Como economizar dinheiro: dicas e sugestões para melhorar sua vida financeira

Aquele que consegue economizar dinheiro está a um passo de se livrar de possíveis dívidas; você consegue?

Por: admin em 12/04/2021
Como economizar dinheiro: estratégias simples são capazes de tirar sua conta do vermelho

É aquela velha história. Você jura que dessa vez vai focar nas suas finanças pessoais e começar a economizar dinheiro, seja para comprar, investir ou alcançar um objetivo pessoal.

Daí chega a segunda-feira e você monta aquela planilha bonita, para preencher com suas contas e salário e daí em diante, começar a poupar. 

Seu planejamento não dura nem dois dias. E você não sabe como economizar dinheiro. Geralmente, essa decisão é tomada de repente e por isso não se sustenta ao longo dos dias. A intenção de poupar tem que ser algo racional e consciente

Você não sabe como economizar dinheiro? Bom, muita gente também não. Você não está sozinho. Aqui nesse artigo você vai aprender um pouco sobre como economizar dinheiro e usar o seu salário da melhor maneira possível, sem passar sufoco. 

Eu não consigo economizar dinheiro, o que faço?

É aquela velha história. Nunca temos dinheiro suficiente para realizar todas as coisas que queremos. Economizar, investir, é coisa de quem tem dinheiro sobrando e não precisa lidar com um milhão de contas. Tudo isso é balela.

É possível sim economizar dinheiro, nem que seja pouco.

É importante entender também que economizar não é só grandes quantias. Qualquer centavo conta na hora de fechar o mês. Quando você avaliar os seus primeiros resultados, verá que cada tostão poupado faz uma grande diferença. 

A primeira lição a ser aprendida é que economizar dinheiro não te deixará rico da noite para o dia. Existem dois objetivos principais quando o assunto é poupar: ou você quer comprar/investir em algo ou quer ter uma vida financeira mais flexível, sem comprometer todo seu salário. 

A primeira coisa que você precisa observar quando decide guardar um dinheiro é a dívida. Se você possui alguns débitos que precisam ser encerrados, é a partir daí que começa todo o planejamento financeiro. 

Então, tenha em mente que, economizando dinheiro você:

  • Pensa duas vezes antes de comprar qualquer coisa;
  • Evita de fazer dívidas a toa;
  • Tem mais clareza para que quer gastar seu dinheiro;
  • Garante uma reserva de emergência;
  • Compra o que realmente vale a pena para você e para sua vida.

Dívidas: como elas podem te ajudar a economizar dinheiro

Engana-se quem pensa que as dívidas são aquelas contas mirabolantes que sujaram o seu nome algum dia e você não tem como pagar. As dívidas são todas aquelas presentes no dia a dia, seja a conta de luz, internet, tudo aquilo que compromete a sua renda de alguma forma. 

As suas dívidas podem ser aliadas da sua economia. Se você possui débitos realmente grandes, talvez seja o momento de negociar uma forma de pagamento mais branda, ou até mesmo um bom desconto. Dívidas que possuem muito tempo acabam diminuindo muito na hora das negociações.

Para se livrar das dívidas você pode:

  • Tentar reduzir custos;
  • Procurar alternativas  mais baratas na hora de fazer compras;
  • Não comparar suas finanças com nenhum conhecido;
  • Tentar sempre comprar à vista;
  • Não comprar nada por impulso.

 Agora, vamos falar sobre as dívidas do seu dia a dia

É preciso analisar suas contas profundamente e anotar todos os seus gastos recorrentes. Quais seriam eles? Aluguel, contas da casa como luz, água, internet, essas coisas. As dívidas podem ser divididas dessa forma, para você visualizar onde pode economizar.

Depois, anote as dívidas que são mais variáveis, como aquelas que estão no seu cartão de crédito, compras do mercado, etc. 

É a partir daqui que você vai descobrir como economizar dinheiro. Contas fixas geralmente não variam o valor, mas sempre é possível mudar alguma coisa. Ao estudar suas dívidas, você vai descobrir que aquele plano de internet na verdade é desnecessário nessa modalidade ou vai descobrir um mais barato. Se for possível, tente diminuir o valor das contas dessa forma. 

As contas de consumo também podem ser balanceadas, mudando um pouco a rotina da casa, para que os valores venham ainda menores. 

Já com as contas variáveis, veja o que realmente é necessário. Existem compras realizadas no seu cartão de crédito que podem ser eliminadas. Se você possui algum parcelamento e quer economizar dinheiro, é o momento de quitá-lo e tentar fazer suas compras somente à vista. 

Economizar dinheiro: e o que fazer com o dinheiro poupado? 

Todo mundo que está na busca por economizar dinheiro está pensando em algum objetivo. O dinheiro que sobra no final do mês não deve ser somente guardado. É nesse momento que você vai mergulhar um pouco mais no universo do mercado financeiro. 

É necessário entender como os investimentos funcionam. Hoje, não é mais recomendado deixar o seu dinheiro guardado na poupança. Para isso, existem outras formas de fazer o seu dinheiro render de alguma forma, seja em investimentos de renda fixa ou variável. Escolha a melhor para você, de acordo com o seu perfil. 

Nesse artigo, clicando aqui, você acessa um conteúdo nosso mais detalhado sobre como montar o seu planejamento financeiro. 

Dinheiro parado é um erro. Por isso, não opte pela poupança e nem o deixe parado na conta corrente. Aliás, aqui vai uma dica de ouro. Você pode poupar também trocando o seu banco. 

Geralmente, alguns cobram uma taxa de manutenção mensal. O valor é baixo, mas pode fazer diferença no final das contas. Existem bancos que não cobram taxa alguma para que você guarde o seu dinheiro. 

Ferramentas úteis para economizar dinheiro 

No mundo moderno e dos smartphones, fica muito mais fácil encontrar ferramentas para te ajudar a economizar dinheiro. Invista em apps que vão te ajudar a manter a sua organização financeira em dia.

Atualmente, os apps oferecem integração com suas contas bancárias e emite relatórios para você acompanhar a movimentação do seu dinheiro. Outras opções do mercado também te ajudam a escolher os melhores investimentos. 

Para avançar ainda mais no seu projeto de economia, é interessante acompanhar canais do YouTube sobre o tema. Se você preferir, também pode investir em algum curso da área ou ler livros sobre educação financeira.

Existe muito material disponível sobre essa área, tudo para facilitar ainda mais o seu projeto de economizar dinheiro. 

Use todas as ferramentas disponíveis ao seu favor. Dessa forma, você conseguirá organizar melhor o seu dinheiro, te ajudando a economizar ainda mais. 

Economizar dinheiro é liberdade

Se você pensa que só ter muito dinheiro te dará liberdade, está enganado. É economizando que você se tornará cada vez menos refém da sua grana. Assim, você conquistará a sua tão sonhada liberdade financeira.

Ter liberdade financeira significa:

  • Viajar;
  • Fazer planos de comprar uma casa;
  • Construir um patrimônio para seus filhos;
  • Ter uma velhice tranquila.

E lembre-se: economizar não é o único passo nessa jornada. Se você quer saber como ter a sua liberdade, também preparamos um artigo especial sobre o tema. Acesse Plusdin e saiba mais!