Como economizar dinheiro em casa: 120 dicas para colocar em prática ainda este ano

Por: Ariane Terrinha em 04/05/2021
Como ganhar dinheiro em casa: o "faça você mesmo" pode ser uma alternativa

Já teve aquela sensação de que sua renda não dura o mês todo ou se viu apertado em uma situação de emergência? Pelo menos uma vez na vida a falta de grana nos pega de jeito e sempre vem a pergunta: “afinal, como economizar dinheiro?” 

Se você vive no vermelho, mas quer mudar isso, veio ao lugar certo. Para te ajudar a poupar sua renda preparei uma lista com 120 dicas para colocar em prática a partir de agora. Então, vamos ao que interessa, continue a leitura. E lembre-se sempre: manter a sua educação financeira ajuda e muito nesta prática. 

1) Anote os gastos do dia a dia

Alguma vez você avaliou o quanto de dinheiro gasta sem nem perceber? Aposto que se colocar na ponta do lápis, seus gastos diários vão te surpreender muito. 

Uma das formas de economizar dinheiro é anotar todos os seus gastos, isso mesmo, não é para deixar passar nada. Tomou um cafézinho na padaria? Anota. Almoçou fora de casa? Anota. 

Ao fazer isso, além do choque pelo valor alto, você consegue ter um controle mais amplo de como está gastando.

2) Crie um dia zero

Se você já assistiu ao seriado “Todo mundo odeia o Chris”, sabe que a melhor forma de como economizar dinheiro é não usá-lo. Quando não compramos nada, não geramos gastos e a ideia do dia zero é justamente essa. 

Você deve escolher um dia na semana para manter a carteira fechada, ou seja, não comprar nada. Ter esse hábito uma vez por semana é economia na certa e aí, topa o desafio? 

3) Não deixe para pagar depois as suas contas

Outra maneira de poupar dinheiro é manter as contas fixas em dia, sobretudo para evitar atrasos. Sendo assim, quando receber o pagamento, já acerte as contas ao máximo no dia seguinte. 

Deixar esse compromisso para depois pode gerar outros gastos desnecessários, fora que permite observar melhor quanto dinheiro sobra. 

4) Corte o que não precisa

Se você não sabe como economizar dinheiro, um dos primeiros passos é cortar despesas desnecessárias no dia a dia. Aquele docinho depois do almoço, uma peça de roupa, uma viagem de Uber, pode até parecer barato individualmente. Mas, quando juntamos todos esses pequenos gastos, o valor é sempre elevado e interfere diretamente no orçamento. 

Por isso, passe a priorizar o que é realmente necessário e o que é apenas supérfluo. Você vai perceber que muitos dos seus gastos poderiam ser evitados e não farão falta na sua rotina.

5) Organize os gastos por metas

Essa dica funciona melhor se você criar o hábito de anotar os gastos como orientei lá no começo. Desta forma, saberá quanto gasta por mês e o que são despesas fixas, podendo organizar as finanças por metas. 

A ideia é distribuir sua renda em categorias com porcentagens máximas e não ultrapassar os gastos planejados em cada uma. Por exemplo, você pode destinar 50% do seu salário para pagar aluguel, água, gasolina, etc que são considerados essenciais. Os outros 50% são divididos entre gastos com estilo de vida e prioridades financeiras.

Conheça a estratégia infalível das 52 semanas aqui.

6) Estipule prazos para os objetivos

Você sabe que tem dívidas para quitar, mas quando isso será feito? Todos nós temos objetivos financeiros, seja quitar uma dívida ou investir em algo, mas nem sempre damos prazos para eles. 

Se a intenção é economizar dinheiro, além de criar objetivos, estabeleça também prazos para cumpri-los. Isso serve de motivação para realizá-los o mais breve possível. 

7) Encontre formas de ganhar mais

A gente sabe que mesmo tendo bons hábitos financeiros, nem sempre a nossa renda é suficiente para economizar. Então, uma ideia para economizar dinheiro é ter mais renda, afinal um extra é sempre bem-vindo. 

As possibilidades para fazer um pé de meia e aumentar a renda são infinitas. Você pode vender algum tipo de produto, alimentos e até mesmo usar suas habilidades para prestar um serviço.

Fazer investimentos também é uma maneira positiva para o dinheiro render e muitas contas digitais oferecem esse serviço de forma facilitada. 

8) Dê férias ao cartão

No nosso dia a dia é comum fazer compras com o cartão de crédito, mas embora seja um facilitador, ele também pode se tornar um grande vilão. O plástico dá a sensação de que temos dinheiro disponível, quando a realidade é outra. 

Dependendo do limite disponível, os gastos podem ser maiores que a sua renda e pagar a fatura se torna um sufoco. Experimente deixar o cartão de crédito em casa por alguns meses, você vai ver como isso fará enorme diferença.

9) Mude seus hábitos

Gosta de sair aos finais de semana com os amigos ou tem costume de comer fora no dia a dia? Experimente alterar um pouco desse estilo de vida para algo mais positivo no lado financeiro. 

Não é errado sair, mas fazer isso sempre gera gastos fora do planejamento. O mesmo vale para quem come fora todos os dias. Troque as noitadas por um encontro com os amigos em casa e passe a levar marmita para o trabalho. 

São hábitos simples e muito mais baratos do que a rotina de gastos que tem atualmente.

