Como Conseguir um Emprego em 2021

A diretora da Moderna Emprego, Jéssica Bertucci, dá cinco dicas para quem precisa conseguir emprego o mais rápido possível.

Por: Da Redação em 24/01/2021
conseguir emprego

O mercado de trabalho brasileiro sofreu uma queda e está muito difícil conseguir emprego no último ano.

Sejamos sinceros: essa pandemia não deixará nenhuma saudades para quase ninguém. Vimos a economia do Brasil e do mundo entrar em situação delicada.

Ainda assim, podemos nos adequar e buscar nos equipar par aos novos desafios.

Consultamos Jéssica Bertucci, diretora da Moderna Emprego, que dá cinco dicas para quem quer se recolocar no mercado de trabalho. Confira:

Invista em Cursos Online

conseguir emprego

 

 

Os cursos onlines já eram uma forte tendência que se intensificou ainda mais durante a pandemia.

Não importa o que você tem vontade de aprender, certamente encontrará um curso online ensinando isso. E o hábito de estudar aumenta consideravelmente suas chances de conseguir emprego.

Além de cursos específicos para cada área de atuação, diversas universidades oferecem graduação, pós-graduação ou especialização – muitos deles gratuitos.

 

Fique Atento às Vagas Temporárias

 

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a previsão era fechar 2020 com 1,9 milhões de contratações temporárias.

Por ser a modalidade de contratação de menor custo para o empregador, que não paga a multa de 40% do FGTS em caso de demissão, essa modalidade de contratação deve se manter em 2021.

Por isso, o trabalhador precisa estar continuamente atento às vagas oferecidas. Muitas delas podem se tornar empregos permanentes.

Procure em sua cidade uma agência de contratação e experimente deixar seu currículo lá. Outra sugestão é criar um perfil no Linkedin e manter suas informações sempre atualizadas.

 

Prepare-se Para a Entrevista Online

conseguir emprego

 

Entrevistas onlines se tornaram comuns com a necessidade de isolamento social, mas é preciso ficar atento para se destacar e conseguir emprego mais rápido. Siga estes passos:

  • Busque instalar e testar a plataforma onde será realizada a entrevista;
  • Siga um roteiro de como pretende apresentar seu currículo para facilitar e otimizar o tempo;
  • Garanta uma boa conexão com a internet;
  • Escolha um local adequado e verifique o melhor enquadramento;
  • Pense no visual para causar uma boa impressão;
  • Procure falar pausadamente, com calma e segurança; se a conexão não estiver boa, peça para reagendar a conversa.

A ideia de cultivar um círculo de contatos com outros profissionais da mesma área de atuação, beneficia quem está buscando trabalho.

Ao ficar próximo dos profissionais do mercado, é possível saber de novas oportunidades de emprego. Fica mais fácil conseguir uma indicação e trocar conhecimentos e experiências.

 Elabore Currículos Atrativos 

 

Não estamos falando de inventar informações! Com um currículo profissional bem feito, o candidato aumenta a chance de conseguir emprego.

Há diversos sites com referências de currículos que podem servir de inspiração para que você traduza sua experiência profissional. O interessante é que nos últimos anos não é só a formação que conta, mas suas capacidade de lidar com outras pessoas e experiências de vida que podem te beneficiar, como trabalhos sociais na área de atuação, ensino de algum idioma, etc.

Objetividade, clareza e concisão são elementos chave para fazer um bom currículo. E, lembre-se, seu currículo deve refletir o seu histórico profissional e demonstrar que sua experiência e competências se encaixam nos requisitos da vaga.

 

Cuide da Sua Reputação

 

Em meio à recessão econômica, muitos não conseguiram manter as contas em dia e tiveram o nome negativado (nome sujo).

Se esse for seu caso, talvez valha a pena contrair um empréstimo em condições que você consiga pagar para “limpar o seu nome”. Ter o nome registrado nos serviços de proteção ao crédito pode tirar você de muitos processos seletivos.

Apesar de muitos advogados entenderem que a exclusão de um candidato com o nome sujo é um ato discriminatório, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determina, desde 2012, que qualquer empregador pode fazê-lo.

Gostou das dicas? Então coloque elas em prática e comece a criar novas oportunidades profissionais para você a partir de agora!

1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*