Como funciona e quais são os melhores cartões de crédito pré-pago virtuais?

Por: Pamela Gaudio em 08/06/2021
uma mulher fazendo compras pela internet através do celular com um cartão de crédito pré pago virtual

Os cartões são presentes na vida de muitas pessoas. Seja o cartão de crédito ou de débito, praticamente todo mundo faz uso deles em algum momento do dia. Os cartões podem ser usados para comprar fisicamente ou online. Os cartões também podem conceder diversos benefícios e serviços exclusivos para os clientes. 

Até hoje, as pessoas conheciam o cartão de crédito e débito. Mas a evolução nos serviços financeiros são inevitáveis e hoje você também pode contar com um cartão pré-pago virtual. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como um cartão pré-pago funciona. 

O tema começou a se popularizar recentemente e muitas pessoas demonstram interesse nesse tipo de cartão. Se você chegou até esse artigo, com certeza é uma dessas pessoas. Saiba como funciona um cartão pré-pago. 

Como funciona o cartão pré-pago virtual? 

O cartão pré-pago virtual é categorizado como cartão de crédito mas, na verdade, funciona como um cartão de débito. Isso porque para usá-lo, você precisa carregá-lo com dinheiro antes. Mas então, quais são os diferenciais de um cartão pré-pago? 

Se você não quer ter vínculo com alguma instituição financeira, como por exemplo abrindo uma conta corrente para ter um cartão de débito, o cartão pré-pago virtual pode ser uma alternativa.

Além disso, você abre mão de um cartão físico, usando-o apenas para compras online. Com o cartão virtual, você praticamente consegue fazer compras internacionais em qualquer moeda, sem sofrer alterações de câmbio, como no cartão de crédito convencional. 

Para quem é indicado?

Conseguir um cartão de crédito pode não ser uma tarefa muito fácil, dependendo de como estão seus hábitos financeiros. Para conseguir um cartão de crédito, existe toda uma burocracia, você precisa passar por uma avaliação, muitas vezes tem que comprovar renda e ainda não pode ter nenhuma restrição no nome.

Sabemos que muitas pessoas possuem alguma dificuldade em relação aos critérios mencionados acima e, por isso, elas não conseguem ter um cartão de crédito comum. Logo, o cartão de crédito pré-pago virtual é voltado para pessoas que não podem comprovar renda, ou estão negativadas. 

Mas a realidade é que qualquer pessoa pode ter um cartão de crédito pré-pago virtual, se preferir. As pessoas que também querem evitar burocracia e pagamentos de taxas desnecessários, como anuidade ou serviços de conta corrente, pode optar por esse tipo de cartão, já que ele é super fácil de conseguir. 

Quais são as vantagens e desvantagens?

Ter um cartão de crédito pré-pago virtual pode trazer muitos benefícios, mas algumas pessoas podem considerar características do pré-pago uma desvantagem. 

A primeira vantagem é que o cartão de crédito pré-pago é livre de burocracias. Você não precisa ter conta em banco nem cumprir uma série de requisitos para conseguir o seu. Além disso, o valor que você vai gastar nesse cartão depende totalmente dos créditos que você inserir. Logo, não tem nem como você estourar o limite do cartão. 

Além disso, você possui mais flexibilidade para fazer compras online em sites do Brasil e exterior, sem ser surpreendido pela conversão da moeda. Além disso, não há a necessidade de aguardar a fatura chegar na sua casa. O débito é feito na mesma hora. 

Porém, outras pessoas podem encontrar desvantagens no cartão de crédito pré-pago virtual, como por exemplo, a falta de opção de parcelamento. Com esse tipo de cartão, você só pode realizar suas compras à vista, já que o cartão funciona como se fosse de débito. Se você pretende ter um desse, saiba que não é possível realizar parcelamentos. 

Por fim, o cartão de crédito pré-pago é um cartão que não precisa de aprovação nem análise de crédito. Logo, fica mais fácil conseguir um. 

Cartões de crédito pré-pago virtuais

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito pré-pago virtual, também precisa conhecer quais são algumas das melhores opções existentes no mercado.

PayPal

O PayPal é um dos maiores serviços de pagamentos do mundo. Com ele, as pessoas realizam pagamentos e recebimentos em sua carteira virtual. Mas é claro que os serviços se ampliaram e hoje, o serviço também oferece cartão de crédito pré-pago virtual. Com ele, você não paga anuidade, nem precisa de um cartão internacional para realizar compras. Você também já fica sabendo na hora qual vai ser o valor que você pagará, mesmo que compre em dólar. 

Superdigital

Outro serviço que tem se destacado entre os cartões de crédito pré-pago virtual é o Superdigital. O cartão da Super conta com bandeira Mastercard. 

Mastercard

Além de ser uma das bandeiras mais aceitas no mundo todo, a Mastercard também emite o seu próprio cartão pré-pago digital. O mote do cartão da Mastercard é que ele é bem mais seguro do que andar com dinheiro por aí. E se parar para pensar bem, é realmente assim que funciona. Além disso, o cartão pré-pago virtual da Mastercard é aceito no mundo todo. 

Como conseguir um cartão pré-pago virtual? 

Se você tem interesse em ter um cartão de crédito pré-pago virtual, mas não sabe como pedir, é muito simples. Você pode acessar os sites das plataformas indicadas acima e solicitar o seu cartão. O preenchimento do cadastro é rápido e não depende de aprovação. Aliás, essa é uma das principais vantagens desse tipo de cartão. 

Depois disso, é só recarregar com os créditos e ele está pronto para uso. 

Vale a pena ter um cartão de crédito pré-pago virtual? 

Se você é uma pessoa que realiza muitas compras pela internet, principalmente em dólar, o cartão pré-pago virtual pode ser uma excelente opção. Além disso, você evita usar dinheiro em espécie. Outro benefício é que você não precisa lidar com aprovação de cartão de crédito, muito menos com outras taxas, como anuidade. O cartão de crédito pré-pago é uma facilidade para quem não quer lidar com bancos e nem outros tipos de burocracias.