10) Faça a lista do mercado

Uma das formas de controlar os gastos e economizar dinheiro é listar aquilo que vai comprar no supermercado. Com isso você compra apenas aquilo que precisa, evitando levar itens desnecessários e que encarecem a compra. 

11) Lazer também pode ser de graça

Diversas cidades possuem opções de lazer sem qualquer tipo de custo e que não deixam de ser algo divertido. Nesse momento por conta da pandemia não tem como aproveitar do lazer fora de casa. Como essa situação não vai durar para sempre, você pode colocar essa meta na lista, não apenas para conhecer mais da cidade, mas para economizar também. 

12) Pare de comprar como forma de consolo/recompensa

Com certeza você já deve ter feito isso pelo menos uma vez na vida, seja por uma semana intensa de trabalho ou por ter passado naquela matéria difícil na faculdade. Não é que você não mereça um mimo, mas a questão é que essas compras não são algo prioritário. 

Você pode se recompensar com algo que não envolva gastos, como fazer um jantar bem gostoso com seu prato preferido, que tal? O mesmo vale para quando estiver triste, não é preciso gastar para ter consolo.

13) Aprenda a priorizar seus gastos

O que é mais importante para você: pagar aquela dívida que te tira o sono ou atualizar o guarda-roupa? Tenho quase certeza que a primeira opção tem maior prioridade, até porque a segunda irá gerar mais gastos. 

Sempre que for comprar algo, pondere se aquele gasto é realmente necessário. Você precisa mesmo daquela roupa nova? Eu acho que não. 

14) Quite suas dívidas

Ainda falando sobre aquelas contas que tiram nosso sono, as dívidas são as campeãs nesse quesito. Não é incomum se embolar com as contas e acabar entrando em uma dívida, todo mundo passa por isso pelo menos uma vez. 

Como já encontrou meios para economizar dinheiro, não tem desculpa para ficar com essa pendência financeira. Se livrar da dívida é uma forma de cortar o mal pela raiz e não gerar mais gastos através dela.

15) Corra dos juros

Juros e economia não combinam, tanto que esse é o principal vilão de quem está tentando poupar. Eles aparecem no cheque especial, cartão de crédito e atrapalham bastante a organização da renda. 

O ideal é evitar os juros, mas, quando não for possível, opte por um empréstimo com uma taxa mais acessível. 

16) Fale sobre economizar dinheiro com a família

Se você é responsável financeiro pela família, coloque o assunto na mesa e torne ele parte da rotina. Não adianta se planejar para economizar se isso for um hábito só seu, todos devem participar juntos. 

17) Sempre gaste menos do que ganha

Essa é uma regra básica que todo mundo deveria saber. Vamos falar a verdade, como você vai economizar dinheiro se tem gastos acima da sua renda? 

Ao fazer isso você gera o efeito contrário, viverá sempre no aperto e acompanhado por dívidas. A ideia não é essa, então nada de extrapolar nas finanças. 

18) Pense em economizar dinheiro para emergências

A gente nunca sabe quando vai precisar sair do orçamento, pois pode acontecer a qualquer momento. Doenças, ficar desempregado e até mesmo crises financeiras, como a que o mundo passa atualmente, são imprevisíveis. 

O melhor a fazer é sempre um pé de meia e ter dinheiro guardado, para não ser pego de calça curta. Você pode reservar um valor mensal para guardar, tendo sempre dinheiro disponível em situações de emergência. 

19) Faça compras à vista

Comprar à vista é o mais indicado para quem tem o orçamento apertado e também funciona para economizar dinheiro. Você só irá comprar aquilo que seu bolso permite, sem exageros e evitando entrar em dívidas no cartão de crédito. 

Caso não tenha o dinheiro total para adquirir o que precisa, faça um planejamento para economizar e conseguir o valor.

20) Faça investimentos

Uma das formas de economizar e fazer o dinheiro render é investir, o que é possível até mesmo para quem ganha pouco. Você não precisa manter os valores parados na poupança, cujo rendimento é baixo. 

Hoje em dia, com o avanço das contas digitais, há inúmeras possibilidades para aplicar o seu dinheiro e ter um bom rendimento. Para isso, é importante estudar as opções e ver qual se encaixa às suas necessidades. 

Vale lembrar que investir não quer dizer que você precisa ter uma alta renda ou uma quantia grande de dinheiro para começar.

21) Faça comparação de preços

Seu celular quebrou e você vai precisar comprar outro? Então pesquise muito antes de tomar uma decisão. A melhor forma de economizar dinheiro é comparando os preços, assim você encontra a opção mais justa para o seu bolso. 

Além de encontrar um bom preço, você também seleciona quais lojas tem as melhores alternativas de pagamento e benefícios. 

22) Não vale a pena arrumar?

Pegando o gancho do celular quebrado e a comparação de preços, você também pode pesquisar se o conserto não é mais atrativo. Dependendo do que ocorreu com o celular e até mesmo com outros produtos, mandar arrumar sai mais em conta do que comprar um novo. 

23) Verifique o plano de celular

Não é incomum termos planos pós-pago com serviços que mal utilizamos, pagando alto por isso. É interessante analisar o seu plano atual, o que ele oferece e se está adequado ao seu uso. 

