Empréstimo no cartão de crédito: como funciona? Vale a pena?

empréstimo no cartão de crédito
Por: Pamela Gaudio em 19/04/2021

Existem momentos na vida onde queremos muito adquirir algo, porém, não temos o dinheiro. Além disso, existem aquisições de altos valores que só podem ser feitas com financiamentos ou empréstimos, como é o caso de uma casa ou um carro, por exemplo.

Em escalas menores, também podemos precisar de um empréstimo para comprar um celular novo ou algo essencial para a casa, como uma geladeira.

Independente do caso, saiba que é possível fazer um empréstimo no cartão de crédito. Essa é uma modalidade de obter dinheiro bem fácil para quem precisa de uma renda de emergência. Mas vale a pena fazer um empréstimo no cartão de crédito? E como funciona? Continue com a gente neste artigo que vamos te explicar tudo. 

Como funciona o empréstimo por cartão de crédito?

O empréstimo no cartão de crédito é como se fosse um empréstimo pessoal normal, mas a diferença é que não possui boletos próprios, a cobrança é lançada na fatura. Além disso, ele não compromete o limite do seu cartão. É um empréstimo fácil de contratar, mas que requer alguns cuidados. 

Existem também cartões de crédito consignado que oferecem o empréstimo. Porém, o desconto é feito diretamente na folha de pagamento, como é o caso de aposentados e pensionistas do INSS. 

Como é feito o pagamento?

O pagamento do empréstimo no cartão de crédito pode ser feito de duas formas:

  • Lançamento direto na fatura:  as parcelas são lançadas como se fosse uma compra comum. O comprometimento do limite do cartão varia de acordo com a instituição. 
  • Débito automático: essa modalidade é uma boa opção para quem possui o cartão de crédito da instituição financeira onde está a conta-corrente. 

Posso pagar meu empréstimo com cartão de crédito?

Você até pode. Se o seu cartão oferece empréstimo sem comprometer o limite, você terá que usar um cartão diferente para pagar a dívida.

Mas como assim?? É simples. Você não pode pagar o seu empréstimo com o mesmo cartão de crédito que você solicitou. Dessa forma, você transfere a responsabilidade de pagamento para a administradora do cartão, em caso de débito. Você pode usar um outro cartão de crédito para pagar o seu empréstimo, mas não o mesmo. 

Quem pode pedir este tipo de empréstimo?

Qualquer pessoa que atenda aos requisitos exigidos pela instituição financeira ou operadora do cartão. De modo básico, pode ser importante não ter o nome sujo e possuir uma boa renda. 

Quais são os melhores empréstimos via cartão de crédito?

Os melhores empréstimos no cartão de crédito são aqueles que vão atender suas necessidades e cabem no seu orçamento. Por isso, é importante checar todas as condições e taxas de juros, pesquisando bastante antes de realizar a contratação. 

Simulação

Antes de contratar o seu empréstimo no cartão de crédito, você pode analisar as taxas de juros praticadas pelas principais instituições financeiras diretamente na internet. Mas lembre-se, é só uma média. Tudo vai depender da sua avaliação de crédito.

Confira abaixo as taxas de juros dos principais bancos para ajudar na sua escolha: 

  • Caixa Econômica Federal: 1,64% a.m
  • Itaú Unibanco: 3,46% a.m
  • Banco Inter: 1,59% a.m
  • Nubank: 4,07% a.m
  • Bradesco: 4,46% a.m

Como calcular os juros do empréstimo com cartão de crédito?

Os juros do empréstimo no cartão de crédito podem ser simples ou compostos, mas geralmente são a segunda opção. Você pode fazer os cálculos diretamente com a empresa do cartão ou usar um simulador para ter uma noção melhor.

Com os juros compostos, quanto mais tempo durar seu empréstimo, maiores serão os juros acumulados. 

Vantagens e desvantagens do empréstimo com cartão de crédito

Assim como tudo, o empréstimo no cartão de crédito também possui vantagens e desvantagens. Veja abaixo:

Vantagens

  • Liberação rápida
  • Facilidade para pagar
  • Não compromete o limite do cartão. 

Desvantagens

  • Juros mais altos do que outros empréstimos oferecidos no mercado
  • Em algumas ocasiões, o limite do cartão fica comprometido
  • Quantia menor do que em um empréstimo convencional

Vale a pena pegar um empréstimo com cartão de crédito?

Se você precisa de um empréstimo realizado no seu cartão de crédito e pretende pagar com outro, analise bem se suas finanças darão conta de arcar com todas as despesas para não virar uma bola de neve.

Mesmo oferecendo dinheiro rápido, o empréstimo no cartão de crédito só vale a pena se for para aliviar suas finanças e não comprometê-las ainda mais. Essa recomendação é baseada no fato de que os juros cobrados nessa modalidade são bem maiores do que um empréstimo convencional.

Outra desvantagem que encontramos nesta categoria é que as parcelas são bem menores do que os demais tipos de empréstimo, enquanto o valor máximo é menor.

5 Passos para fazer seu empréstimo com cartão de crédito

Se você precisa de um dinheiro emergencial e rápido, listamos os 5 passos para fazer seu empréstimo usando o cartão de crédito hoje mesmo.

  • Verifique se o seu cartão oferece este serviço: se você já é portador de um cartão de crédito, precisa verificar com o seu banco ou operadora se o seu cartão comporta esse tipo de serviço. Não são todos os cartões de crédito do mercado que oferecem essa modalidade. Por isso, informe-se.
  • Solicite: depois de descobrir se o seu cartão conta com esse serviço, é só fazer a solicitação. Geralmente você pode consultar o seu gerente, ir até à agência, ou até mesmo fazer o pedido no aplicativo ou caixa eletrônico, para facilitar o processo. 
  • Aguarde a análise de crédito: não é porque você realizou o pedido que ele já está automaticamente aprovado. Ele irá passar por uma análise que irá avaliar seu perfil, renda, melhor forma para pagamento, quantidade de parcelas, juros, etc. São pormenores que fazem toda a diferença no resultado final do seu empréstimo. Analise as melhores condições para você e se pode arcar com elas. 
  • Assine o contrato: depois de definido todo processo de pagamento do seu empréstimo no cartão de crédito, é hora de assinar o contrato. É muito importante ler o documento e tirar todas as dúvidas antes de assinar, para não ser pego de surpresa. 
  • Receba seu dinheiro: prontinho. Depois de todas as etapas, o seu dinheiro finalmente está liberado para uso. Geralmente, ele é depositado em sua conta-corrente. Se você não possui conta, verifique a melhor forma de recebê-lo junto à operadora do cartão. 

Ficou alguma dúvida sobre como realizar o seu empréstimo no cartão de crédito? É só deixar nos comentários abaixo. 

10 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*