Cartão de crédito com cashback: o que é, como funciona e como aproveitar

Por: Ariane Terrinha em 16/04/2021
cartão de crédito com cashback

Apesar de ser uma modalidade relativamente nova, o cashback já conquistou seu espaço no mercado financeiro. E a prova de que o benefício que devolve parte dos seus gastos de volta veio para ficar tem nome: cartão de crédito com cashback.

Esta opção caiu no gosto e na preferência de público brasileiro, que cada vez ganha mais adeptos pela sua facilidade e pela possibilidade de economia que oferece em suas compras.

Interessante, né? Por isso continue com a gente, neste texto, vamos mostrar o que é, como funciona e como solicitar e aproveitar todas as vantagens de mais essa opção de cartão.

O que é cashback no cartão de crédito?

Cashback é um termo em inglês que significa “dinheiro de volta”, o que, por si só, já diz bastante. Criado em 1998, esse sistema é muito popular no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde são aplicados principalmente em empresas de cartão de crédito.

Atualmente, essa opção também chegou ao Brasil onde alguns cartões de crédito possuem essa função, permitindo que você receba uma parte do valor dos seus gastos de volta ao longo do mês.

O percentual do valor que você recebe de volta e como o dinheiro retorna para você, dependem do banco, do cartão e da modalidade escolhida. Mas, em geral, o cashback é uma forma interessante de se obter descontos nas compras com cartão.

Cartão de crédito com cashback: como funciona?

Essa modalidade nada mais é do que um cartão de crédito comum, com o qual você faz suas compras normalmente. A diferença é que, ao longo do mês, você recebe de volta uma porcentagem do valor gasto.

Esse valor pode variar de acordo com a instituição emissora do cartão, com a modalidade do cartão ou, até mesmo, com a loja onde a compra foi realizada. Mas, o fato é que ao fim do mês você receberá a porcentagem de volta como crédito na sua fatura ou na conta corrente vinculada ao cartão.

Benefícios

Por existirem diversos tipos de cartões com cashback, os benefícios oferecidos também são variados. Podem ser desde cartões comuns, que oferecem os benefícios mais básicos, até cartões black, que oferecem os benefícios mais completos, como acesso a salas VIP, concierge, e muito mais.

Vantagens

Como vantagens, podemos dizer que o cashback é um mecanismo muito simples de entender e que não tem pegadinhas. Independente do cartão e modalidade escolhidos, o certo é que você receberá de volta uma parte do valor gasto.

Outra vantagem é que o cashback é bastante acessível, pois não é necessário gastar muito para receber sua recompensa. Um pequeno valor já possibilita seu resgate.

Desvantagens

É certo que alguns cartões com cashback não cobram anuidade, mas, em sua maioria, podem cobrar um alto valor por essa taxa, o que pode não ser tão ruim perante as recompensas oferecidas. Portanto, não se deixe iludir apenas pela isenção e analise para ver o que vale mais a pena para você.

Outro ponto de atenção é que o cashback pode causar um certo descontrole, já que cria um ímpeto de compra no consumidor apenas para aproveitar o valor devolvido, o que pode acarretar um endividamento ou até inadimplência.

Cashback e desconto são a mesma coisa?

Não, não são a mesma coisa. No cashback existe uma devolução de parte do valor pago em determinada compra após algum tempo. Normalmente esse valor é parte de comissões ou taxas, e costuma ser válido para todos os produtos daquela loja, e não para apenas um produto específico.

Já o desconto é uma diminuição no valor total de um bem ou serviço e costuma ser aplicado diretamente em produtos específicos. Ele funciona bem, especialmente para giro de estoque, mas pode fazer com que o consumidor acredite que a loja vende um produto por um valor acima do que deveria.

Quais compras possuem cashback?

O cashback está se popularizando cada dia mais e, por isso, diversas formas de pagamento têm oferecido esse benefício. Confira abaixo algumas delas:

No débito

Apesar de ter se popularizado na função crédito, agora é cada vez mais comum cartões de débito disponibilizarem cashback em cada compra. Esse valor varia, mas, por exemplo, desde 2020, a bandeira Visa disponibiliza esse benefício para usuários, dependendo do banco. Já cartões como o do banco C6 também dão esse benefício, acumulando 0,03 ponto a cada R$ 1.

No crédito

O retorno de cashback nos cartões de crédito já está consagrado no Brasil. Não à toa, antes produto de nicho, essa modalidade já está disponível em boa parte dos bancos que hoje atuam no país. A maioria retorna para a conta corrente, como é o caso do Banco Inter. Outros, como C6 e Nubank (no programa Rewards), voltam em pontos.

Pela internet

A moda dos cashbacks fez com que sites criassem parcerias com instituições financeiras para você ter retorno direto para atrair clientes. Por exemplo, se você for da bandeira Mastercard, com cartão vinculado ao banco Inter, pode ter descontos diretos na Netshoes, além de cashback em sua fatura.

Pessoalmente

Sim, é isso mesmo. É possível até mesmo conseguir cashback se você fizer compras pessoalmente, obtendo o retorno na hora da compra. Porém, é preciso olhar antes quais empresas disponibilizam essa função.

Atualmente, é mais comum ver lojas de departamento que oferecem cupons e cashback de desconto para aqueles que possuem cartão da loja ou algum cartão associado. Basta apresentá-lo no ato da compra e ganhar o reembolso. Fique atento!