Pode ser que o plano tenha uma quantidade alta de dados, mas você não utilize tudo o que ele oferece. Depois de estudá-lo, tente negociar com a operadora para um plano menor e que atenda suas necessidades sem excessos.

24) Sempre negocie

Você também pode economizar dinheiro negociando serviços que já utiliza para um valor menor.

Canais de streaming, TV por assinatura e outros serviços podem ser ajustados para pacotes mais básicos, sobretudo se você tem e quase não usa. 

Avalie se são realmente necessários e, se for o caso, ao invés de negociar o valor, cancele a assinatura. 

25) Adie compras grandes

Assim como pesquisar os preços é importante, esperar um pouco para comprar também. De um mês para o outro os preços podem variar bastante e você consegue economizar dinheiro na compra. 

Faça isso com itens de alto valor, como televisores, máquinas de lavar e móveis, mas não precisa adiar por muito tempo. Esperar também pode te mostrar que aquele item não é uma prioridade no momento, tornando a economia ainda maior.

26) Quando possível, compre o “genérico”

Nem tudo precisa ser da melhor marca ou a versão mais cara, você pode dar preferência a produtos mais baratos. Sabe quando precisamos de um medicamento e compramos o genérico por ser mais em conta, tendo o mesmo efeito? É justamente essa a ideia. 

No supermercado, principalmente, você pode adquirir alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal nas versões genéricas e de menor custo. Tem muito item genérico que dá de 10 a 0 das versões originais.

27) Só compre novo para substituir um velho

Antes de comprar qualquer coisa pare para pensar em quantos daquele item você já tem e se de fato está precisando disso. Muitas vezes temos de sobra algo, mas queremos comprar mais sem necessidade. 

Tenha como hábito trocar apenas quando for para substituir algo que não tem mais possibilidade de uso. Vale para móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, vestuário e calçados, dentre outras coisas.

28) Aposte no “faça você mesmo”

Tem uma blusa que já está cansada do modelo? Não precisa comprar outra para ter algo novo. Você pode customizar suas roupas e objetos para dar uma cara nova ao item, além de conseguir economizar dinheiro. 

29) Não compre com fome

Quando for ao supermercado, evite ir de estômago vazio para não cair em tentação. Isso é algo que a psicologia explica, uma vez que a fome nos impulsiona a pegar itens fora da lista, levando guloseimas para casa sem necessidade.

30) Deixe os filhos em casa

Quando precisar comprar algo, sobretudo no supermercado, evite levar as crianças se for possível. A ideia é não se render aos pedidos e levar produtos que não precisa, gastando além do planejado. 

Caso não tenha como deixá-los em casa, converse antes de sair sobre os gastos. Se não for te apertar, faça um acordo para que escolham um único item fora da lista, assim eles vão cientes sabendo que não podem abusar.

31) Seja realista

É importante guardar dinheiro, mas isso não pode ser algo negativo para você. Na hora de poupar, reserve aquilo que o seu orçamento permite, mesmo que seja um valor baixo. 

A ideia é fazer essa economia dentro das suas condições e, mesmo pouco, você não deixará de guardar.

32) Crie barreiras para evitar os gastos

Muitas vezes os gastos ocorrem no automático, sem pensarmos muito nisso, quando nos damos conta, já aconteceu. Para evitar agir assim, traga objeções aos hábitos. 

Por exemplo, se você come fora todos os dias, mantenha a geladeira cheia, afinal se tem comida em casa, por que gastar? 

33) Aprenda usar planilhas de gastos

Lembra que falei para anotar todos os seus gastos? Então, você pode fazer isso de maneira organizada em uma planilha. Ela não precisa ser elaborada, uma simples já basta para anotar e controlar suas finanças. 

A ideia é ter em mãos o que entra e o que sai da sua renda, de modo a visualizar orçamento mês a mês. Quando visualizamos algo, fica mais fácil de fixar aquela informação. Então, você poderá ver se gastou mais do que deveria, por exemplo. 

34) Aprenda a dizer não

Se você quer economizar dinheiro, é muito importante saber dizer não vez ou outra. Como disse anteriormente, compramos bastante no piloto automático, o que não é saudável. 

Ao negar algo, você consegue se disciplinar a não gastar por impulso e comprar coisas que não precisa.

35) Pegue emprestado

Não estou falando de dinheiro, mas de utensílios e coisas que você possa precisar no dia a dia com pouca frequência. Pense bem, quantas vezes você precisa usar uma furadeira em casa? É um item pouco essencial, certo? Então para quê investir em algo que vai ficar guardado no armário, não vale a pena. 

Vale também para objetivos como a furadeira, como para as roupas. Você não precisa comprar um vestido longo em todo casamento que for, empreste de uma amiga ou parente e já estará economizando.

36) Fique de olho em descontos e promoções

Dia das mães, dos pais, namorados, Natal e tantas outras datas comemorativas também são sinônimos de compras. Datas sazonais trazem ainda descontos e promoções que podem ser uma forma de economizar dinheiro. 

A ideia aqui não é sair gastando só por conta do desconto, mas utilizar essa vantagem para quando precisar comprar algo. Por exemplo, tem um item em casa que precisa ser substituído? As promoções sazonais podem ajudar a encontrar um valor mais baixo e assim gerar economia. 

37) Use apps para controlar os gastos

Assim como as planilhas, os aplicativos também podem te ajudar a controlar e economizar dinheiro. São uma opção funcional e mais simples de atualizar despesas e receitas, com amplas opções para usar. 

