Empréstimo online é confiável? Como saber se estou seguro?

A dúvida é muito comum em quem procura por serviços financeiros na internet; descubra como saber se um empréstimo online é confiável

Por: Gustavo Marlieri em 05/05/2021
empréstimo online

Você alguma vez já procurou por empréstimo na internet? Muitos brasileiros têm recorrido aos empréstimos pessoais ultimamente, principalmente para quitar dívidas.

Essa popularização dos serviços financeiros digitais acaba gerando grandes dúvidas: empréstimo online é confiável? Como saber se estou seguro?

Existem diversas vantagens em se contratar um empréstimo online e, entre elas, podemos destacar a praticidade de não ter que ir a um local físico, pegar filas ou correr o risco de andar por aí com o dinheiro no bolso.

Com apenas alguns cliques no site ou no aplicativo, o dinheiro cai na sua conta. Bem mais cômodo, não é mesmo?

Contudo, quem opta por fazer um empréstimo online deve ter atenção redobrada para não cair em golpes aplicados por pessoas ou empresas fraudulentas.

Sobre isso, preparamos este conteúdo especial para apontar os principais pontos de atenção na hora de pedir dinheiro emprestado na internet. Confira.

Caro leitor, quer saber se você pode confiar no Plusdin? Confira este conteúdo!

Como funciona o empréstimo pessoal online?

O empréstimo pessoal online é uma das opções mais procuradas por quem precisa de dinheiro rápido e sem burocracia. Trata-se de uma linha de crédito bastante democrática, acessível a todas as pessoas e que conta com taxas de juros mais baixas do que o cheque especial.

Por conta disso, é uma ótima alternativa para quem precisa quitar dívidas com juros maiores.

Pedir um empréstimo online é muito simples, pois há várias empresas que prestam esse serviço atualmente. Para pedir seu crédito, basta ter em mãos os seus documentos pessoais, como identidade (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço e comprovante de renda.

A maioria das empresas que trabalham com esse empréstimo realizam uma análise de crédito para definir se aprovam ou não o seu pedido.

Contudo, há empresas que trabalham com o chamado empréstimo para negativado, que é acessível a quem tem o nome restrito junto ao SPC e Serasa.

Quais taxas podem ser cobradas nesse tipo de empréstimo?

É muito comum que as pessoas que buscam por um empréstimo online foquem apenas nas taxas de juros desses serviços. Porém, esse é um erro que pode acabar pesando no bolso posteriormente.

Isso porque o valor final do empréstimo não tem relação apenas com os juros embutidos nas parcelas, pois, a depender da instituição, outras taxas e tarifas podem ser agregadas ao crédito solicitado.

É por isso que é muito importante ter atenção ao Custo Efetivo Total (CET) da operação antes de fechar o negócio, pois é nele que estão incluídas todas as taxas e tarifas que o cliente irá pagar.

Dentre os valores mais comuns que podem encarecer o CET de um empréstimo online estão:

  • Tributos (ex.: IOF);
  • Tarifas;
  • Taxas de Abertura de Cadastro (TAC); e
  • Seguros.

Os seguros, em especial, podem fazer uma grande diferença no valor final do empréstimo, pois, a depender da instituição financeira, a taxa de juros cobrada pode até mesmo dobrar caso o cliente opte por não contratar um seguro.

Preciso pagar alguma taxa antecipada?

Não. As instituições financeiras sérias NUNCA cobram taxas ou quaisquer outros valores antecipados quando você solicita um empréstimo. Assim, se você preencheu uma proposta em algum site e foi exigido algum pagamento adiantado, isso pode ser um golpe.

Como saber se o empréstimo online é confiável? 5 Dicas para não cair em golpes de falsos empréstimos

 

1 – Verifique se o site ou aplicativo é confiável

Sites confiáveis possuem um certificado de segurança, que pode ser consultado por meio de um ícone de um pequeno cadeado que fica à esquerda do endereço da página.

Já os aplicativos devem ser baixados diretamente da loja de apps oficial de seu celular (Google Play ou App Store) e nunca devem ser instalados por fora em celulares Android.

2 – Consulte os dados e a reputação da empresa

Regra geral, o CNPJ das instituições que oferecem empréstimo online fica no rodapé do site.

Você pode utilizar esse dado e fazer uma busca no site da Receita Federal para ter certeza de que a empresa realmente existe e que se trata de uma instituição idônea.

Outra dica é buscar em sites como o Reclame Aqui, pois você poderá consultar o que as pessoas estão falando sobre a empresa e observar como ela trata as eventuais reclamações.

3 – Nunca pague valores adiantados

Nenhuma empresa de empréstimo online séria exige que seus clientes paguem valores adiantados para liberar o dinheiro.

Atitudes como essa, inclusive, são o maior sinal de que está acontecendo um golpe.

Lembre-se que as parcelas do empréstimo são pagas sempre depois da contratação e da liberação do dinheiro em sua conta.

4 – Sempre leia o contrato

Não ler o contrato de um empréstimo é um erro que pode custar caro no seu bolso.

Por isso, ao contratar um empréstimo, seja via internet ou mesmo presencialmente, sempre busque ter acesso ao contrato e leia-o.

Só assine se concordar com tudo o que está disposto ali, principalmente o CET, que deve vir descrito de forma pormenorizada no contrato.

5 – Tenha cuidado ao fornecer seus dados pessoais

Somente preencha formulários ou propostas após confirmar a idoneidade e a segurança da instituição com a qual você irá contratar o empréstimo.

Além disso, nunca forneça senhas pessoais, como as de cartões de crédito e de e-mails.

Qual a melhor empresa para empréstimo online?

Para te ajudar a encontrar o melhor empréstimo online, separamos quatro empresas sérias e seguras em que você pode confiar. Confira:

1 – SuperSim: a empresa trabalha com o inovador empréstimo com garantia de celular, que possui aprovação rápida e 100% online. Após a aprovação, o dinheiro cai na sua conta em até 30 minutos. É uma das opções mais simples e seguras para pedir um empréstimo online atualmente.

2 – Credistar: a empresa trabalha com o empréstimo pessoal usando o limite do seu cartão de crédito. A aprovação é rápida e as taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado. Além disso, todo o processo é feito de uma forma simples e segura. Clique aqui para conferir os detalhes.

3 – