Consórcio imobiliário: vale a pena? Descubra as vantagens e desvantagens dessa modalidade

O consórcio é uma modalidade de compra bastante popular no Brasil, mas você sabe se realmente vale a pena contratar um? Descubra com a gente

Por: Ariane Terrinha em 07/08/2021
consórcio imobiliário vale a pena

Quando o assunto é a conquista da casa própria, muitas pessoas se perguntam se o consórcio imobiliário vale a pena. Isso porque a modalidade de aquisição está em plena expansão no Brasil e já conta com uma série de adeptos.

Um consórcio é formado por um grupo de pessoas que se unem financeiramente em prol da aquisição de um bem de interesse comum. O que atrai tantas pessoas para esse tipo de negócio são as vantagens oferecidas, tais como a ausência de juros e a menor burocracia.

Todavia, há alguns detalhes importantíssimos que devem ser avaliados antes de assinar o contrato e entrar em um grupo de consórcio. É sobre eles que falaremos daqui em diante. Então, venha conosco e boa leitura!

Consórcio imobiliário: como funciona?

O consórcio imobiliário é uma das diversas maneiras que você tem para adquirir a tão sonhada casa própria. A principal vantagem aqui é a ausência de juros, algo que é comum em financiamentos e empréstimos bancários.

Em um consórcio, um grupo de pessoas se reúne e cada um contribui com uma determinada quantia em dinheiro ao longo de um prazo específico, criando uma espécie de poupança conjunta.

Esse montante acumulado permite que um ou mais integrantes desse grupo possa ter a chance de adquirir o bem pretendido a cada mês. Para isso, são organizadas assembleias em que ocorrem sorteios, em que todos os participantes concorrem com chances iguais.

Além dos sorteios, aqueles que estiverem dispostos a antecipar algumas parcelas podem dar lances e, assim, conseguir a carta de crédito de uma maneira antecipada, sem precisar contar com a sorte.

Essa carta de crédito pode ser utilizada para a aquisição do bem da categoria definida no contrato do consórcio, que pode ser um imóvel, um veículo, um serviço etc.

Para que todo esse processo ocorra de uma maneira organizada e eficiente, os consórcios são administrados por empresas especializadas nesse ramo. Tais empresas cobram taxas de administração de todos os consorciados para realizar esse trabalho.

Assim, apesar de não ter juros em si, o consórcio possui algumas taxas e seguros que podem tornar a parcela um pouco mais cara e, dessa forma, é preciso analisar se realmente o consórcio imobiliário vale a pena.

Como posso ser contemplado?

contemplado consórcio imobiliário vale a pena

mulher abrindo presente da contemplação do consórcio imobiliário vale a pena

Uma das principais diferenças do consórcio em relação a outros meios de compra é a necessidade de esperar a contemplação.

Diferentemente do que acontece em um financiamento, por exemplo, em que você já pode comprar o bem de imediato após a aprovação e assinatura do contrato, no consórcio é preciso ter paciência e, na maioria das vezes, contar com a sorte.

É por isso que, ao fazer uma reflexão para saber se o consórcio imobiliário vale a pena, é preciso que você tenha em mente o fato de que pode levar algum tempo até que você seja contemplado e possa, enfim, realizar o sonho da casa própria.

Assim, a principal maneira de se conseguir a tão sonhada carta de crédito em um consórcio é por meio dos sorteios mensais, que ocorrem durante as assembleias gerais ordinárias do grupo.

Contudo, quem tem um dinheirinho a mais no bolso e não deseja contar exclusivamente com a sorte pode oferecer lances durante essa assembleia, que nada mais é do que a antecipação de algumas parcelas.

Se o seu lance for o maior entre os demais oferecidos, a carta de crédito será sua e você pode continuar pagando as demais parcelas normalmente até quitar com a sua obrigação.

As regras para os lances e sorteios variam de acordo com o contrato e com a administradora do consórcio e, regra geral, é realizado um sorteio a cada mês, sendo que podem ser contempladas uma ou mais pessoas em cada um deles.

O risco aqui é de que você não tenha tanta sorte e, com isso, acabe ficando entre os últimos contemplados. É por isso que o consórcio não é uma boa opção para quem tem pressa.

Vantagens do consórcio

São muitas as vantagens de um consórcio e, por isso, listamos algumas das principais para você:

  • Menor burocracia;
  • Prazo de pagamento mais longo;
  • O valor do crédito é reajustado para manter o poder de compra;
  • É possível usar o FGTS no consórcio de imóveis;
  • A carta de crédito pode ser usada para adquirir casas, apartamentos, terrenos ou para construir ou reformar;
  • Menor carga tributária frente ao financiamento;
  • Ausência de juros;
  • Bom para quem não tem disciplina para poupar.

Desvantagens

Ao se perguntar se o consórcio imobiliário vale a pena, é muito importante ter atenção às desvantagens desse tipo de meio de compra, pois isso pode evitar uma série de dores de cabeça no futuro.

Assim, separamos algumas das principais desvantagens do consórcio. Confira:

  • É necessário contar com a sorte para conseguir a carta de crédito ou arcar com um lance que, em regra, é de um valor muito alto;
  • Você corre o risco de ser o último contemplado, logo, pode levar anos até que você possa efetivamente adquirir o bem pretendido;
  • Não há juros, mas existe taxa de administração, o que acaba gerando um custo maior nessa operação;
  • O valor das parcelas é reajustado anualmente de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), que é um indicador de inflação e pode fazer com que a parcela suba bastante, isso de acordo com a realidade econômica do país;
  • Caso você desista ao longo do percurso, precisará arcar com multas e outros descontos que podem fazer com que você perca muito dinheiro.

 Afinal, vale a pena fazer consórcio?

Agora que você já conhece os dois lados dessa moeda, já pode tirar algumas conclusões e perceber se o consórcio imobiliário vale a pena no seu caso em específico.

Por um lado, o consórcio é uma excelente opção para aquelas pessoas que não conseguem juntar dinheiro por falta de disciplina para poupar. Isso porque, para alguns, é mais fácil ter um boleto para pagar do que depositar esse dinheiro no banco.

Por outro lado, as taxas embutidas no consórcio e o fato de que você precisará contar com a sorte para conseguir comprar o tão sonhado imóvel são pontos que pesam negativamente e podem fazer com que algumas pessoas desistam desse tipo de aquisição.

Assim, o ideal é estudar sobre o assunto, observar a sua realidade financeira, o seu momento de vida e colocar em uma balança os prós e contras de fazer um consórcio para, enfim, tomar uma decisão.

E você, tem alguma dúvida sobre consórcio? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin para te ajudar a tomar as melhores decisões financeiras.