Escolha aquele que melhor lhe atende e passe a atualizar a cada gasto ou entrada de dinheiro para administrar as finanças. 

38) Dê um descanso ao carro

O combustível, sobretudo a gasolina, não tem um custo tão em conta como antigamente e vira e mexe tem reajustes. Por isso, se você costuma usar o carro para trabalhar, opte por usar o transporte público. 

Essa é uma forma de economizar dinheiro e ter um valor fixo para o transporte mensalmente. Como você sabe quantas conduções precisa, pode calcular o gasto por mês e já reservar aquele valor. 

Com o carro é possível fazer isso também, mas a variação de preço ocorre com muito mais frequência que o transporte público. Deixe o veículo para passear com a família e ter momentos de lazer. 

39) Não abra e-mails de promoções e ofertas

A caixa lotada de e-mails promocionais é só mais uma tentação que te impede de economizar dinheiro, por isso você deve evitá-la. Apague esses e-mails da sua rotina para cortar o mal pela raiz. 

40) Use cupons

Precisa comprar algo que está faltando em casa? Você pode usar cupons de desconto para conseguir um bom preço naquele item e economizar. Há inúmeros sites que reúnem cupons com descontos variáveis em lojas de diversos setores. 

Leia também: Como economizar dinheiro para o Natal

41) Troque a academia

Se você faz atividades físicas, uma boa opção para economizar dinheiro é trocar a academia por caminhadas ou exercícios em casa. Você não deixará de ter uma rotina saudável e ativa, mas vai cortar um gasto que, normalmente, é alto. 

42) Tente resolver sozinho

O chuveiro não está esquentando ou a parede precisa ser pintada? Você não precisa contratar alguém só para resolver esses detalhes no lar. Tem alguns reparos cotidianos que podem ser feitos por você mesmo, sem a necessidade de gastar com terceiros. 

Vale também para alguns serviços como a faxina, por exemplo. Avalie se é mesmo necessário ter um diarista uma ou duas vezes por semana, sobretudo se você passa mais tempo fora do que em casa.

43) Concentre os vencimentos no início do mês para economizar dinheiro

Você pode colocar os vencimentos das contas, como cartão de crédito, serviços de assinatura e plano do celular em datas próximas. Jogar essa responsabilidade para o início do mês é o ideal, pois assim que receber já as paga, como indiquei anteriormente. 

Desta forma você também já separa o que precisa pagar antes de cogitar gastar com outra coisa. 

44) Encare a poupança como um despesa

Seja na caderneta tradicional ou nas contas digitais, coloque o ato de poupar como uma despesa fixa. Aquele valor será “pago” todos os mês com a intenção de economizar dinheiro, então não deixa de ser um compromisso. 

Com isso, você passa a enxergar a reserva como algo recorrente, evitando de deixar pra depois esse “gasto”. 

45) Comprou sem planejar? Então poupe mais na próxima

Fez uma compra que não estava prevista, proponha guardar um pouco mais na sua reserva. A ideia é compensar o valor gasto sem necessidade e ter um melhor controle, além de servir como um exercício para evitar isso. 

Se você acabou caindo em tentação, coloque 10% do valor do item para investir no próximo mês. Aos poucos vai sentir que essa “punição” faz diferença.

46) Economize energia

Entre as contas fixas, a de energia é de longe uma das mais altas no orçamento, principalmente se estiver na bandeira vermelha. Você pode economizar dinheiro ao reduzir o uso da energia em casa

Tome banhos mais curtos, mantenha as luzes desligadas e não deixe aparelhos na tomada se estiverem sem uso. Pequenos hábitos no dia a dia podem reduzir a conta e ajudar a poupar seu dinheiro. 

47) Entrou dinheiro extra? Guarde

Recebeu alguma bonificação no trabalho ou fez algum bico que rendeu uma graninha a mais? Guarde o valor. Esse era um dinheiro que não estava planejado no seu orçamento, então não pense duas vezes em poupá-lo. 

Não é porque a quantia é um extra que você deve sair gastando, ok? 

48) Ganhe dinheiro nas férias

Se está de férias no trabalho ou faculdade, você pode usar esse tempo livre para fazer uma grana extra. Vale fazer algum trabalho temporário ou vender algo nesse período. 

Ainda se for possível conciliar essas atividades quando retornar, mantenha e continue ganhando um extra todos os meses. 

49) Venda aquilo que não usa mais

Tem muita roupa parada no guarda-roupa ou tem itens de decoração que não fazem mais sentido em casa? Você pode vendê-los ou trocar ao invés de jogar fora. 

A troca permite que você renove esses itens e economize, ao invés de comprar novos. A venda também é uma forma de gerar dinheiro, permitindo o uso para uma emergência, por exemplo. 

50) Use um cofrinho

O bom e velho cofre de porquinho pode ser uma opção para economizar dinheiro. Nele você pode colocar moedas e notas que ficam paradas na carteira sem uso, quando abrir terá uma grata surpresa. 

51) Não vá às compras de mau humor

Assim como você deve se alimentar antes de ir às compras, é recomendado estar de bom humor também. Nossos hábitos de consumo refletem o emocional, tanto que é comum comprarmos quando estamos tristes, por exemplo, para compensar esse sentimento. 

