Conta digital para menor de 18 anos: o que é, por que abrir e muito mais

Veja as vantagens de ter uma conta digital antes dos 18 anos e as principais opções disponíveis

Por: Graziely Rammos em 22/04/2021
conta digital para menor de 18 anos

Já imaginou a possibilidade de ensinar aos seus filhos desde cedo como lidar com o próprio dinheiro? A opção de uma conta digital para menor de 18 anos é uma realidade e tem esse objetivo na maioria das vezes. 

Bancos tradicionais possuem contas para o público em específico, mas são acompanhadas pela burocracia das instituições. A conta digital é uma alternativa mais prática e fácil de abrir, além de ter benefícios interessantes. 

Neste artigo, você verá as principais opções de conta digital para menores e mais algumas informações sobre o assunto. 

Menor de 18 anos pode ter conta digital?

A abertura de conta para menores de 18 anos não é novidade, afinal bancos tradicionais já ofereciam essa opção. Ainda assim, muitos pais e jovens, sobretudo aqueles que estão iniciando a vida financeira, se perguntam se isso é possível. 

Neste caso, a resposta é sim, visto que existem alternativas de contas digitais específicas para esse público. 

Com a digitalização dos bancos, ficou bem mais fácil abrir a conta e resolver pendências, ampliando o acesso dos usuários. Você realiza a abertura de forma online, por aplicativo na maioria das vezes, e sem taxas. 

Sendo assim, se você tem menos de 18 ou é pai de alguém nessa faixa etária, ter a própria conta digital é uma realidade. 

Por que abrir uma conta digital antes dos 18 anos?

Atualmente, diversos bancos e fintechs contam com produtos específicos para adolescentes, o que é bastante interessante. 

Ter uma conta em seu nome antes de atingir a maioridade é uma forma de aprender, desde cedo, a lidar com dinheiro. Então, o motivo principal para abrir uma conta digital ainda jovem é a educação financeira

Através dela o usuário terá uma noção mais ampla de como administrar suas finanças pessoais e ter mais responsabilidade com dinheiro. Normalmente, os pais buscam essa alternativa para que o filho aprenda a usar a mesada com consciência. 

Também é uma necessidade para a vida profissional, já que os jovens podem atuar em programas de estágio ou menor aprendiz. 

Vantagens da conta digital para menor de 18 anos

Há boas razões do porquê ter uma conta digital antes de completar 18 anos, que entram também como vantagens para você. 

Aprender a lidar com as finanças é apenas um dos benefícios, mas abrir a conta vai muito além. 

Pelo fato de ser digital, significa que você terá facilidade para executar todos os serviços disponíveis na conta. Também é um fator importante em relação a taxas, uma vez que há opções gratuitas. Mesmo que a conta digital cobre tarifa, o valor é reduzido, outro fator que conta como vantagem. 

Veja a seguir outras vantagens que a conta digital para menor de 18 anos pode entregar. 

Economizar se tornará um hábito

É comum que jovens não tenham tanta preocupação em relação ao dinheiro, afinal tem poucas responsabilidades nessa idade. 

Por não fazer parte da própria realidade, os adolescentes ainda não têm noção de que precisam ter controle sobre as finanças. Questões como reservar parte dos ganhos e como administrar a renda só são aprendidas quando mais velhos, normalmente ao iniciar a vida profissional. 

A conta digital é uma maneira de ter essa noção e aprender a organizar as finanças, seja para um objetivo específico ou pensando no futuro. Desta forma, aos poucos, o ato de economizar se torna um hábito que levarão para o resto da vida.

Aprender sobre serviços bancários

Mesmo com as evoluções digitais tendo tornado tudo mais fácil, ainda assim precisamos lidar com serviços bancários com frequência. 

Depósitos, saques, pagamento de contas e transferências são atividades rotineiras quando adultos e podem ser aprendidas ainda jovens. Além disso, há o lado burocrático da coisa, afinal existe outros serviços que utilizamos menos, mas podem ser necessários como:

  • Empréstimos;
  • Financiamentos;
  • Consórcios;
  • Cartão de crédito;
  • Encargos e tarifas e
  • muito mais. 

