Consumidores Vão Guardar ou Investir o 13º Salário em 2020.

Estudo aponta que 38% dos brasileiros pretendem poupar mais de metade do benefício.

Por: Da Redação em 22/12/2020
Consumidores Vão Guardar ou Investir o 13º Salário em 2020.

A segunda parcela do 13º mal caiu e mais da metade dos brasileiros irão optar por guardar ou investir o dinheiro.

É o que aponta a pesquisa Boa Vista feita com cerca de 600 consumidores, de todos os cantos do Brasil.

Segundo o estudo, 27% disseram que irão guardar o benefício para o pagamento de contas do início de 2021, como IPTU e IPVA, escola das crianças, contra 26% em 2019.

Outros 25% pretendem investir o dinheiro este ano, contra 22% em 2019. 

A pesquisa ainda revela que menos consumidores vão usar o 13° salário para quitar dívidas em 2020.

o relatório da Boa Vista, 29% dos entrevistados vão usar o valor com essa finalidade, contra 33% que responderam positivamente para essa pergunta em 2019.

O Número de Poupadores Aumentou

A Boa Vista também questionou quanto do 13° os consumidores pretendem poupar.

entrevistados, 38% responderam que pretendem poupar de 51% a 100% do benefício. Eram 31% em 2019.

Em seguida, vêm os 25% que não pretendem poupar nada, uma queda na comparação com 2019, quando 31% afirmaram que gastariam todo o valor.

Além disso, 19% vão guardar de 30% a 50% do valor (eram 17% ano passado) e, por fim, 18% vão guardar até 30% do valor (eram 21% em 19).

Abaixo, vamos mostrar dicas de como você pode poupar e/ou investir esse dinheiro do 13º. Vem conosco!

O Que é o 13º Salário?

O 13º salário, também conhecido como gratificação de Natal, foi instituído no Brasil em 1962.

Ele é considerado uma remuneração extra, que é paga no fim do ano, ao trabalhador, de forma proporcional ao período trabalhado ao longo do ano.

O valor do 13º salário corresponde a um salário de um mês trabalhado na empresa. Porém, nos casos em que o colaborador tenha sido contratado durante o ano, ele receberá o valor proporcional aos meses trabalhados.

É Melhor Gastar ou Poupar Meu 13º Salário?

Observando a pesquisa da Boa Vista, logo ficamos em dúvida se devemos poupar ou gastar o 13º salário, certo?

Por isso, fomos atrás de especialistas, como o CEO da ConsigaMais+, Victor Loyola. Segundo ele, tudo depende do seu planejamento.

De acordo com  Loyola, toda a gestão deverá ser feita segundo suas expectativas e necessidades, tais quais são comumente feitas ao longo do ano.

“O 13° é um dinheiro extra, mas, na prática, ele faz parte do seu salário. O dinheiro que você recebe como 13° corresponde a 8% do seu salário, que foi poupado, de forma forçada, ao longo do ano”, explica o especialista.

Segundo ele, a forma como esse salário extra vai ser usado acaba sendo um reflexo do que foi feito durante o ano todo.

“Muita gente acaba se endividando antes do fim do ano e esse dinheiro é usado para cobrir essas dívidas, nem há o que fazer. Por isso, a decisão do que fazer com o 13° tem como base o comportamento de cada um ao longo dos 12 meses do ano”, completa

É Melhor Gastar 13º Salário ou Pagar Dívidas?

Loyola atenta que não é sempre que o melhor caminho é pagar dívidas.

“O ano da pandemia mostrou, mais do que nunca, a importância de ter reservas. Antes de quitar as dívidas, que sempre são uma dor de cabeça no nosso fluxo de caixa, é fundamental analisar se a convivência com a prestação da dívida é tolerável, se pode ser facilmente absorvida no fluxo de caixa mensal. Se a resposta for sim, passa a ser importante, já que ainda estamos em um momento de incertezas, construir uma reserva”, explica.

Onde Posso Investir Meu 13º

Se você ainda não possui uma reserva de emergência, recomendamos guardar seu dinheiro em um investimento de liquidez diária, mas fugindo da poupança e do Tesouro Direto.

Duas boas opções são: a conta digital gratuita do Nubank, que rende 100% do CDI, ou a carteira digital PicPay, que atualmente está rendendo 210% do CDI.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*