Como fazer um financiamento de moto?

Por: Ariane Terrinha em 09/02/2021
moto vermelha na estrada - financiamento de moto

Comprar uma moto é sempre um bom negócio. Além de ser um meio de transporte econômico, seu valor é muito mais acessível do que um carro, e você pode quitar seu financiamento rapidinho!

Falamos sobre financiamento porque se você ainda não tem o dinheiro para pagar sua moto à vista, essa é a maneira mais rápida de sair da loja com a sua moto na mão, e já aproveitar sua conquista.

Quer saber quais são os pré requisitos e quanto tempo demora para aprovar seu financiamento de moto? Vem com a gente que vamos te responder essas perguntas.

O que é um financiamento?

Quando uma pessoa decide comprar uma moto, imóvel ou carro, ela pode optar pelo pagamento financiado.

Ele funciona da seguinte maneira: a instituição financeira quita o seu bem com o vendedor à vista, e você se torna responsável por pagar esse valor parcelado diretamente para esta instituição. É uma espécie de empréstimo.

Por meio de um contrato, você escolhe o que deseja comprar, a quantidade de parcelas e o valor de cada prestação.

Ainda é possível visualizar os juros que irá pagar por esta operação, e após dar uma entrada como garantia, já pode levar seu bem pra casa antes mesmo de terminar de pagar!

É claro que existem financiamentos que não cobram a entrada, mas saiba que o valor de juros desses será mais caro.

Na maioria das vezes, são cobrados juros nas parcelas proporcionais ao tempo que você estará quitando o financiamento. Ou seja, quanto mais parcelas, maiores são os juros. Veja como é um financiamento de moto.

Como funciona o financiamento de moto? Passo a passo

Vamos imaginar que você vai financiar uma moto.

1 – A primeira coisa que deve fazer é escolher seu veículo e solicitar crédito para seu banco.

2 – Após passar por uma análise financeira, você saberá se foi aprovado ou não.

3 – Se a resposta for positiva, já é possível negociar a quantidade e o valor das parcelas, se vai ter entrada ou não, tudo isso com o banco.

4 – Hora de assinar o contrato

5 – Agora você vai na concessionária e leva a sua moto pra casa.

6 – Depois disso, todos os meses você se compromete a pagar a parcela referente ao seu negócio, até que o prazo do contrato esteja quitado.

Qual o melhor banco para financiar uma moto?

Atualmente existem várias instituições financeiras que oferecem este serviço. O ideal, seria que você entrasse em contato com o banco que já tem relacionamento, assim fica mais fácil negociar taxas de juros e prazos.

Se quiser saber as instituições mais procuradas no Brasil, veja a lista abaixo:

  • Caixa Econômica Federal

Juros mensais: A partir de 1,49% ao mês

Valor financiado: até 80% do valor da moto

Prazo de pagamento: Até 60 meses

  • Bradesco

Juros mensais: em média 5,34%

Valor financiado: até 90% do valor da moto

Prazo de pagamento: Até 36 meses

  • Banco do Brasil

Juros mensais: Não informado

Valor financiado: Até 100% do valor da moto

Prazo de pagamento: Até 48 meses

Perguntas frequentes

Leia abaixo as principais perguntas sobre financiamento de moto que separamos para você.

Quanto tempo demora para aprovar o financiamento?

Assim como a taxa de juros e o número mínimo exigido para o score, o banco tem toda autonomia para determinar em quanto tempo dará a resposta ao possível cliente que deseja fazer um financiamento.

Mas, no financiamento de moto, geralmente o tempo de aprovação é de 1 a 7 dias úteis.

Como o simulador de financiamento de moto pode ajudar?

Através do simulador de moto, é possível visualizar o quanto estará pagando na sua moto no fim do processo e qual o melhor prazo para te proporcionar as parcelas que cabem no seu bolso.

Geralmente, essas simulações são feitas na própria instituição financeira, antes de assinar o acordo de financiamento. Entretanto, muitos bancos hoje oferecem essa possibilidade online também, para facilitar ainda mais a sua tomada de decisão.

Quanto de score preciso para financiar?

Os bancos sempre vão fazer uma análise do seu perfil de crédito antes de conceder um financiamento para você e, na maioria das vezes o valor mínimo dessa pontuação é de 700.

É claro que este número não é tabelado e alguns bancos podem optar por aumentá-lo ou diminuí-lo, de acordo com a sua política interna de concessão.

Caso você não saiba, um bom score transmite à instituição de crédito a ideia de que você é um bom pagador, e contém poucos riscos de se tornar um inadimplente no negócio.

É possível fazer o financiamento de moto usada?

Assim como imóveis e carros, o financiamento de moto usada é totalmente permitido, e muito usado, aliás. No entanto, na maioria das vezes essa forma de pagamento vai demandar uma entrada grande, como 20% do valor total, por exemplo.

É importante saber que quanto mais nova a moto que você quer comprar, maiores são as chances de conseguir um financiamento de 100% do valor do veículo.