De mau humor, você pode se sabotar e aceitar comprar coisas que não precisa, gerando gastos fora do orçamento.

52) Pague em dinheiro

As compras à vista podem ser feitas em débito, mas quando usamos o dinheiro no pagamento, nosso cérebro tem uma reflexão mais profunda. 

Quando usamos o dinheiro em espécie, temos um raciocínio maior do quanto aquela quantia faz diferença no bolso, ainda mais se a compra for grande. Com o cartão, mesmo no débito, essa sensação quase não acontece, porque temos a ideia que há dinheiro disponível a qualquer momento.

53) Busque opções alternativas ao supermercado

Temos o costume de ir ao supermercado por ser um espaço mais completo para comprar as coisas de casa. Mas você pode encontrar alternativas para fazer as compras e gastar menos dessa forma. 

Frutas, legumes e verduras podem ser compradas frescas e com melhor preço em feiras e hortifrutis. Se estiverem na estação, os produtos tendem a ser ainda mais em conta pela alta demanda. Enquanto as carnes podem ter um custo mais baixo em açougues e peixarias. 

54) Dê preferência a atacados

Outra alternativa para tornar a lista de supermercado mais barata é optar pelos atacadistas, onde o valor costuma ser mais acessível. Além de comprar em grande quantidade, você encontra itens com custo menor comparado ao varejo. 

55) Se for viajar, planeje com antecedência

Viagens sem organização podem gerar custos elevados e pesar no bolso, o que não é a ideia. Quando há planejamento, é bem mais fácil economizar dinheiro e ter um passeio gostoso sem culpa. 

O melhor é se organizar com bastante antecedência, assim você pode orçar passagens, hotéis e encontrar boas condições para viajar. Esse  passeio não precisa fugir do que você dispõe nas suas finanças.

56)  Viaje em períodos de baixa temporada

Uma das melhores formas de sair da rotina e não ter despesas altas é viajar em baixa temporada. Por exemplo, alugar casas na praia durante o verão, tende a ter um custo elevado, principalmente em datas próximas a feriados e finais de semana. 

Você pode optar por ir durante a semana, se for possível, e no início da estação, quando a procura ainda não é alta. 

57) Se for casar, alugue os trajes

O casamento em si gera gastos e não tem como fugir disso, mas alguns você pode economizar. O vestido de noiva costuma ter um alto valor quando comprado, mas fica mais acessível se optar pelo aluguel. 

Como é um item que será usado apenas uma vez, não há muito sentido de comprar, porque no fim, o vestido acaba guardado no fundo do armário. 

58) Evite compras no delivery

Para quem passa o dia fora de casa e tem pouco tempo livre, cozinhar todos os dias se torna cansativo. A saída é comprar algo no delivery, por ser rápido e prático, porém é um serviço que resulta em custos. 

Se você dispõem de pouco tempo na semana, reserve um dia no final de semana para cozinhar e preparar as refeições do dia. Você pode mantê-las congeladas e só precisará esquentar para comer, tão prático quanto o delivery. 

59) Se for perto, vá a pé

Assim como o delivery, serviços de transporte particular como o Uber são tentadores pela praticidade e preço popular. Por mais acessível que seja o custo, ele pode resultar em um valor alto no fim do mês. 

Se você precisar ir em algum lugar que é próximo e dá para ir andando, dê preferência a caminhada. Você vai economizar dinheiro e se exercitar ao mesmo tempo. 

60) Tenha atenção aos pequenos gastos

Gastos menores podem se tornar vilões do orçamento com muita facilidade. De pouco em pouco, gasta-se muito e compromete as finanças do mês, então tenha atenção a essas compras de valor baixo.

61) Doe o que não usa

Esse é um gesto muito bonito e que pode ajudar a economizar dinheiro, unindo o útil ao agradável. Ao fazer isso, você consegue analisar o que possui de maneira efetiva, entendendo se precisa repor algo ou não.

62) Use sites de comparação de preços

A tecnologia é grande aliada na hora das compras, principalmente para quem está tentando economizar dinheiro. Comparar preços é um hábito excelente, como disse aqui, e há sites especializados nessa função para usar sempre que for adquirir algo. 

63) Compre itens de qualidade

Sabemos que as empresas nos impulsionam indiretamente a comprar, entregando itens com vida útil menor. Sendo assim, dê preferência a produtos de melhor qualidade para evitar que estraguem rapidamente. 

Pesquise sobre a marca, leia avaliações dos usuários e compare as opções. A ideia é ter um bem durável, evitando uma troca rápida. 

64) Evite ir ao shopping

Não é errado dar uma volta no shopping de vez em quando, mas esse é um estilo de lazer que pode te levar a ter recaídas e comprar por impulso. Os shoppings centers são formados por inúmeras lojas e de olho nas vitrines, fica um pouco difícil resistir à vontade de comprar. 

Você pode adotar outras opções de lazer que não envolvam o shopping, como ir ao parque, por exemplo. 

65) Leve lanche aos passeios

Uma das formas de aproveitar um momento em família ou com amigos sem gastar muito é preparar lanches para o dia. Desta forma, você economiza e sabe bem o que está comendo, afinal foi preparado com carinho por você. 

