abaixo do preço do bem que se deseja adquirir, pois você precisará complementar o restante do dinheiro; e
  • Estude os prós e contras dessa aquisição: lembre-se que você precisará continuar pagando as parcelas do consórcio após a compra da carta e assumirá todas as obrigações previstas no contrato.

Vale a pena comprar uma carta de crédito de consórcio contemplada?

Assim como em toda negociação, a compra de uma carta de crédito de consórcio já contemplada tem os seus pontos positivos e negativos. Por isso, conhecer bem esses prós e contras pode te ajudar a tomar uma decisão mais acertada sobre essa compra.

Entre os pontos positivos, podemos destacar:

  • Possibilidade de ter acesso ao crédito de uma forma mais imediata, sem depender da sorte ou da necessidade de ter o seu lance aceito nas assembleias dos consórcios.
  • Fugir dos altos juros dos financiamentos

Já entre os pontos negativos, podemos destacar:

  • Risco de cair em golpes promovidos por pessoas e empresas que agem de má-fé para roubar o dinheiro das pessoas que buscam por essa facilidade
  • Custo de aquisição da carta contemplada. Isso porque, em alguns casos, a administradora pode cobrar até 30% a mais do valor do crédito descrito na carta para que você possa ter acesso a uma cota já contemplada.

Sendo assim, apesar de o consórcio ser uma excelente maneira de realizar um sonho, é preciso pensar bem antes de fechar um contrato, pois, a depender da situação, outras formas de crédito podem ser mais interessantes.

Ainda tem alguma dúvida sobre a carta de crédito de consórcio? Escreva para a gente aqui nos comentários. Aproveite e compartilhe este post e ajude a espalhar a boa informação.