Como funciona um seguro de vida? Vale a pena?

Em casos de invalidez permanente ou morte, o seguro de vida traz tranquilidade e estabilidade

Por: Da Redação em 30/08/2021
como funciona um seguro de vida

A maioria de nós já pode ter pensando no seguro de vida como uma segurança e um conforto financeiro apenas para os beneficiários do seguro em caso de morte. Porém, o seguro de vida é bem mais que isso e pode ajudar até em tratamentos de doenças como o câncer. E será que vale a pena ter um? Neste texto vamos te explicar como funciona um seguro de vida!

Como funciona o seguro de vida?

Conforme explica a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro, o seguro de vida é um seguro da categoria de pessoas. Estes seguros têm por objetivo garantir o pagamento de uma indenização ao segurado ou aos seus beneficiários, de acordo com as condições contratuais.

Além do seguro de vida figuram na categoria de seguro de pessoas, os seguros funeral, de acidentes pessoais, educacional, viagem, prestamista, de diária por internação hospitalar, desemprego (perda de renda), de diária de incapacidade temporária e seguro de perda de certificado de habilitação de voo.

Ainda conforme a Susep, os seguros de pessoas podem ser contratados de forma individual ou coletiva. No caso dos seguros coletivos, os segurados aderem a uma apólice contratada por um estipulante (pessoa física ou jurídica), que tem poderes de representação dos segurados perante a seguradora, nos termos da regulamentação vigente.

O que levar em conta para contratar um seguro de vida?

Para contratar um seguro de vida com uma seguradora, devidamente registrada na Susep, é importante analisar que tipo de sinistros (ocorrências) são cobertos e se isso atende às suas expectativas. Leve em conta também o valor da indenização, a ser pago em caso de morte do segurado, doença, acidente ou mesmo invalidez permanente, conforme o que foi contratado.

A cobertura mais comum é a de indenização em caso de falecimento do segurado. Essa indenização vai ser paga pela seguradora a quem o segurado tiver informado na apólice, ou seja, o beneficiário. Essa pessoa poderá ser um familiar ou outra pessoa que o segurado tiver escolhido.

Além da cobertura e dos beneficiários, o segurado também determina o valor do capital segurado, ou seja, o valor máximo para a cobertura contratada a ser pago pela seguradora na ocorrência do sinistro. No caso da cobertura por sobrevivência, o pagamento a ser efetuado ao assistido ou beneficiário, será sob a forma única ou de renda.

Outra coisa importante para se levar em conta é a parcela do seguro que deverá ser paga todo mês. A parcela precisa ser conveniente com as possibilidades do contratante, com o seu orçamento, para que não traga problemas financeiros. Afinal, a ideia é que seja um investimento para proporcionar tranquilidade e não dor de cabeça, né?. 

Assim, vale a pena fazer uma simulação pela internet mesmo (falaremos mais adiante nesse texto) ou falar diretamente com uma corretora de seguros.

Com quem posso contratar seguro de vida?

Figurando entre os mais conhecidos, o seguro de vida, como já dissemos, traz tranquilidade financeira para os os beneficiários em situação de morte do segurado. Esse produto é oferecido por diversas instituições bancárias e empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco Seguros, Itaú, Mapfre e Allianz Seguros, entre outros.

Caixa

A Caixa, por exemplo, oferece várias coberturas para o seguro de vida. Há coberturas exclusivas para a saúde das mulheres, como a de indenização em caso de diagnóstico de câncer feminino. Se confirmado o câncer de mama, ovário e útero, é garantido à segurada o pagamento em vida de 50% do valor da indenização contratada (limitado a R$ 50 mil).

Também há, na Caixa Econômica Federal, coberturas para doenças crônicas graves em estágio avançado (o seguro cobre as oito doenças que mais matam no Brasil); situações de desemprego (com isenção de pagamento da parcela do seguro durante seis meses e ainda conta com as coberturas e assistências contratadas), além de invalidez permanente total ou parcial por acidente (segurado recebe até 100% do valor que contratou).

Porto Seguro

Já a Porto Seguro, que figura entre as seguradoras mais conhecidas no País, oferece desde planos mais simples a amplas coberturas. O custo de um seguro de vida varia de acordo com as garantias contratadas e o perfil do segurado, porém a Porto Seguro oferece opções como o Vida Mais Simples, um seguro com contratação fácil e valores a partir de R$ 4. Tem ainda adicionais, como cobertura exclusiva de Despesas Imediatas e Assistência Funeral Individual gratuita.

De forma geral, a vigência de um seguro de vida é anual, com renovação pelo mesmo período. A Porto Seguro, no entanto, oferece a opção do seguro de Acidentes Pessoais Individual de Prazo Curto que pode ser contratado por um período determinado, conforme a necessidade do contratante.

Outra coisa que pode ser bastante interessante são as coberturas adicionais que o segurado pode contratar protegendo a si próprio e sua família em caso de imprevistos, como morte e invalidez.

Tokio Marine

O Seguro Vida Individual Tokio Marine oferece coberturas específicas para homens, mulheres e público sênior. Mas, como funciona este seguro de vida?

A seguradora oferece cobertura para cinco “combos” de doenças graves e disponibiliza a seus clientes coberturas de Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas (DMHO), contratos com vigência de cinco anos (necessidade de autorização para renovação do seguro somente após 10 anos), flexibilidade na indicação de beneficiários, entre outras coisas.

No Seguro Vida Mulher, por exemplo, um dos diferenciais da Tokio Marine é a indenização por incapacidade temporária para afastamentos causados por acidentes e doenças como lesão por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), lesão por traumas cumulativos (LTC) e hérnia.

Como funciona a cotação de seguro de vida online  

A cotação online de seguros de veículos é um dos mais procurados. Entretanto, o mesmo processo pode ser feito para o seguro de vida,.

A Porto Seguro, por exemplo, oferece cotação online para seguros de imóveis, pessoas e veículos. Já a Bradesco Seguros oferece também seguros de vida, saúde, residencial, patrimonial, auto, entre outros. 

A Tokio Marine, a Mapfre Seguros e Itaú Seguros também são outras opções bem consolidadas no mercado para você fazer suas cotações de forma segura. Boa pesquisa e bons negócios!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*