Corretora de seguros: o guia definitivo para escolher a sua!

A idoneidade é a primeira coisa a se levar em consideração na hora de escolher uma corretora de seguros

Por: Ariane Terrinha em 23/08/2021
corretora de seguro

Para contratar um seguro você precisa de uma empresa autorizada a vender esse produto. Essa empresa, que te conecta às seguradoras e te ajuda a escolher o seguro ideal, é a corretora de seguros. Nesse texto vamos te explicar como você pode escolher a melhor corretora, tendo o respaldo que você precisa para a necessidade que você tem!

A primeira coisa a se levar em consideração na hora de escolher uma corretora de seguros é verificar se ela é habilitada e registrada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. 

Para fazer essa checagem, basta visitar o site da Susep. Caso você descubra que a corretora não possui registro no órgão, não a contrate! 

Diferença entre corretora e seguradora de seguros

Você sabe a diferença entre corretora de seguros e seguradora? Embora “trabalhem juntas”, elas têm atividades diferentes. Vamos te explicar agora!

A corretora, como dissemos, intermedia o contato entre o cliente e a seguradora. É a corretora de seguros a responsável por ajudar o consumidor a encontrar o melhor seguro para o que ele precisa, além de acrescentar ou retirar coberturas na apólice, prestar suporte ao cliente em caso de sinistro e ainda cuidar de toda a documentação e burocracia que envolve a contratação de um seguro.

Por outro lado, a seguradora é quem paga as indenizações em caso de ocorrências cobertas na apólice e assume os riscos do cliente. É também a seguradora que disponibiliza os serviços contratados na apólice.

O que levar em consideração na hora de escolher a corretora?

Como já explicamos, não faça negócio com empresas que não possuem registro na Susep. Além disso, siga as seguintes dicas:

Consulte as avaliações da corretora em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon, ou em sites especializados como o Reclame Aqui. A reputação da empresa é muito importante para efetivar o negócio;

Além disso, peça indicação para amigos e familiares. Saber da experiência deles, inclusive das malsucedidas, é um bom termômetro para fazer sua escolha;

Durante a pesquisa, observe quais seguros a corretora oferece e se eles estão em concordância com o que você procura. Dando uma olhada no site da corretora, é possível verificar com quais seguradoras ela trabalha e, assim, checar se ela dispõe de um portfólio de produtos que vão atender às suas necessidades;

Converse com um corretor de seguros e tire suas dúvidas. Nesse momento, avalie como foi o atendimento, se suas dúvidas foram esclarecidas ou não. Esse também é um excelente termômetro para você avaliar como são os processos da corretora;

Quando escolher a corretora que melhor atenda às suas necessidades, fique atento à apólice. Revise os termos da proposta e também se informe sobre o suporte que a corretora oferece para você, seja em caso de sinistro ou qualquer dúvida que você necessite tirar durante a vigência do seu contrato de seguro.

Quais são as melhores corretoras de seguro?

Há sites especializados em informações sobre as corretoras de seguro. Neste texto vamos te dar duas opções de corretoras bem avaliadas no Reclame Aqui:

Minuto Seguros

Possui o selo RA1000, do Reclame Aqui, concedido a empresas que demonstram aos consumidores o compromisso com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca, produtos e serviços.

É possível fazer a cotação e compra do seguro de forma totalmente online. A Minuto Seguros trabalha com várias das melhores seguradoras do mercado.

Bidu Corretora

Tem uma nota considerada boa no Reclame Aqui. A Bidu é uma corretora de seguros online onde você pode cotar seguro e fazer a contratação das melhores soluções financeiras de forma descomplicada, segura e digital. Desde 2011, a Bidu descomplica o bolso e o tempo de quem quer fazer a cotação de seguro de forma personalizada e econômica. Trabalha com um portfólio diverso de seguradoras.

Outras corretoras também aparecem no Reclame Aqui, porém, sem índice de avaliação. Ou seja, não há avaliações suficientes para traçar a reputação dessas empresas. Entre essas, sem avaliação, estão a Wegman Corretora de Seguros, Prime Secure e H&H Corretora de Seguros.

O que fazer antes de contratar um seguro

O Guia de Orientação e Defesa do Consumidor, desenvolvido pela Susep, oferece dicas valiosas para você seguir antes de contratar qualquer plano de seguro. Preste atenção e faça um bom negócio!

  • Faça um levantamento e compare cada opção de seguro, sempre considerando o mesmo tipo de cobertura e o mesmo valor de capital segurado ou benefício, avaliando, também, a existência de período de carência e franquia;
  • No caso de seguro de bens, faça, ainda, uma pesquisa para saber o valor de mercado do bem segurado;
  • Leia atentamente a proposta e as condições gerais do seguro, em especial as cláusulas referentes às garantias e aos respectivos riscos excluídos, ou o regulamento do plano de previdência (se for o seu caso). Se possível, leve o material para sua residência para que você possa conhecer o produto com o máximo de detalhes;
  • Vale lembrar uma coisa: não tenha pressa. Este cuidado evitará transtornos e aborrecimentos no futuro;
  • Antes de firmar um contrato, especialmente se for um seguro de vida ou um plano de previdência, verifique se as características do produto estão adequadas às suas intenções e atendem às suas necessidades;
  • Não efetue pagamentos em dinheiro nem forneça dados pessoais ou efetue pagamentos àqueles que o solicitarem, pessoalmente ou por telefone, alegando necessidade prévia para liberação de valores de indenizações ou benefícios;
  • Cada plano comercializado pelas seguradoras, entidade abertas de previdência complementar ou sociedades de capitalização, deve ser submetido à análise e ao arquivamento pela Susep, recebendo um número identificador denominado número do Processo Susep, que deve constar de todo o material do plano, como, por exemplo: material de divulgação, proposta de contratação ou adesão, condições gerais, certificado individual, extratos, etc.

Outras dúvidas e informações, acesse o site da Susep: http://novosite.susep.gov.br