66) Pesquise as opções de restaurante quanto for visitar um local diferente

Se você vai viajar ou está planejando um passeio, faça uma busca prévia das opções de restaurantes disponíveis naquele local. A ideia é encontrar um estabelecimento que não apresente um custo tão alto e assim gastar menos. 

67) Tenha um plano de saúde para economizar dinheiro

Embora seja um gasto, encare o plano de saúde como um investimento de emergência. Ninguém quer ficar doente, é verdade, mas pode acontecer e o plano ajuda a evitar gastos com consultas e exames. 

68) Cultive uma horta em casa

Mesmo que você não tenha muito espaço em casa, pode ter uma pequena horta com temperos e especiarias. Desta forma você conseguirá economizar dinheiro com esses itens, além de ter eles sempre fresquinhos. 

69) Use filtro de água

Ao invés de gastar sempre com galões, você pode ter um filtro que tem melhor custo-benefício. Existem modelos bem tradicionais, como o de barro, e outros ligados à própria torneira. Em todo caso, você terá somente o gasto da compra deste item, economizando com os galões.

70) Reduza o plano de internet

Se você passa muito tempo fora de casa, talvez use pouco o seu plano de banda larga, resultando em um gasto elevado. Você pode tentar negociar o valor com a operadora, reduzindo os megas e, consequentemente, o preço. 

71) Compre roupas em brechós e lojas de usados

Você pode economizar comprando roupas, móveis, itens de decoração e muito mais em lojas de usados. Por não serem novos, os preços dos itens são mais acessíveis, permitindo a redução dos gastos. 

Mas, não é para sair comprando feito louco, viu? Essa é uma opção para quando for necessário. 

72) Venda seus livros

Estudantes costumam utilizar inúmeros livros na vida acadêmica, tanto na infância, quanto na fase adulta durante a faculdade. Para economizar dinheiro, revenda os livros que já não usa mais e são de séries anteriores.

Não quer se desfazer dos livros? Então aproveite esta lista completa com os melhores produtos para revender no Brasil.

73) Compre em sebos

Ainda para os estudantes, dê preferência em comprar livros e materiais em sebos, uma vez que os valores são mais acessíveis. Você pode achar o que precisa em lojas físicas ou online por um custo menor. 

74) Refinancie suas dívidas

Uma das possibilidades para economizar é negociar as dívidas, visando um valor mais em conta e que caiba no orçamento. Então, se você tem financiamento em andamento ou alguma dívida atrasada, tente conversar com o credor para melhorar as condições de pagamento. 

75) Tente viver com menos do que recebe

Como disse anteriormente, você não deve gastar além do que ganha. Então, nada mais óbvio do que poupar para que sobre dinheiro ao longo do mês e não o contrário. 

Se você colocou como meta gastar apenas 50% do salário em contas fixas, tente reduzir essa quantia em alguns meses.

76) Não tem idade para começar a economizar dinheiro

Não importa se você já é adulto ou ainda está na adolescência, você deve guardar dinheiro a qualquer idade. Para quem já é pai, vale ensinar os filhos a ter esse hábito, o cofrinho pode ajudar nessa tarefa. 

77) Pague menos em tarifas bancárias

Muitos brasileiros não têm noção de quanto pagam de tarifa aos bancos e acredite, o valor é alto. Uma opção para fugir dessas taxas, pagando menos e às vezes até nada são as contas digitais. 

Além de economizar dinheiro, você consegue fazê-lo render e administrar melhor as movimentações da conta. 

78) Leia no celular ou tablet

Para quem tem o hábito de ler, produtos virtuais costumam ter custo bem menor do que a opção física. Você consegue encontrar e-books, jornais, revistas e livros online, pagar pouco e ficar sempre bem informado. 

79) Planeje seu trajeto

Quando for comprar algo na rua, planeje o caminho para evitar gastos desnecessários e ir apenas onde realmente precisa. 

80) Compre pela internet

Talvez você já saiba disso, mas muitos itens costumam ter valor reduzido quando comprados nas lojas virtuais. Sendo assim, você pode economizar dinheiro fazendo compras online. 

Algumas lojas apresentam melhores condições de pagamento e benefícios quando a compra é virtual. Você irá encontrar maiores descontos e até cashback, mas não esqueça de pesquisar e comparar os preços. 

81) Use itens masculinos

Alguns itens de higiene básica femininos podem ter variação de 50% do valor final em comparação ao mesmo produto para homens. Lâminas de barbear, sabonetes e até condicionadores têm custo reduzido na sessão masculina e você pode economizar dessa forma. 

82) Cuide-se em casa

Serviços como manicure, depilação e cabeleireiro são muito buscados pelas mulheres que desejam se cuidar. Mas eles também podem ser feitos em casa, onde você não terá nenhum custo. 

Você pode tanto fazer sozinha, como reunir as amigas e se ajudarem nessa parte, cada uma com sua habilidade.

83) Leve seu próprio café

O cafézinho na rua pode não parecer um gasto alto, mas ter esse hábito todos os dias acaba tendo um preço elevado ao fim do mês. Uma opção para economizar dinheiro é fazer e levar seu próprio café ao trabalho ou faculdade. Se necessário, proponha dividir o gasto do pó e açúcar com os colegas. 

84) Tenha sempre um lanche na bolsa

Além da marmita, você deve ter sempre um lanche disponível para quando bater aquela fominha no meio da tarde. Ao fazer isso, você não gasta para comprar a refeição e economiza. 

