O que fazer quando o meu cartão de crédito for roubado ou tiver compra indevida?

Por: Pamela Gaudio em 20/05/2021
Ladrão usando um chapéu preto, seguram o telefone e um cartão inteligente em cinza que foi roubado

Realizar compras com cartão de crédito é algo rotineiro na vida das pessoas. Ele se tornou uma das principais ferramentas de pagamento das pessoas, justamente pela praticidade e agilidade que promove. Mas, com o cartão de crédito também vem os cuidados que precisamos ter com ele. Desse modo, infelizmente ainda é comum ter o cartão roubado ou sofrer tentativa de golpe.

Se você chegou até esse artigo, provavelmente já passou por essa situação ou está passando agora. Ter o cartão de crédito roubado ou identificar uma compra indevida na sua fatura, ainda é muito comum. No entanto, nem todas as pessoas sabem como proceder caso isso aconteça com elas.

Para saber mais sobre golpes no cartão de crédito e como identificá-los, separamos um artigo especial sobre o tema. Sendo assim, continue lendo que nós vamos te ajudar se você é vítima de algum desses dois casos.

Cartão de crédito roubado: o que fazer?

De repente você está lá, tranquilamente caminhando ou dirigindo e, do nada, se torna vítima de um assalto. Levam sua carteira com todos os seus documentos e também o seu cartão de crédito. Infelizmente, você terá que tomar providências, já que o uso do seu cartão de crédito também é possível, mesmo sem senha, para a realização de compras online. 

Quando isso acontecer com você, é necessário abrir um boletim de ocorrência para registrar o fato e ligar imediatamente para a administradora do cartão. O procedimento será o de cancelamento do seu cartão e, em seguida, a solicitação de um novo, caso queira. 

Essa ação tem que ser muito rápida, pois assim, você evita que compras indevidas sejam feitas no seu cartão de crédito. Você pode, inclusive, bloquear o seu cartão de crédito roubado antes de ir até à polícia. 

Compras indevidas: como proceder?

Você finalmente recebeu a fatura do seu cartão de crédito em casa e, de repente, toma um susto com o valor que veio na fatura. Você identifica compras que não foram realizadas por você e, com isso, você não tem como pagar o valor. Mas, você não é obrigado. A segurança do seu cartão de crédito não depende apenas de você. 

O que fazer nesse caso? É necessário entrar em contato com a administradora do cartão, informando as compras indevidas que foram realizadas. A administradora fará uma investigação e se a fraude for comprovada, o valor é estornado. 

Mas isso apenas não é o bastante. Além do boletim de ocorrência por conta do golpe, você pode ter que bloquear o cartão e solicitar um novo, mesmo que o cartão de crédito não tenha sido roubado, por questões de segurança.

Como evitar compras indevidas?

Existem formas de aumentar a segurança do seu cartão, justamente para impedir a ação de golpistas ou quando o cartão de crédito é roubado. Uma delas é sobre compras de alto valor. Ainda é muito comum que a administradora do cartão ligue para o cliente, para confirmar uma compra que ele está tentando fazer. Muitas vezes, acontece de você usar o seu cartão de crédito e ele não ser autorizado. Porém, ele possui limite. 

Essa é uma forma de garantir a sua segurança e evitar compras indevidas. Assim, você pode conversar com a administradora do cartão para que esse procedimento seja feito, sempre que o valor da compra ultrapassar um determinado valor. 

Outra forma de evitar compras indevidas é não ativar a opção de aproximação. A nova tecnologia, apesar de trazer agilidade, também pode ser motivo para golpistas agirem, apenas aproximando uma maquininha com valor perto de você, sem que o cartão de crédito tenha sido roubado. 

É claro que muitos cartões exigem senha acima de um determinado valor. Mas, ainda assim, é bom evitar que isso aconteça até com valores baixos. A opção de digitar a senha ainda pode ser a melhor solução. 

Golpes que podem roubar seus dados do cartão de crédito

Com um mundo cada vez mais digital, os golpistas diversificaram nas formas que eles podem roubar os seus dados. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de inserir seus dados de cartão de crédito em algum site. 

Troca de cartão

Esse golpe acontece em compras físicas, onde o golpista fica atento à senha digitada e depois te entrega um cartão semelhante. Para evitar essa ação, insira você mesmo o cartão na máquina, digite a senha e retire. Assim, você evita esse golpe. 

Clonagem

Uma forma ainda utilizada para roubar dados de cartão de crédito. Geralmente acontece nos caixas eletrônicos, onde instalam um equipamento que roubam seus dados. 

Confirmação de dados

Essa também é clássica. Os golpistas se passam por funcionários da administradora do cartão e tentam confirmar alguns dados, como a própria senha do cartão. Nunca informe a senha do seu cartão por telefone para alguém, pois geralmente isso é tentativa de golpe.

Cartão de crédito digital: como ele pode ser um aliado contra compras indevidas

Você já ouviu falar no cartão de crédito virtual? É uma das inovações que trazem ainda mais segurança para suas compras online. Logo, também é uma forma de evitar que compras indevidas sejam realizadas no seu cartão de crédito. 

Você pode habilitar a função do cartão de crédito virtual diretamente no aplicativo do banco. Mas como ele realmente funciona? É muito simples.

O seu cartão físico possui informações como seu nome, número, data de validade e código de segurança. Com essas informações, é possível realizar uma compra online, mesmo sem senha.

O cartão virtual também conta com esses dados, mas eles são diferentes no cartão físico. Logo, você pode utilizar o cartão virtual para transações online e bloquear o cartão físico para esse tipo de compra. Assim, se roubarem o seu cartão físico e tentarem realizar alguma compra online com ele, ela será cancelada.

Os dados do seu cartão virtual permanecem no app, por isso, tenha sempre a autenticação em dois fatores para acessar o app e mantenha o seu celular com senha.