Como receber/resgatar o cashback

Isso varia de acordo com o seu cartão e a instituição financeira que o emitiu. Ele pode ser em forma de bônus, descontos ou dinheiro depositado na sua conta corrente.

Quanto tempo demora?

O tempo para resgatar o cashback depende do cartão escolhido e da forma de retorno. Na maioria dos casos, o cashback é disponibilizado em um prazo médio de cinco dias após o pagamento completo da fatura do cartão.

Quais as formas de receber o cashback?

As formas de receber o cashback variam de cartão para cartão. Confira:

Transferência bancária: alguns cartões fazem o pagamento do cashback através de transferências (TED ou DOC) direto para a conta corrente ou poupança escolhida pelo usuário, como é o caso do Méliuz, por exemplo. A partir de um determinado valor, você pode solicitar o resgate e ele é enviado para sua conta dentro de um prazo informado pela instituição.

PIX: Ainda não são muitas as instituições que fazem o pagamento por PIX, uma vez que o processo precisa ser validado em algumas camadas. Porém, conforme a tecnologia for evoluindo e o cashback se popularizando cada vez mais, é certo que essa revolução nos meios de pagamentos será mais utilizada.

Abatimento em fatura: Outra opção para o cashback é o abatimento na fatura do cartão. Nesse caso, a porcentagem de retorno é diretamente creditada na fatura do próximo mês. É o caso do Banco Original, por exemplo.

Conta Digital: em cartões como o do Banco Inter, por exemplo, o cashback é depositado diretamente na conta digital do cliente, já que seu cartão de crédito está vinculado a ela.

Saque: Em alguns casos, o cashback pode ser sacado diretamente do caixa eletrônico. Um exemplo desse tipo de pagamento é o cartão Santander Reward.

Categorias de cartão de crédito com cashback

Existem algumas modalidades diferentes de cartões com cashback, são elas:

  • Percentual varia de acordo com o valor da fatura;
  • Percentual varia de acordo com o valor da fatura e lojas parceiras;
  • Percentual varia apenas de acordo com lojas parceiras.

Melhores cartões de crédito com cashback

Atualmente, os principais cartões dessa modalidade são:

  • Méliuz
  • Trigg
  • Mooba
  • XP
  • Original
  • Banco Pan
  • Banco Inter
  • Modalmais
  • C6 Bank
  • Santander

Quais cuidados tomar com um cartão que possui cashback?

O cashback é um mecanismo que traz recompensas visíveis ao consumidor, por isso se torna muito atrativo. E é exatamente aí que mora o perigo. É preciso ter certos cuidados para não se prejudicar em vez de beneficiar com ele.

Evitar a compra por impulso

O primeiro cuidado que se deve ter é: evitar compras por impulso. Sabemos que a tentação é grande, já que uma porcentagem do valor daquela compra voltará para o seu bolso de alguma maneira. Porém, ao comprar por impulso, o consumidor pode cair na armadilha de gastar além da conta e acabar criando dívidas desnecessárias.

Cashback expira?

Depende. Na maioria dos cartões você tem, sim, um prazo para resgatar seu cashback. Mas existem alguns programas em que eles não expiram, como o do C6 Bank, por exemplo. Vale a pena analisar cada caso antes de escolher seu cartão.

Como escolher o cartão de crédito com cashback ideal

Existem muitas variáveis entre os cartões de crédito, portanto, para escolher seu cartão, é necessário analisar uma série de fatores para ter certeza de que aquele é o melhor para você.

Além dos benefícios oferecidos pelo cartão, você deve analisar bem seu estilo de vida, seus gastos, a instituição emissora do cartão e, claro, os benefícios e porcentagens do cashback que são oferecidos.

Além destes pontos, existem mais dois que devem ser destacados para sua escolha. Veja abaixo:

Anuidade

A maioria das pessoas não quer pagar anuidade ao adquirir um cartão, não é mesmo? Se você está entre essas pessoas, é bom ficar atento, pois a maioria dos cartões que oferecem cashback não são isentos da taxa.

Porém, é interessante analisar que os cartões com taxas de anuidade costumam oferecer benefícios mais atrativos, como porcentagens maiores no reembolso e condições mais lucrativas. Observe o que é mais importante para você.

Bandeira

Outro ponto muito importante a ser observado é a bandeira do cartão e suas modalidades. Um cartão black, platinum ou gold, certamente oferecerá um melhor retorno, mais benefícios e maior cashback do que um cartão comum.

Qual é o melhor cartão de crédito com cashback?

A escolha do melhor cartão de crédito com cashback é muito pessoal.

É necessário analisar diversos pontos, como a renda do usuário, seus hábitos financeiros, dentre outros fatores para escolher o melhor para você.

Como solicitar um cartão de crédito com cashback?

Solicitar um cartão de crédito com cashback é simples. Depois de decidir qual o melhor cartão para você, entre em contato com o banco ou instituição financeira escolhida através do aplicativo, site ou, até mesmo, pelo telefone e peça seu cartão.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os cartões de crédito com cashback, é só colocar as nossas dicas em prática e escolher o que melhor se encaixa no seu dia a dia e nas suas necessidades. Lembramos sempre que você não deve se deixar seduzir pelo dinheiro de volta para fazer compras desnecessárias e por impulso. Use esse benefício com sabedoria e aproveite!