85) Não faça novos cartões de crédito

Tem pessoas que possuem mais de um cartão de crédito, aceitando sempre um novo pelos benefícios da loja. Mas, como já falei, o cartão é um vilão dos gastos e você não precisa ter vários. 

Mantenha apenas um para emergências e cancele os outros, tanto para economizar dinheiro, quanto para não cair em tentação. 

86) Abra as janelas

Você viu que a conta de energia é um custo alto nas despesas fixas e economizar é o melhor caminho. Durante o dia, aproveite ao máximo a luz natural, evitando ficar com a luz acesa sem necessidade.

87) Use lâmpadas LED

As LEDs são uma tecnologia de melhor custo-benefício, com vida útil mais longa e bastante econômicas. Desta forma, você consegue reduzir o custo da conta de energia. 

88) Dispense a bebida na hora do almoço

Se você come fora e não tem como levar marmita todos os dias, passe a comer sem sucos ou refrigerantes. Além de dificultarem a digestão, as bebidas costumam ter alto valor. Faça o mesmo com aquele docinho depois do almoço, ok?

89) Opte por embalagens tamanho família

Esses itens em maior quantidade são considerados mais econômicos, uma vez que você leva mais produto com preço mais acessível. 

90) Dispense congelados e embutidos da lista

Embora sejam uma delícia, são pouco saudáveis e bem mais caros que produtos frescos. Ao invés de comprar a lasanha congelada, faça ela em casa, pois são mais baratos. 

Nas suas compras, priorize o necessário e deixe esses itens de fora da lista, compre apenas quando for fazer algo especial. 

91) Cinema em casa

Além do valor do ingresso, sempre acabamos comprando uma pipoca ou guloseimas para comer durante o filme. Você pode fazer isso em casa, gastando pouco e tendo um momento bem divertido em família ou com os amigos. 

92) Veja jogos em casa

Reúna os amigos também para assistir aos jogos do seu time de coração em casa. Assim você economiza dinheiro por não ir ao estádio ou barzinhos, onde o gasto com ingresso, bebidas e alimentação pode sair caro. 

93) Negócio seguro

Se você tem carro, sabe que o seguro é indispensável, mas também tem valor salgado. Converse com o corretor para chegar a um custo menor e que não pese no bolso. 

94) Mantenha a manutenção em dia

Não dá para negar que carros dão gasto, mas você pode evitar surpresas e dívidas relacionadas a ele. Não deixe passar os prazos para trocar o óleo e revisões, pois isso mantém o veículo longe de problemas e você de gastos não planejados. 

95) Use o telefone fixo para economizar dinheiro

Hoje em dia fazemos tudo pelo celular, certo? Então pare para pensar se você realmente precisa manter um número fixo e o gasto que ele gera. 

96) Cancele assinaturas

Embora seja um bom hábito se manter informado, não é tão necessário ter assinaturas de revistas e jornais atualmente. Você pode ler e se atualizar pela internet, visto que muitos veículos possuem versões online das notícias, sem cobrar nada por isso. 

97) Não empreste o cartão de crédito se quiser economizar dinheiro

Além de não ser nada legal, você corre o risco de assumir dívidas de outras pessoas, mesmo aquelas que são unha e carne. O cartão é para uso pessoal e não para terceiros.

98) Economize aos poucos

Você não precisa ter metas altas em relação ao seu dinheiro, pode fazer isso em poucos passos com prazos mais curtos. Economize um pouco por dia ou semana, pois isso já faz diferença nas suas finanças. 

99) Viva conforme suas condições permitem

Se a sua realidade financeira não possibilita viajar todo ano, jantar fora às sextas ou pagar um aluguel alto para uma casa grande, então não insista. Você deve viver de acordo com o que suas finanças permitem para não entrar em dívidas que não pode sair. 

100) Se precisa financiar, então não pode pagar

O financiamento é uma linha de crédito para a compra de bens móveis e imóveis, que costumam ter alto valor. Ele é um método para pagar de forma parcelada aquele item e implica em juros, normalmente altos. 

Sei que o sonho da casa própria pode não ser possível realizá-lo à vista pelo valor muito elevado, mas outras metas podem ser feitas sem financiamento. Planeje esse passo antes de optar pelo financiamento. 

101) Escolha uma plataforma de streaming (netflix, disney etc)

Não é de hoje que deixamos de lado a TV por assinatura para serviços mais acessíveis e “sob medida”. Existem diversas opções de streamings com custo reduzido e uma infinidade de conteúdos, mas você não precisa assinar todos. 

Escolha no máximo 2 destes serviços para ter em casa, afinal você não vai consumir tudo que tem lá. Uma opção para ver séries e filmes que não estão disponíveis no streaming é baixá-los na internet.

102) Estude sobre educação financeira

Uma das melhores formas de economizar dinheiro é aprender de fato como funcionam nossas finanças. A educação financeira é um passo importante não só para gerar economia, mas para te ensinar a lidar de forma saudável com sua renda. 

103) Se espelhe em quem chegou lá

Assim como você, outras pessoas também passaram pelo processo de aprender a economizar o próprio dinheiro. Busque referências que possam te ensinar mais sobre como lidar com as finanças e serviam de exemplo positivo. 

Vale tanto figuras públicas, como influencers, como também amigos e familiares que te inspiram. 

