Comprar ouro: vale a pena investir nesse ativo?

O ouro é um ativo que se valoriza em tempos de crise, tanto que mostrou alto crescimento desde o início da pandemia. A tendência é que continue sendo valorizado. Quer saber como comprar?

Por: Ariane Terrinha em 05/05/2021
Comprar ouro

O ouro é um objeto de desejo desde o início dos tempos. Se em séculos anteriores fazia parte da riqueza dos reis e rainhas, hoje compõe o capital de muitas pessoas e é muito procurado por investidores do mercado financeiro.

Mas por que comprar ouro vem se tornando uma tendência nos últimos tempos? 

O investimento em ouro é uma maneira de proteger o patrimônio em tempos de crise e garantir uma excelente renda a longo prazo.

No entanto, é importante entender como funciona esse tipo de aplicação e o que deve ser feito para comprar ouro nos dias de hoje. 

Para tirar todas as dúvidas em relação a esse investimento, preparamos este texto explicando tudo o que você precisa fazer para comprar ouro e fazer e garantir um excelente retorno financeiro. 

Comprar ouro: o investimento é rentável? 

O ouro foi o ativo que mais demonstrou crescimento em um período de dez anos. Um dos motivos que tornam o metal um grande sucesso de aplicação é que ele é visto como uma excelente reserva de valor. 

Por esse motivo, em épocas de crise (guerras, colapsos financeiros, pandemias etc.), os investidores buscam por esse ativo a fim de proteger suas carteiras. 

A busca pelo ouro vem se tornando uma tendência nos últimos anos, sobretudo depois da crise financeira de 2008, tanto que desde esse período apresentou um crescimento de aproximadamente 600%. 

No ano passado, em razão da pandemia, o investimento mostrou um crescimento considerável, valorizando 49,19%. E a tendência é que neste ano (2021) o ouro continue sendo valorizado. 

Mas por que o ouro se valoriza em tempos de crise? 

Como se viu, comprar ouro é um bom investimento pelo fato de apresentar uma grande valorização em tempos de crise. Mas por que isso ocorre? Quais fatores interferem nessa valorização? 

O ouro é um objeto muito valorizado e é utilizado como reserva de valor. E em períodos de crise financeira e instabilidade da economia, os investidores optam por fazer aplicações mais seguras com a finalidade de proteger o patrimônio. 

Por esse motivo, eles recorrem à aquisição do ouro, uma vez que o metal oferece essa segurança. 

A razão é simples: o ouro tem um estoque mundial limitado a cerca de 170 mil toneladas. Nesse ponto, seguindo a lógica da oferta e da procura, quanto mais se busca ele, mais seu preço se eleva. 

Comprar ouro é indicado para qual tipo de investidor?

O ouro é um ativo sugerido para investidores com perfil mais conservador e que desejam obter rendimentos a longo prazo. Isso porque essa aplicação tende a ser mais valorizada com o passar dos anos, sobretudo em épocas de crise. 

É importante destacar que o ouro deve ser visto como um ativo que complementa a carteira de aplicações, e não como o ativo principal. E a sua finalidade é proteger o patrimônio (hedge). 

O ideal é que o investimento em ouro seja de 5% a 10% do patrimônio. 

Outros fatores que interferem no preço para comprar ouro

Além da situação econômica, há outros fatores que interferem no preço do ouro. Por isso, é importante entender essas condições e escolher o momento mais viável para comprar ouro. 

Dólar 

O ouro tem sua cotação ligada ao dólar. Por isso, o valor da moeda norte-americana influencia diretamente no preço do metal. Ou seja: dólar alto = ouro alto, dólar baixo= ouro baixo.

Inflação 

O ouro é um ativo que funciona como proteção contra a inflação alta. Desse modo, em períodos de queda do valor da moeda, os investidores buscam por investimentos mais seguros.

Em consequência disso, o valor do ouro apresenta crescimento. 

Taxa de juros

Tanto as taxas de juros quanto as baixas influenciam na cotação do ouro. Quando elas estão em baixa, os investidores reduzem as aplicações em ativos de renda fixa e renda variável, já que esses investimentos passam a oferecer pouco retorno.

Com isso, o preço do ouro torna-se mais alto. 

Por outro lado, quando os juros estão mais altos, o preço do ouro tende a diminuir. 

Quais são as vantagens de comprar ouro? 

Uma das vantagens de comprar ouro é que ele é um ativo valorizado com o tempo. Além disso, é um investimento de alta liquidez e pode ser retirado em dinheiro no momento em que necessitar. 

Outro fator favorável à aquisição do metal é a proteção que oferece em relação à inflação. Portanto, em épocas de inflação, o valor do ouro será mais alto. 

Quais as desvantagens de comprar ouro? 

Embora tenha muitos pontos positivos, comprar ouro em determinados períodos, dependendo dos fatores que exercem influência na cotação, pode ser uma desvantagem. 

Em épocas de juros mais altos e redução da inflação tornam o metal menos atrativo. 

Afinal, como comprar ouro? 

Há três formas diferentes de comprar ouro. Uma delas é através de Contratos Futuros na BM&F Bovespa. Para isso, é necessário contratar uma corretora credenciada pela Bolsa de Valores. 

As compras podem ser feitas a partir de negociações de contratos, que podem ser fracionários (0,025 g a 10 g) ou cheios (10 g). 

Outra maneira é comprar ouro em barras. Nesse modelo, as barras são lacradas e devem ser feitas por meio de corretoras autorizadas pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Imobiliários (CMV). 

Também é possível comprar ouro a partir dos fundos de investimentos em ouro. Esse modelo é o mais acessível e menos burocrático, já que é realizado por um gestor (do fundo) especializado no assunto. 

Vale a pena comprar ouro, então? 

O ouro é um modelo de investimento muito rentável que pode garantir um excelente retorno. Entretanto, como destacamos ao longo do texto, ele depende de diversos fatores que interferem na sua cotação. 

Como o atual cenário econômico é de dúvidas, o ouro mostra-se como um excelente investimento com capacidade de geração de lucro. 

Gostou do texto? Além dele, temos outros conteúdos sobre educação financeira e investimentos. 

(Redação: Carlos Bertin)