Cartão de crédito virtual: o que é, como funciona e como usá-lo com segurança

Por: Wallace Graciano em 17/04/2021
Uma mão segurando o celular e vário cifrões voando. Ao lado um desenho de uma mão com celular e o Cartão de crédito virtual

Com a popularização das compras no ambiente online, o cartão de crédito virtual vem ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores, que muitas vezes se sentem inseguros ao inserir suas informações de pagamento em sites.

A ascensão dessa maneira de comprar, também deu espaço para as clonagens e outros golpes, que assustam e deixam os compradores receosos ao usar seus cartões na Internet. Por isso, essa modalidade vem para trazer mais tranquilidade e segurança.

No texto a seguir, você vai saber o que é, como funciona e como usar seu cartão virtual para fazer suas compras sem se preocupar.

O que é cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito virtual é uma espécie de extensão temporária do seu cartão de crédito físico, que funciona apenas no ambiente virtual. Ele tem número, validade e código de segurança diferentes do modelo de plástico, mas seu limite, benefícios e fatura são os mesmos.

Essa variante, como o próprio nome já diz, é voltada para o ambiente online, e seus dados podem ser apagados pelo usuário logo após a compra, dificultando a aplicação de golpes, como a clonagem.

Como funciona o cartão de crédito virtual?

Antes de qualquer coisa, é preciso averiguar se seu banco dispõe dessa função. Depois, é só entrar no site ou aplicativo do banco e solicitar a geração do cartão virtual. Ele virá com número, validade e código de segurança diferentes do seu cartão físico, e você utilizará normalmente ao realizar sua compra.

Cada cartão virtual possui um período de validade antes de ser apagado, o que varia de acordo com a instituição financeira. O Itaú, por exemplo, determina que uma versão deve ser usada em até 48h antes de ser apagada, já o Santander não informa o tempo limite, mas altera o código de segurança frequentemente.

Existe também a opção de o cliente apagar seu cartão imediatamente após o uso, o que em nada afetará a compra já realizada.

Como gerar um cartão virtual?

A primeira coisa a se fazer é verificar se seu banco oferece essa modalidade de cartão. Caso ofereça, você deve ser titular de um cartão físico da mesma instituição para, então, gerar o virtual.

Pelo aplicativo

Na maioria das instituições, o caminho básico para gerar esse tipo de cartão consiste em acessar o aplicativo, solicitar a criação do cartão virtual, escolher o cartão físico ao qual ele será vinculado (caso o usuário tenha mais de um), usar a senha já cadastrada para concluir a operação e receber os dados temporários que serão gerados.

Não é necessário fazer o desbloqueio. Ou seja, depois de gerado, é só utilizar tais dados normalmente para realizar suas compras.

Como usar o cartão de crédito virtual?

Usar esse tipo de cartão é uma tarefa bem simples. Após conferir se o seu banco oferece a modalidade, acesse seu aplicativo e gere um cartão virtual. Depois, basta inserir os dados gerados no site e realizar sua compra normalmente.

É uma ótima opção para comprar em um site que você não tem certeza se pode confiar. E a melhor parte é que você pode solicitá-lo nas diversas vezes que achar necessário (consulte o limite de cartões virtuais por período com seu banco).

É possível comprar com cartão virtual em uma loja física?

De modo geral, não é possível comprar com cartão virtual em lojas físicas, pois essa modalidade foi desenvolvida apenas para o ambiente online. Porém, conseguimos encontrar uma exceção: o cartão virtual do Caixa Tem.

Esse cartão, para facilitar a vida de quem recebe o auxílio emergencial, fez uma parceria com algumas maquininhas para que seja possível realizar compras através do QR Code disponível em seu aplicativo.

Como fazer uma compra usando um cartão virtual?

Comprar com seu cartão de crédito virtual é uma tarefa muito simples que trará muito mais segurança às suas transações. Veja abaixo:

Na internet

Pela internet, basta gerar o cartão no aplicativo de seu banco, copiar os dados e colar nos campos indicados no site onde você pretende realizar sua compra. Depois, é só finalizar a transação normalmente, como se estivesse usando seu cartão físico.

Presencialmente

Como dito acima, o cartão virtual da Caixa Tem oferece a possibilidade de compras em lojas físicas, mas apenas com algumas maquininhas parceiras. Para utilizá-lo dessa maneira, o usuário deve abrir seu aplicativo Caixa Tem e selecionar a opção “Pagar na maquininha”.

Automaticamente, a câmera se abrirá e você deve apontá-la para o QR Code que aparecerá na maquininha do vendedor para fazer a leitura. Então, basta conferir os valores e confirmar a transação na tela. Por fim, a maquininha irá imprimir um comprovante de sua compra, que também ficará disponível para consulta no aplicativo.