104) Faça mercado semanalmente para evitar desperdício

Pode parecer óbvio, mas desperdício gera um custo alto e que dói no bolso, afinal você comprou algo que não chegou a usar. Vale para roupas, alimentos e até recursos, como água e energia. 

Você pode evitar esse hábito fazendo compras semanais, planejadas com o que é necessário. Vá munido de uma lista e se baseie em um cardápio semanal para comprar dentro das proporções que vai utilizar nas receitas. 

105) Quando sair com os amigos, divida as contas

Ninguém precisa se privar de sair e nem pagar tudo sozinho, quando for encontrar os amigos, proponha rachar a conta. Desta forma, todo mundo se diverte e sai no lucro. 

106) Procure serviços no seu próprio bairro

Aqui você não apenas ajuda, como estimula o comércio local que está perto de você e pode sempre quebrar um galho. Normalmente, os estabelecimentos de bairro apresentam custos mais acessíveis do que grandes comércios. 

107) Aprenda sobre renda fixa

Falei pra você que investir é uma das principais maneiras de economizar dinheiro, por isso é sempre bom conhecer as possibilidades. A renda fixa é uma forma de ganhar dinheiro através de aplicações, sendo bastante segura e com retorno interessante. 

108) Entenda sobre renda variável

Outra possibilidade para aplicar seu dinheiro é por meio da renda variável. Por ser um investimento que pode ter retorno negativo em alguns momentos, é bastante importante entender como ele funciona. Assim, você investe sabendo das possibilidades e riscos. 

109) Recicle

A reciclagem está dentro do princípio dos 3Rs (Reduzir, reciclar e reutilizar) e é uma das maneiras de economizar, além de colaborar com o meio ambiente.

110) Pesquise na Black Friday

A Black Friday é uma das maiores ações do comércio para as vendas, sendo bastante vantajosa para os consumidores. Mas, para aproveitar a ação sem ter prejuízos é muito importante pesquisas para encontrar boas promoções e descontos que realmente sejam valiosos. 

111) Vá a um restaurante legal, mas peça algo com um preço acessível

Você não precisa se privar de alguns luxos, como ir em um restaurante mais caro e legal. Reserve um dia no mês para aproveitar esse passeio e peça algo que caiba no seu bolso. É possível comer bem e se divertir sem gastar muito. 

112) Dividir o aluguel com um amigo pode ser legal

Se você é estudante ou mora sozinho e tem quartos sobrando em casa, porque não dividir as despesas? Alugue o quarto extra para um amigo, pode ser uma experiência diferente e que compensa para ambos. 

113) Mudar para um lugar mais barato de aluguel pode ser interessante

Moradia é algo indispensável, mas você não precisa morar no principal ponto da cidade sem ter condições para isso. Busque um lugar cujo o valor do aluguel é mais acessível e que cabe no seu orçamento. 

Nem sempre a região mais cara é a mais segura ou que tem os melhores imóveis. 

114) Na hora de abastecer o carro: álcool ou gasolina?

Que o combustível é um gasto elevado a gente sabe, mas se o carro for flex dá para balancear o custo. Na gasolina o carro desenvolve mais e tende a rodar mais kms, mas é interessante encher o tanque com ela quando for pegar estrada. Para o dia a dia, dê preferência ao álcool que é mais econômico.

115) Na hora de fazer a festa do filho, que tal um modelo mais caseiro?

Ninguém quer deixar passar esse dia em branco, mas quando pequenos eles mal entendem o que está acontecendo, certo? Você pode fazer uma festa no estilo mais caseira, sem precisar contratar um grande buffet ou salão. 

Aposte em DYI para decorar e criar lembrancinhas, preparar docinhos, guloseimas e bolo em casa. Sai mais barato e pode ficar tão bonito quanto feito no salão, sem contar o carinho que só os pais têm para preparar tudo.

116) Faça parcelamentos menores

Às vezes não temos como fugir do parcelamento, então, quando for o caso, prefira prazos mais curtos. Você não precisa dividir em 12x só para deixar a parcela menor se consegue pagar em 2 ou 3. 

Além de não comprometer o cartão de crédito por um longo período, também consegue fugir dos juros. 

117) Cortar com muita rigidez

Um dos maus de quem está tentando economizar dinheiro e fazer cortes muito intensos nas despesas, gerando um efeito contrário. Você precisa cortar sim, mas nada muito exagerado e de uma só vez. 

118) Faça a sua própria faxina 

Você pode cortar alguns serviços terceirizados, como a diarista e tomar essa função para si. Principalmente a profissional vem a sua casa diversas vezes na semana. 

119) Se tiver VA use para fazer mercado

O vale-alimentação é um benefício que pode ser usado no supermercado e ajudar de maneira efetiva nas despesas da casa. Com esse auxílio, você pode realizar as compras sem mexer no salário. 

120) Sempre reveja seus planos

É muito importante ter um planejamento financeiro, mas ele não precisa ser permanente. Estipule prazos para rever seus planos e reorganizar as finanças, de modo a sempre consertar o que não tem dado certo. 

Essas são as nossas dicas para você que quer economizar dinheiro e não consegue. Agora não tem mais desculpas para ficar no vermelho e se ficou em dúvida sobre alguma orientação, deixe seu comentário que a equipe do Plusdin te ajuda.