Então, ter uma conta digital para menor de 18 anos é um treino para a vida financeira, sobretudo na hora de se relacionar com banco. 

Você aprende desde cedo como funciona esse universo, o que ele possibilita, quais são seus direitos e deveres. No futuro, será mais difícil entrar em situações complicadas por já conhecer como as coisas funcionam. 

Quais bancos oferecem conta digital para menor de 18 anos?

Como já dito, alguns bancos disponibilizam contas digitais específicas para esse público. O de maior destaque é o Inter, pioneiro quando o assunto são serviços pensados para menores de 18 anos. 

No entanto, há outras opções de instituições que também trabalham com conta digital para menor de 18 anos. Você conhecerá as principais a seguir, começando pelo Banco Inter, cujo serviço é mais conhecido. 

Banco Inter

A Conta Kids do Banco Inter é uma opção para menores de 18 anos totalmente gratuita e completa. Ela oferece tudo que a conta digital convencional dispõe, porém é específica para crianças e adolescentes. 

Desta forma, ela pode ser aberta visando educação financeira ou uma reserva para o futuro do jovem. Por isso, oferece a possibilidade de investir na renda fixa e em diversos fundos de investimento, inclusive a previdência privada. 

Essa opção disponibiliza cartão de débito para facilitar as transações, tornando-as mais seguras. Todo o processo de abertura é pelo Super App do Inter, sendo necessários os documentos do menor e também dos pais. 

BS2

A Blu by BS2 é a opção de conta digital para menor de 18 oferecida pela instituição de mesmo nome. 

O foco do Banco BS2 também é ensinar aos jovens a lidarem com as finanças desde pequenos. Com isso, os pais podem abrir a conta e depositar a mesada lá, com data e valor fixo. 

A ideia é que eles desenvolvam a capacidade de planejar o orçamento, visando gastos e despesas em cima do valor. 

O titular receberá um cartão para uso no dia a dia e os pais são notificados a cada compra para controle dos gastos. 

Na conta digital a opção free que não tem mensalidade, porém exclui alguns serviços como transferências e reservas financeiras. Mas fique tranquilo, pois os pacotes de assinatura tem valor competitivo. 

No Blu você paga R$ 14,90 mensais e tem direito a todos os serviços, incluindo transferências para outros bancos. A opção do BS2 é mais econômica, permitindo apenas transferências entre contas da instituição, tudo por R$ 7,45 mensais. 

Next

O banco Next também apresenta uma conta digital para menor de 18 anos com foco em educação financeira. 

Chamada de NextJoy, a conta é destinada aos dependentes de correntistas da instituição. Então, é necessário ter a conta convencional para abrir a opção para crianças e adolescentes. 

O recurso mimos que faz parte da conta digital para adultos fica disponível aos jovens também. Além dele, a NextJoy também oferece outros recursos como missões com recompensas e a mesada programada. 

Todos os recursos são controlados em um app com interface exclusiva ao público jovem. Por isso, as crianças podem aprender mais sobre finanças na companhia de personagens da Disney e Marvel, tornando o ambiente mais atrativo. 

As transações são acompanhadas pelos pais e o titular recebe um cartão de débito utilizando o saldo em conta. 

Documentos necessários para abrir a conta

Normalmente o processo de abertura dessas contas é bastante similar e ocorre por aplicativo. Alguns documentos serão solicitados, tanto do menor, quanto dos país. 

Por isso, se tem a intenção de abrir uma conta digital para menor de 18 anos, pode ser necessário apresentar os seguintes documentos:

  • RG e CPF do menor e dos responsáveis; 
  • Comprovante de residência; 
  • Comprovante de renda dos responsáveis (nem sempre é solicitado).

O envio desses documentos é feito por app também, você precisará fotografá-los. Uma selfie também pode ser solicitada, neste caso do menor. 

Ficou com alguma dúvida sobre a conta digital para menor de 18 anos? Deixe sua pergunta nos comentários.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*