Carteira digital: o que é, como funciona e quais são os principais aplicativos?

Por: Ariane Terrinha em 09/02/2021
Carteira digital: o que é, como funciona e quais são os principais aplicativos?

Dos nichos em que o avanço tecnológico trouxe, certamente um dos mais impactantes é o de carteira digital, que vem conquistando cada vez mais usuários em virtude de seu avanço e facilidades que traz ao meio.

Basicamente, ela traz soluções práticas para seu dia a dia, evitando que você ande com o dinheiro em espécie na sua carteira ou bolsa, além de tornar mais ágil o pagamento. Porém, os serviços vão bem além da transferência de crédito de você para uma loja ou amigo.

Por isso, elaboramos um guia para você entender melhor esse mercado e perceber o quando esse meio poderá tornar sua vida mais útil. Vem conosco!

O que é carteira digital?

As carteiras digitais são aplicativos e tecnologias desenvolvidas para que o usuário use seu dispositivo móvel (ou às vezes um site) para realizar o pagamento de suas necessidades, sem precisar recorrer aos cartões de crédito ou dinheiro em espécie.

Ou seja, esse mecanismo torna-se um grande aliado para você não precisar carregar mais milhares de cartões ou precisar ir ao caixa eletrônico sacar determinada quantidade em espécie.

Como funciona a carteira digital?

Para explicar de uma forma bem direta e simples, perceba que a carteira digital, basicamente, transforma seu dinheiro físico e o saldo do cartão de crédito em códigos codificados através da plataforma que você resolveu utilizar.

Assim, para efetuar a compra ou transferência, basta informar o valor e aproximar seu aparelho da máquina de cartão de crédito (ou fazer a leitura do QR Code) para ele realizar o pagamento, desde que, claro, você tenha saldo disponível.

Há, também, a possibilidade de deixar um cartão de crédito ou débito associado à sua carteira digital, o que faz com que o valor seja diretamente debitado em sua fatura (desde que tenha limite disponível) ou conta, respectivamente.

Quais são as vantagens?

Como visto, a principal vantagem das carteiras digitais é que elas simplificam o processo de pagamento. Afinal, você não precisa tirar a carteira do seu bolso e informar uma série de dados para efetuar uma compra.

Em tempos de pandemia, por exemplo, isso ficou ainda mais perceptível, uma vez que o cliente não precisa apresentar o cartão ou dinheiro. Além de não precisar digitar a senha na maquininha.

De quebra, por ser totalmente criptografado, o cliente não corre o risco de suas informações serem clonadas.

Carteira digital com cashback: como ganhar dinheiro de volta em suas compras

Porém, você sabia que é possível ter parte do dinheiro gasto de volta. Sim, várias carteiras digitais oferecem a possibilidade de cashback, que retorna diretamente em sua conta e você pode utilizar para pagar outras contas, pessoas ou até mesmo transferir para sua conta.

É exatamente o caso do PicPay, uma das carteiras digitais mais famosas.

O app é uma espécie de uma rede social de pagamentos, em que você vai até o perfil da pessoa ou do comércio desejado e faz o pagamento necessário. Outra bem conhecida é a Ame Digital, que você tem cashback ao comprar em lojas parceiras da carteira digital.

Quais são as principais carteiras digitais

Picpay

PicPay (1) - carteira digital
Talvez a carteira digital mais popular do Brasil, o PicPay ficou conhecida como o “canivete suíço dos meios de pagamentos” através do Gugacast, principalmente. E não é à toa, já que você consegue fazer inúmeras operações com o app, tais como:

  • Fazer pagamento de compras em lojas credenciadas com maquininhas de cartão Cielo e Rede;
  • Pagar amigos;
  • Transferir dinheiro para sua conta pessoal;
  • Pagar boletos utilizando o cartão de crédito
  • Empréstimo
  • Ter o saldo da carteira digital rendendo 100% do CDI com liquidez diária.

PagSeguro

Pagseguro do uol (1) - carteira digital
Carteira digital mais antiga do Brasil, com mais de 25 milhões de usuários cadastrados desde 2007, o PagSeguro estabeleceu-se como um grande intermediário entre clientes e sua loja preferida online. Veja suas vantagens:

  • Substitui a maquininha de cartão
  • Pagamento instantâneo
  • Você pode cadastrar até 2 cartões

Ame Digital

Ame (1)
A Ame Digital foi desenvolvida para você realizar transações em lojas parceiras, que, por sua vez, realiza cashback. Porém, o serviço, tal qual seus concorrentes, permite você enviar e receber dinheiro entre contas Ame.

  • Pague e parcele boletos pelo app
  • Recarga de celular
  • Empréstimo
  • Transferência
  • Cartão pré pago

Conheça mais sobre a Ame aqui.

Bitz, a carteira digital do Bradesco

Bitz do Bradesco (1)
Tal qual as demais carteiras digitais, a Bitz, do Bradesco, não cobra mensalidade nem taxa para o uso dos serviços, como:

  • Transferir dinheiros para usuários da mesma carteira
  • Pagamento de boletos
  • Recarga de celulares
  • Cartão de débito da bandeira Elo
  • Saque em terminais do Banco24Horas

As carteiras digitais valem a pena?

Sim, e muito! Afinal, elas resolvem todas as situações do seu cotidiano financeiro utilizando os dispositivos móveis, seja seu celular ou smartwatch, isso com isenção de taxas.

Além disso, a maioria oferece parte do dinheiro gasto de volta, ou serviços como empréstimo e cartão de crédito, o que te garante taxas mais atrativas, devido ao fato de ter relacionamento com a empresa.