Empréstimo com Garantia do FGTS: veja como funciona e solicite hoje o seu

Por: Keila Baraçal em 07/10/2021
Empréstimo com Garantia do FGTS: veja como funciona e solicite hoje o seu

Durante muito tempo, as pessoas com o nome sujo acreditavam que nunca poderiam ter qualquer tipo de crédito no mercado. Isso porque, para elas, essa condição implicaria em ter um pedido de empréstimo negado – o que, na maioria dos casos, de fato acontecia.

Embora o tal do nome “nome sujo” traga dificuldades para o acesso a linhas de crédito, há, hoje, algumas opções de empréstimo para negativado de maneira rápida, segura e o melhor: 100% online.

Mas atenção, antes de você seguir a leitura deste artigo, vamos apresentar uma questão simples: a não ser que você tenha sido negativado indevidamente (alguém usou seu CPF sem sua permissão, clonou seus dados etc), ter uma restrição de crédito significa que, possivelmente, você perdeu o controle de suas finanças.

No geral, quem passa por situações assim é porque gastou demais, fez muitas parcelas e não calculou direito o valor do salário para honrar com as contas de todos os mês. Tanto os pagamentos fixos, quanto os variáveis (tipo aquelas comprinhas de última hora).

Não estamos aqui para te julgar, ok? Mas só uma dica: cuidado para não solicitar um empréstimo que irá aumentar a sua dívida, piorando sua saúde financeira.

Agora sim, podemos seguir.

Antes de tudo, descubra o que é o FGTS

O FGTS, que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, é um direito garantido a todo trabalhador brasileiro contratado no regime da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT.

Todo mês, parte do salário de quem tem o registro em carteira vai para uma conta na Caixa Econômica Federal e ele só pode ser retirado mediante algumas condições específicas, que são:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria;
  • Rescisão por acordo;
  • Doenças graves;
  • Idade igual ou maior que 70 anos.

Esses são só alguns critérios para autorização do saque do FGTS. Quem não se enquadra nas regras, não pode ter acesso ao dinheiro, que fica retido até o trabalhador cumprir algum dos requisitos que citamos acima.

Um empréstimo para negativados: dá para usar o FGTS?

É possível conseguir  um crédito fácil e rápido, com uma das menores taxas do mercado, mesmo estando com o nome sujo? Sim! Hoje, isso já é uma realidade, por causa do Empréstimo com Garantia do FGTS. Uma modalidade de empréstimo ainda não muito conhecida, mas que vamos apresentar a você. Siga com a leitura.

Em linhas gerais, é o seguinte: o seu FGTS entra como garantia. Assim, não tem como você ficar inadimplente (isto é, nunca deixa de pagar o combinado com o banco) ou se enrolar nas contas.

Afinal, o que é o empréstimo com garantia do FGTS?

O empréstimo com garantia do FGTS é uma modalidade de empréstimo similar ao crédito consignado tradicional, conhecido por muitos servidores públicos e pensionistas do INSS. Nele, as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente na folha de pagamento.

E, claro, vale lembrar que as instituições financeiras podem consultar o valor total presente no fundo do trabalhador e, assim, fazer o montante como garantia de quitação do empréstimo.

Empréstimo com Garantia do FGTS: como ter acesso?

Agora que você já sabe que pode usar o seu FGTS como garantia de um empréstimo, é preciso entender como ele funciona, na prática, antes de solicitá-lo.

Para conseguir o Empréstimo com Garantia do FGTS, você precisa saber o que é o Saque Aniversário do FGTS.  Esta modalidade possibilita de sacar um percentual, anualmente, no primeiro dia do mês de seu aniversário, considerando o saldo de todas as suas contas vinculadas ao FGTS (ativas e inativas). Aqui temos  mais detalhes.

E como fazer esse procedimento de forma rápida e fácil?  É preciso habilitar o Saque Aniversário.

Isso pode ser feito através do aplicativo FGTS, disponível para iPhone e Android de forma gratuita. Se você ainda não tem conta, é rapidinho para criar a sua. Depois, basta seguir os seguintes passos:

1 – Clique em “Meu FGTS”;

2 – Selecione a opção “Saque Aniversário”;

3 – Leia e concorde com os termos;

4 – Finalize clicando em “Aderir Saque Aniversário”.

Pronto! Você já está com o Saque Aniversário do FGTS ativado. Agora vamos para o Empréstimo com Garantia do FGTS.

