Cartão de crédito para autônomo: quais as melhores opções e como pedir

O mercado de cartões oferece vários tipos de cartões para quem trabalha por conta; confira as opções

Por: Pamela Gaudio em 01/06/2021
Homem empresário utilizando um cartão de crédito para autônomo on-line ao fazer pedidos via internet móvel, fazendo transações usando o aplicativo do banco móvel

Viver sem um cartão de crédito, ainda mais se é autônomo, é praticamente impossível, certo? Todo mundo tem pelo menos um na carteira e, quem não tem, com certeza já utilizou um cartão emprestado. A ferramenta de pagamento trouxe agilidade e facilidade nas transações diárias, basicamente substituindo o papel moeda. 

Com o cartão de crédito, você não precisa andar com dinheiro na carteira e ainda pode realizar parcelamentos, aliviando um pouco a vida financeira. Claro que com muito cuidado para não acabar se endividando. 

Mas, para ter um cartão de crédito, geralmente você precisa apresentar comprovante de renda, que pode ser o holerite ou a carteira de trabalho. No entanto, para quem é autônomo, a comprovação de renda acontece de outras formas. Se você trabalha por conta própria, existem cartões de crédito que são voltados exclusivamente para você. Saiba quais são as opções e como conseguir o seu. 

Como comprovar renda sendo autônomo?

Trabalhar por conta pode trazer muitos benefícios, como flexibilidade e ser o seu próprio patrão. Além disso, há ferramentas disponíveis no mercado para ajudar essa classe de trabalhadores. Com isso, você também pode ter um cartão de crédito. 

Claro que, para os autônomos, o processo de comprovar renda pode ser um pouco diferenciado. Se você já possui conta em algum banco ou pretende abrir, existe uma dica que pode te ajudar na comprovação de renda. 

Relacionamento com o banco

Se você quer solicitar um cartão de crédito sendo autônomo no banco que você já possui conta, o processo de comprovação de renda é bem prático. Você precisa criar um relacionamento com o banco, movimentando a sua conta corrente. Por isso, o ideal é que você a use para recebimentos e depósitos e, em seguida, usar os extratos como comprovante de renda. Pelo menos os extratos dos 3 últimos meses já bastam para conseguir o seu cartão de crédito para autônomo. Assim, é só dar entrada no pedido e pronto. Você provavelmente será aprovado. 

Outras dicas para conseguir um cartão de crédito para autônomo

Além dessa dica, existem outras que você precisa seguir, sendo autônomo ou não. Mas, para quem é autônomo, elas ajudam bastante. 

Score alto

Na hora de solicitar um cartão de crédito ou qualquer produto financeiro, como um empréstimo, é preciso estar atento para ter um score alto. Mas o que seria isso? Essa é a sua pontuação de crédito que demonstra se você é ou não um bom pagador. Você pode consultá-la nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, por exemplo. O que ajuda a construir um score alto: ter contas no seu nome, não ter o nome negativado e usar o seu CPF na nota. 

Imposto de Renda

Essa é uma boa dica para quem não é correntista de nenhum banco ainda. O Imposto de Renda, que precisa ser declarado todos os anos, pode ser um bom documento que te ajuda a conquistar o seu cartão de crédito sendo autônomo. 

DECORE

Você já ouviu falar no DECORE? É a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos. O documento é emitido por contadores, justamente para comprovar a renda dos autônomos. 

Opções de cartão de crédito para autônomo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os critérios para conseguir o seu cartão de crédito sendo autônomo, confira quais são as melhores opções disponíveis no mercado:

Nubank

O roxinho mais famoso do Brasil e cobiçado. Conseguir um cartão Nubank pode ser muito fácil se você tem um score alto. A solicitação acontece direto no aplicativo do banco e é preciso ter conta corrente. Mas, a abertura é gratuita. O Nubank não pede comprovante de renda e analisa seu score e movimentação de bom pagador no mercado. Sendo assim, ele acaba sendo uma boa opção para quem é autônomo. 

Banco Inter

O Banco Inter segue a mesma linha do Nubank. Você também precisa abrir uma conta e então é só solicitar o seu cartão de crédito. Além disso, assim como no Nubank, o Inter oferece a opção de abrir uma conta para Pessoa Jurídica, ajudando ainda mais quem é autônomo. Também tem a opção de emitir boletos de forma gratuita. 

C6 Bank

Seguindo a linha das fintechs e bancos digitais, o C6 Bank também oferece cartão de crédito voltado para autônomos e com a mesma linha de critérios do Nubank e do Inter para conseguir o seu. 

Digio

Uma das opções que tem crescido no mercado, o cartão de crédito Digio é conhecido por oferecer altos limites e não cobrar taxa de anuidade. Além disso, o cartão não exige comprovante de renda. 

Next

O Next também é uma excelente opção de cartão de crédito para quem é autônomo. Ele não exige comprovação de renda e ainda pode ser escolhido entre as modalidades Internacional e Platinum. O Internacional é sem anuidade. 

Quais os cuidados que preciso ter ao solicitar um cartão de crédito para autônomo?

Diferente de trabalhadores com carteira assinada, os autônomos podem não possuir uma constância nos rendimentos. Por isso, são considerados com mais risco de endividamento. Por essa razão, você pode encontrar taxas de juros mais altas por conta desse perfil. É importante ter uma forma de comprovação de renda bem sólida, para conseguir boas condições e um limite que atenda suas necessidades. 

Além disso, na hora de solicitar o seu cartão de crédito, você também precisa apresentar os seus documentos pessoais. Depois que ele chegar e você desbloqueá-lo para uso, precisa começar tomar alguns cuidados. 

Criar uma senha forte

Temos um artigo especial com dicas para criar uma senha segura para evitar fraudes no seu cartão de crédito. É só clicar aqui

Inadimplência

Entrar no crédito rotativo e ficar devendo fatura do cartão de crédito pode gerar uma grande dor de cabeça. Desse modo, só faça um cartão se tiver certeza de que conseguirá arcar com as despesas. Aqui, também temos um artigo falando sobre o assunto que pode te ajudar. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*