Cartão de crédito e milhas: o que é, como funciona e como acumular

Um avião de desenho sobrevoando um cartão de crédito
Por: Wallace Graciano em 20/04/2021

Todo mundo ama viajar. E você sabia que não existe parceria melhor que a entre cartão de crédito e milhas para te ajudar a realizar esse objetivo? Isso mesmo! Com elas, suas viagens podem até sair de graça. Duvida? Pois, então, fique conosco.

Neste post, vamos lhe explicar como você pode utilizar seu cartão de crédito para acumular milhas aéreas, além de apontar qual é a melhor forma de fazê-lo.

Então, aperte o cinto e venha conosco, e entre para o maravilhoso mundo das milhas aéreas acumuladas. Vamos juntos!

O que são milhas do cartão de crédito?

As milhas do cartão de crédito nada mais são do que um nome dado pelas companhias aéreas para a pontuação acumulada em programas de fidelidade, envolvendo, ou não, o benefício diretamente.

Esses programas foram criados para fidelizar e estreitar o relacionamento com os clientes, oferecendo a possibilidade de serem trocados por passagens e hospedagens. Entretanto, como fez tanto sucesso, esses benefícios foram estendidos para produtos e, até mesmo, serviços.

Por isso, as companhias aéreas se associaram às bandeiras e instituições financeiras para ampliar seu leque, gerando pontos à medida que o cliente utiliza seu cartão, o que estimula o consumo e a fidelização.

Como funcionam os programas de milhas dos cartões de crédito?

Para vir para o maravilhoso mundo das milhas no cartão de crédito, basta você pesquisar qual é o programa no qual seu cartão de crédito está vinculado e a qual companhia aérea ele é direcionado.

Assim, conforme for utilizando seu cartão, você passa a acumular pontos que serão automaticamente redirecionados para seu programa de relacionamento favorito cadastrado.

Para que serve

Em síntese, esse programa se dá por uma associação entre as partes com objetivo final de fidelizar esse cliente.

Ou seja, ao oferecer um catálogo de benefícios, o cliente se sente interessado em consumir ainda mais com o cartão de crédito para acumular milhas e viajar rumo ao seu destino favorito gratuitamente ou com descontos.

O que posso fazer com as milhas?

A grande vantagem das milhas está na variedade de benefícios. Antes voltadas só para viagens e hospedagens, elas se tornaram, com o tempo, um cardápio de vantagens à disposição dos clientes. Também é possível buscar produtos e até mesmo serviços caso você ache mais vantajoso do que gastar suas milhas em viagens. São esses os mais comuns:

  • passagens aéreas (desconto e gratuidade);
  • diárias de hotéis;
  • eletrodomésticos;
  • eletrônicos;

Quando fazer o resgate?

O ideal é que você faça o resgate de acordo com sua demanda. Pode ser que você consiga uma promoção para uma viagem incrível e prefira gastar seus pontos em um eletroeletrônico, por exemplo.

Por isso, nossa sugestão é sempre buscar o resgate de acordo com sua demanda, observando tudo que seu cartão de crédito pode oferecer.

Prazo de validade

Porém, você sabia que suas milhas expiram? Sim, infelizmente a maioria (pra não dizer quase todos) dos programas de fidelidade têm prazo para resgate de suas milhas. Por isso, fique de olho e não deixe que a validade deles acabe. Abaixo, alguns exemplos:

  • Multiplus (Latam): 2 anos
  • Amigo (Avianca): 2 anos
  • Smiles (Gol): 3 anos
  • TudoAzul (Azul): 1 ano

Banco ou bandeira: quem oferece este benefício?

Os dois. Na maioria dos casos, há uma associação entre bandeiras e bancos. Sendo o banco o promotor, mas estimulando que o cliente busque determinada bandeira (e com mais vantagens em uma variante específica) para conseguir mais benefícios em uma companhia aérea selecionada. Porém, há também benefícios exclusivos de cada uma das partes.

Quais os benefícios de ter milhas no cartão de crédito?

Bom, chegou o momento de falar das vantagens e desvantagens em ter esse tipo de benefício em seu cartão de crédito.

Vantagens

As vantagens estão diretamente atreladas ao maior conforto e benefícios exclusivos que o cliente tem ao se associar a um programa, tendo, de certa forma, retorno do que foi gasto. Eles costumam ser:

  • Descontos ou mesmo gratuidade na aquisição de passagens;
  • Descontos ou mesmo gratuidade na aquisição de hospedagens;
  • Desconto ou gratuidade em produtos e serviços;
  • Lounge Key (em alguns casos);
  • Sala VIP (em alguns casos);
  • Concierge (em alguns casos);
  • Retorno de parte do que gastou;
  • Promoções exclusivas.

Desvantagens

Porém, a maior desvantagem está em estar atrelado a um programa ou companhia específico, o que limita suas ações. Outra desvantagem está no valor desses produtos e serviços, que costuma ser mais encarecido, no final das contas.

Como ganhar milhas usando cartão de crédito?

O primeiro passo para acumular mais milhas em seu cartão é estudá-lo. Isso mesmo. Você precisa entender quantos pontos acumula por aquisição e a partir desse momento comprar o que pode e precisa através da rede que ele oferece.

Ou seja, se você precisa de uma TV, ao invés de ir à loja X, procure a Y, que é a parceira do seu programa de fidelidade. Normalmente ela irá oferecer mais pontos do que o habitual, o que facilitará seu acúmulo.

Além disso, use-o de acordo com suas necessidades cotidianas. Ou seja, se precisa ir à padaria ou lanchonete, compre o pão ou o salgado no cartão de crédito (desde que não exceda seu orçamento). Assim, acumulará mais pontos.