Empréstimo com Garantia do FGTS: quem pode solicitar?

Como dissemos, essa modalidade de empréstimo é voltada para o trabalhador que tem carteira assinada. Isto é: todo assalariado pode fazer um empréstimo com garantia de FGTS.

Solicitando o Empréstimo com Garantia do FGTS

Informação importante: o Empréstimo com Garantia do FGTS permite que você antecipe até 3 anos do seu Saque Aniversário.

Então, agora que você já sabe como fazer tem acesso ao aplicativo, é preciso autorizar que os bancos consultem o seu FGTS. Para isso, é só acessar o app e seguir os seguintes passos:

  • Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”;
  • Depois, selecione a opção “Empréstimo Saque Aniversário“;
  • Por fim, clique em “Adicionar/Alterar” e escolha o banco.

O Banco Pan, Safra e C6 Bank estão entre as melhores opções para solicitar o seu Empréstimo com Garantia do FGTS. Aliás, o Banco Pan foi o pioneiro a ofertar esse tipo de crédito de forma 100% digital.

  • No Banco Pan: o valor da taxa de juros no PAN é fixo, de 1,99% ao mês.
  • No Safra: será possível a contratação no valor de até 5 parcelas anuais do Saque Aniversário do FGTS.
  • No C6 Bank: o pagamento é automático e em parcela única, você não precisa se preocupar todos os meses

Sempre lembrando: para conseguir o Empréstimo com Garantia do FGTS, é preciso ter saldo na conta do FGTS. Além disso, o valor do empréstimo não pode ser maior que o saldo e o valor mínimo do empréstimo é de R$2 mil.

Você também precisa saber que, para solicitar o Empréstimo com Garantia do FGTS, é preciso cumprir alguns requisitos junto a Caixa Econômica Federal, mas é bem simples. Confira abaixo:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
  • Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal (não tem nada a ver com estar negativado, viu? Essa regrinha é sobre ter a sua inscrição do CPF ativa).
  • Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida;

Quais as vantagens de fazer empréstimo do FGTS?

Uma das principais vantagens desse empréstimo é a facilidade de contratação: tendo saldo compatível para solicitar o valor, qualquer pessoa pode ter acesso a essa linha de crédito e o dinheiro cai na conta sem demora.

É por isso que o Empréstimo com Garantia do FGTS tem crescido desde o seu lançamento, justamente por ser uma linha de crédito acessível e barata, sem grandes burocracias para conseguir o seu dinheiro.

A possibilidade de crédito consignado, com o uso do FGTS, trouxe alívio financeiro para diversas pessoas e uma nova chance de se colocar novamente no controle das próprias finanças.

O fato de as taxas de juros serem mais baixas é outro diferencial. Comparado ao empréstimo pessoal, o empréstimo com garantia do FGTS tem os menores juros do mercado. Leia mais sobre as taxas de juros aqui.

Além disso, se você está negativado, não precisa se preocupar, pois não terá o empréstimo recusado. 

Assim, as principais vantagens do empréstimo com garantia do FGTS são:

  • Facilidade: crédito rápido com contratação podendo ser feita até pelo celular;
  • Economia: empréstimo com as menores taxas do mercado que farão você economizar um bom dinheiro;
  • Praticidade: pagamento automático;
  • Rapidez: dinheiro na sua conta sem uma longa espera;
  • Conveniência: menos peso no seu orçamento.

Perguntas frequentes de quem quer fazer o empréstimo usando  FGTS

1) Como é feita a amortização do empréstimo?

A amortização do empréstimo será feita anualmente, mediante o débito dos recursos (disponíveis e bloqueados) da conta vinculada do FGTS no dia da disponibilização pela sistemática do Saque Aniversário, não incidindo em pagamentos mensais.

2) Consigo antecipar a liquidação do empréstimo?

Sim, é possível pedir a liquidação antecipada do contrato. É importante ressaltar que se antecipado, o contrato deverá ser liquidado com recursos próprios, não sendo possível utilizar os recursos da conta do FGTS.

3) Posso alterar a modalidade de saque aniversário para saque após a contratação do produto?

Caso tenha sido contratado empréstimo com garantia do Saque Aniversário do FGTS, a alteração da modalidade só pode ocorrer após a liquidação de todas as parcelas.

Que tal fazer um empréstimo agora mesmo com o seu FGTS?

4 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*