Como usar o cartão de crédito para acumular milhas aéreas?

Como usar o cartão de crédito para acumular milhas aéreas?
Por: Da Redação em 09/02/2021

Quem não curte viajar? É um dos maiores prazeres do mundo, certo?! Porém, você sabia que pode até mesmo viajar de graça, acumulando pontos e trocando por milhas? Não?! Pois saiba que pode fazer isso tudo utilizando seu cartão de crédito.

Neste post vamos lhe explicar como você pode utilizar seu cartão de crédito para acumular milhas aéreas e qual é a melhor forma de fazê-lo. Então, aperte o cinto e venha conosco, e entre para o maravilhoso mundo das milhas aéreas.

O que são milhas aéreas?

Milhas aéreas nada mais são do que o nome dado pelas companhias aéreas para a pontuação acumulada em seus programas de fidelidade. Esses, por sua vez, foram criados para fidelizar e estreitar o relacionamento com os clientes.

Outrora, cada vez que você voava pela companhia de determinado trecho, acumulava pontos que poderiam ser trocados por passagens e hospedagens futuras. Porém, esses benefícios fizeram tanto sucesso que foram estendidos para quando você compra produtos e serviços.

Não à toa, eles se associaram com os programas de fidelidade de cartões de crédito, que geram pontos à medida que o cliente os utiliza em suas compras.

Como funciona um programa de milhas?

Basicamente, um programa de milhas consiste em você cadastrar seu cartão de crédito do seu banco no programa de fidelidade de sua companhia aérea favorita. Assim, conforme ir utilizando seu cartão, você passa a acumular pontos que serão automaticamente redirecionados para seu programa de relacionamento favorito cadastrado.

Quando você, enfim, acumular uma quantidade suficiente de pontos, você poderá trocá-los por uma nova passagem aérea ou por hospedagem. Além disso, dependendo do programa de fidelidade, é possível trocar por outros produtos e serviços.

Como acumular milhas no cartão de crédito?

Logo após esse cadastro e associação, o cliente já poderá começar a acumular milhas. As formas mais comuns são:

  • Fazendo compras constantes com seu cartão de crédito;
  • Viajando pela companhia aérea do programa;
  • Comprando em lojas parceiras dos programas (costuma a ter pontuação maior);
  • Assinando clubes dos programas de fidelidade;
  • Aproveitar promoções para transferência de pontos.

Como fazer o resgate e viajar com milhas?

Ao ter o saldo suficiente para trocar suas milhas por passagens aéreas, basta contactar seu programa de fidelidade cadastrado e escolher qual tipo de destino deseja (e que esteja ao seu alcance).

Bandeiras do cartão de crédito e programas de milhagem

Vale lembrar que o número de pontos acumulados varia de acordo com o seu cartão de crédito. Geralmente, conta-se a partir de um ponto para cada dólar gasto. Porém, esse número pode crescer, de acordo com sua variante de cartão de crédito.

As bandeiras, em geral, quase sempre oferecem as variantes gold, platinum e black. A última, via de regra, multiplica cada compra por 2,5, no mínimo. Alguns, como o cartão de crédito black da Credicard, oferecem cinco pontos para cada dólar gasto.

Por isso, é preciso ficar atento à sua fatura e saber quantos pontos você irá adquirir com cada variante da sua bandeira favorita. Se seu objetivo específico for acumular pontos para sua próxima viagem, pesquise bastante sobre cada uma das bandeiras e quantos pontos oferecem.

Posso vender milhas?

Você sabia que suas milhas expiram? Sim, infelizmente a maioria (pra não dizer quase todos) dos programas de fidelidade têm prazo para resgate de suas milhas. O tempo que elas valem varia de acordo com as regras do seu programa de fidelidade e com sua categoria no programa. Fique de olho e não deixe que elas expirem. Abaixo, alguns exemplos:

  • Multiplus, da Latam – 2 anos
  • Amigo, da Avianca – 2 anos
  • Smiles, da Gol – 3 anos
  • TudoAzul, da Azul – 1 ano

Atenção: Se alguma das suas estiver vencendo, você pode negociá-las.

Como vender suas milhas

Se suas milhas estão prestes a vencer e você quer negociá-las, basta acessar sites de empresas que normalmente fazem o serviço, como a Max Milhas e a 123milhas. Neles, você colocará o valor de milhas disponíveis e cotará qual é o valor pago naquele dia, já que esse índice é variável.

Após confirmar qual é a empresa mais vantajosa, basta confirmar essa transa e você receberá o valor determinado pelas milhas através de depósito em conta bancária.

Como acumular pontos em milhas e conseguir passagens aéreas baratas?

Viu que não é difícil acumular milhas para viajar? Pois bem, então escolha o melhor cartão de crédito e passe a utilizá-lo (com prudência) para o acumular pontos, que converterão em milhas no seu programa de fidelidade.

A partir desse momento, fique atento sempre às promoções e compre sempre em lojas parceiras. Ah, não se esqueça que suas milhas podem expirar. Siga nossas dicas e boa viagem!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*