Como saber se tem milhas no cartão de crédito?

Para saber se seu cartão dispõe de um programa de fidelidade, entre em contato com a administradora do cartão ou com seu banco, analisando o contrato ou informações que eles disponibilizam. Vale lembrar que não são todos os cartões que disponibilizam esse benefício.

Quantos pontos ou milhas acumulo por gasto?

O bom de pesquisar essas informações é que você passa a saber quantos pontos acumula por gasto (que normalmente são convertidos em dólar). Como esse dado varia, é bom entender a mecânica do seu cartão de crédito.

Como utilizar as milhas acumuladas?

Porém, se suas milhas estão prestes a expirar e nada lhe interessa naquele momento, você pode até mesmo negociá-las em sites de empresas que normalmente fazem o serviço, como a Max Milhas e a 123 milhas. Neles, você colocará o valor de milhas disponíveis e fará a cotação de qual é o valor pago naquele dia, já que esse índice é variável.

Como transferir os pontos do cartão?

Se suas milhas estiverem vencendo em determinado programa, você pode transferir para uma pessoa amiga ou até mesmo entre programas. Normalmente seu programa de fidelidade já possui uma área específica para tal, bastando acessá-la e informar os dados do destinatário.

Como transformar pontos em milhas?

Se você possui um programa de cartão de crédito que acumula pontos, mas não acumula milhas, acalme-se! É possível transformá-los. Basta selecionar a área específica do seu programa, ir na opção de transferência, na qual você escolhe o programa de milhagem específico, e consegue fazer a transação entre ambos.

Como trocar milhas

Um grande benefício atualmente no mercado é a troca entre programas. Existem empresas que oferecem bônus de trocas, que podem chegar a 20%. Por exemplo, se você transferir dez mil pontos para o novo programa e o bônus estiver ativo, seu saldo ficará em 12 mil pontos. Ou seja, sempre busque informações para saber o momento certo de transferir.

  • Como: basta acessar a área específica do seu programa de fidelidade, informar os dados do usuário titular dos pontos e do destinatário.
  • Onde: Programas de fidelidade como o Livelo, o Rewards (do Nubank) e o Dotz já possuem essa função atrelada. Bancos como o Brasil, Bradesco e Itaú, onde o usuário não tem um programa de fidelidade específico, também disponibilizam essa função de troca.

Como vender milhas

Dinheiro apertou ou os pontos estão expirando? Calma, você pode vendê-los para empresas. Abaixo, lhe explicaremos melhor essa mecânica.

  • Como: para vendê-los, basta entrar nesse tipo de empresa, observar a cotação do dia e entrar no menu destinado para vendas. Assim, bastará informar qual seu programa de milhas e quantas deseja comercializar. Você receberá o valor através de depósito em conta bancária.
  • Onde: sites como o 123 Milhas e o Max Milhas disponibilizam essa função para seus clientes.

Como comprar milhas

O inverso também se aplica! Se você quiser comprar milhas, pode fazê-lo diretamente com essas empresas ou mesmo com um amigo, que irá lhe transferir suas milhas (há alguns programas que possibilitam essa transação).

  • Como: basta acessar o canal da empresa que deseja fazer a transação e informar quantas milhas deseja adquirir, pagando com cartão de crédito ou transferência bancária. No caso de pessoa física, é preciso ver se seu programa de milhagens possibilita essa negociação. Se estiver disponível, basta negociar o valor que pagará pela quantidade de milhas com o dono delas.
  • Onde: além de pessoas físicas (caso seu programa permita), sites como o 123 Milhas e o Max Milhas disponibilizam essa função para seus clientes.

Quais cartões de crédito acumulam milhas?

Porém, vale lembrar que o número de pontos acumulados varia de acordo com o seu cartão de crédito. Geralmente, conta-se a partir de um ponto para cada dólar gasto. Entretanto, esse número pode crescer, de acordo com sua variante de cartão de crédito.

As bandeiras, em geral, quase sempre oferecem as variantes gold, platinum e black. A última, via de regra, multiplica cada compra por 2,5, no mínimo. Alguns, como o cartão de crédito black da Credicard, oferecem cinco pontos para cada dólar gasto.

Melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas

Como visto acima, os melhores cartões de crédito para se acumular milhas são os da variante black (ou equivalente, como a Carbon, do C6) e atrelados às empresas aéreas, apesar de ter maior taxa de anuidade vinculada.

Para saber qual é o melhor para você é só utilizar o recomendador Plusdin. Com uma tecnologia de ponta, ele irá mostrar qual é o melhor cartão de crédito para você acumular milhas.

Como ter um cartão de crédito com milhas?

Agora que você já sabe tudo sobre esse benefício, você deve estar interessado em ter um cartão com milhas, certo?! Então, primeiramente, veja se suas condições financeiras atuais são compatíveis com um cartão desse estilo.

Posteriormente, basta acessar nosso comparador de cartões e observar quais são os melhores do mercado para você acumular milhas e quais são as exigências de renda mínima (alguns, por exemplo, exigem renda mínima de R$ 12 mil ou mais).

A partir desse momento, basta entrar em contato com a instituição financeira, solicitar esse cartão específico e passar a usá-lo para acumular cada vez mais pontos..

Conclusão

Viu que não é difícil acumular milhas para viajar? Pois bem, então escolha o melhor cartão de crédito e passe a utilizá-lo (com prudência) para acumular pontos, que converterão em milhas no seu programa de fidelidade.

A partir desse momento, fique atento sempre às promoções e compre sempre em lojas parceiras.

Ah, não se esqueça que suas milhas podem expirar.

Siga nossas dicas e boa viagem!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*