Quais bancos oferecem cartão virtual no Brasil?

Atualmente, os bancos que oferecem o serviço de cartão virtual no Brasil são:

  • Nubank
  • Santander
  • Itaú
  • Caixa
  • Bradesco
  • Banco do Brasil
  • Banco Original
  • BMG
  • Banco Inter

Qual é o melhor cartão de crédito virtual?

É difícil eleger um cartão virtual como o melhor, já que a funcionalidade de todos eles é bastante parecida. Nesse caso, o melhor é se informar com o seu banco sobre os benefícios de um cartão comum antes de começar a usar.

Tipos de cartões virtuais

Existem, atualmente, três tipos de cartões virtuais: de crédito, débito e pré-pago. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada um:

Crédito

Para usufruir de um cartão de crédito virtual, é preciso ter um cartão físico na mesma instituição, ao qual ele será vinculado. Então, basta solicitar conforme explicado no tópico acima e utilizá-lo para compras online da mesma maneira que um cartão comum.

Débito

Existem apenas 3 instituições que disponibilizam cartões de débito virtuais no Brasil. São elas: Nubank, Banco Inter e Caixa. Ele funciona da mesma maneira que o cartão de crédito, basta selecionar a função débito no site em que se pretende realizar a compra, inserir seus dados nos campos determinados e pronto! Vale lembrar que nem todos os sites aceitam a função débito.

Pré-pago

O cartão virtual pré-pago é um pouco diferente dos outros que descrevemos acima. Nesta modalidade, não é preciso ter um cartão físico para usar um cartão virtual, é preciso ter apenas uma conta em um banco que ofereça tal serviço.

Para usá-lo, você deve solicitar sua emissão online e adicionar o valor que pretende gastar. Dessa forma, é possível controlar totalmente os seus gastos, já que é você quem determina o limite do seu cartão e o quanto irá usar. Com ele é possível pagar serviços de streaming, delivery, transporte, dentre outros.

As compras realizadas nesse tipo de cartão são independentes de outros cartões e são descontadas no saldo adicionado a ele, dispensando faturas. Além disso, você pode recarregá-lo quando quiser. A desvantagem é que nessa modalidade não será possível parcelar suas compras.

Quais as vantagens de usar um cartão virtual?

A grande vantagem de se usar um cartão virtual está na segurança que ele oferece, já que seus dados são criados no momento da compra e podem ser excluídos de acordo com o desejo do cliente ou no tempo estipulado pela instituição financeira, gerando uma maior defesa contra golpes e fraudes.

Outra vantagem é que, no caso de perda ou roubo do cartão físico, você poderá bloqueá-lo e, simultaneamente, usar o virtual para suas compras e pagamentos.

Desvantagens

A desvantagem dos cartões virtuais é que, com as raras exceções já citadas, seu uso é restrito aos meios digitais, ou seja, podem ser usados exclusivamente para compras de produtos ou serviços na internet.

É seguro usar um cartão de crédito virtual?

Sim, é seguro. Até porque, além da praticidade, a função principal desses cartões está diretamente ligada à segurança. Eles podem ser cancelados e reemitidos em poucos cliques, tornando possível que se use um cartão diferente a cada compra, dificultando a coleta de seus dados.

Como evitar golpes

O cartão virtual ajuda que o usuário se proteja de golpes, mas, mesmo assim, é preciso ter atenção. Para aumentar ainda mais sua segurança, sempre apague o cartão virtual após uma compra. Assim, será impossível que ele seja reutilizado.

Uma outra dica é evitar permitir que sites mantenham seus dados pessoais e financeiros salvos, além de ter sempre um antivírus ativo em seu computador ou smartphone ao realizar suas compras online.

Como solicitar um cartão de crédito virtual?

Para solicitar essa modalidade, primeiro escolha se ele será um cartão de crédito, débito ou pré-pago. Se for a primeira opção, é necessário já possuir um cartão físico na instituição financeira e, em seguida, fazer a solicitação via aplicativo ou internet banking, conforme ensinamos anteriormente.

No caso do pré-pago, é preciso apenas ter uma conta em um banco que ofereça a modalidade e também solicitar através do aplicativo ou internet banking.

Exigências

As exigências para se ter essa modalidade podem variar, pois ele estará vinculado a diferentes tipos de cartões de crédito. Portanto, é necessário averiguar direto com o banco.

Basicamente, você deve ter mais de 18 anos e atender à renda mínima exigida para solicitar determinado cartão físico. Depois, é só acessar o aplicativo do banco e gerar um virtual vinculado a ele.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os cartões virtuais e suas funcionalidades, é só entrar em contato com o seu banco e verificar se o serviço está disponível. Seus dados ficarão mais seguros e você ficará mais tranquilo para realizar suas compras.

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*