Planilha de gastos: tudo o que você precisa saber sobre

Por: Ariane Terrinha em 09/06/2021
Planilha de gastos: tudo o que você precisa saber sobre

Educação financeira é algo essencial em nossas vidas! Com ela, a gente evita os custos exorbitantes, resiste às compras por impulso e tem um planejamento consolidado que nos aproxima de nossos objetivos. Neste processo, uma boa e organizada planilha de gastos é fundamental, para que você não se perca nas contas do dia a dia!

Por este motivo, nesta publicação iremos mostrar para você o quanto ela é importante e, principalmente, como você pode organizar a sua própria planilha. Assim, independentemente de quais sejam os seus objetivos financeiros, você terá uma poderosa aliada para começar a poupar, agora mesmo, já pensando em seu futuro!

Ficou interessado? Já havia pensado em montar uma planilha de gastos, mas não sabia bem como fazer? Então, continue por aqui! Na sequência, a gente te mostra tudo o que você precisa saber para montar a sua própria planilha de gastos e, desta forma, não se perder mais nas contas! Continue com a gente! Boa leitura!

O que são e como funcionam as planilhas de gastos?

Por meio da planilha de gastos, você agrega mais disciplina financeira à sua vida. O controle é necessário, por exemplo, para identificar as áreas nas quais o descontrole é maior, bem como os desperdícios. Dessa maneira, você evita o surgimento (ou o acúmulo) de dívidas, bem como favorece o planejamento e a realização de um ou vários objetivos, seja em curto, médio ou longo prazo.

Só que, na teoria, isso parece mais fácil do que é. Afinal de contas, uma boa planilha de gastos deve levar em consideração as suas características, objetivos e as pequenas metas, por exemplo, não podendo ser algo completamente genérico.

Para isso, a gente vai ajudar com a orientação de como você deve desenhar a sua própria planilha, para que você dê os primeiros passos para compreender, de forma clara e efetiva, a sua realidade financeira!

Como montar uma planilha de gastos?

Ao criar a sua própria planilha de gastos, a gente recomenda que, em primeiro lugar, você tenha um planejamento bastante detalhado. Com base nele, você entende, de maneira mais clara, quais são os seus custos e também a sua renda mensal.

Dividi-los, é o primeiro passo para saber exatamente da onde vem os seus recursos e para onde eles são destinados, ao longo do mês. Em seguida, com a sua planilha de gastos recém-criada, é possível dividi-la da seguinte maneira:

  • Crie uma lista de gastos por temas, como habitação (aluguel e contas de luz, água etc.), automóvel (IPVA, combustível e manutenção) e compras (supermercado e açougue), entre outros;
  • Estabeleça um equilíbrio nas contas por meio de teto nos gastos em cada tópico. Em automóvel, por exemplo, proponha um limite de R$ 300 e cuide para não ultrapassar essa meta;
  • Registre todos os gastos (todos, mesmo) na planilha. Lembre-se de adicioná-los no tema correto para saber o quanto você tem gastado em cada aspecto da sua vida;
  • Considere o que fazer caso os gastos tenham extrapolado em um dos tópicos (como reduzir o teto de outro tema para cobrir esse custo extra).

Agora que você já sabe como montar a sua planilha de gastos, a gente vai te explicar como você pode fazer, para organizá-la de maneira eficiente!

Como manter os gastos pessoais sob seu total domínio?

Como a gente já destacou, anteriormente, não basta registrar tudo sem, antes, ter um planejamento financeiro que permita o uso estratégico dos gastos anotados e, assim, alcançar objetivos e evitar o acúmulo ou mesmo o surgimento de dívidas na sua vida. Para tanto, confira algumas dicas que a gente separou sobre o assunto:

Planeje um tempinho de cada dia para o controle de gastos

Pode ser pela manhã, antes de ir ao trabalho, ou mesmo como a última atividade antes de ir para a cama. O importante é que você dedique um tempinho que seja para anotar os gastos. Afinal de contas, quanto mais você negligenciar essa atividade, mais os dados vão se acumular. E isso pode reduzir a disposição em fazer o trabalho inteiro de uma só vez.

Sem falar que, para manter o controle de suas despesas, é importante que a planilha de gastos esteja sempre atualizada. De que outra maneira você vai saber se está mantendo as metas estipuladas em cada tópico?

Crie uma reserva financeira

Além dos custos mensais, aproveite para calcular um pouquinho de sua renda para anotar na planilha de gastos e, assim, fazer sua reserva financeira. Isso porque, esse exercício pode ser benéfico de muitas formas, tais como:

  • Ajuda a cobrir eventuais gastos extras em algum dos tópicos de sua planilha;
  • Valoriza a sua renda, caso seja aplicada em algum tipo de investimento;
  • Gera segurança contra imprevistos e gastos emergenciais de todo tipo;
  • Gera mais educação financeira para você e toda a sua família.

Com a reserva de emergência, você tem uma poderosa aliada para manter as finanças em dia.

Identifique gastos desnecessários

Ao acompanhar a sua planilha de gastos, lembre-se de observar não apenas os números, mas as circunstâncias por trás deles. Por exemplo: um jantar fora, no meio da semana e que contribuiu para extrapolar os custos em determinado mês.

Com a planilha, você passa a analisar melhor os próprios hábitos. Assim, caso você tenha uma meta financeira em médio ou longo prazo, pode recorrer a esse documento para identificar onde é possível estancar mais custos e, consequentemente, aumentar a economia ao longo do mês.

Onde criar e manter a planilha de gastos?

Você tem algumas opções que se diferenciam pela facilidade de elaboração e manutenção, e também para agregar mais praticidade aos seus dias.

A primeira delas é por meio do uso manual de planilhas, em softwares especializados. Embora seja rápida, a alternativa não é a mais recomendada porque não oferece tantos recursos personalizáveis — caso a pessoa não domine as técnicas e recursos da ferramenta.

Outra opção é utilizar planilhas de gastos, disponíveis na Internet. Por meio delas, você pode ter uma série de alternativas para automatizar os dados e obter uma visão mais abrangente dos seus custos.

Para te ajudar, nós do Plusdin criamos uma planilha bem simplificada para você acompanhar todos os seus gastos mensais e entender para onde vai o seu dinheiro. Clique no botão abaixo e faça o download!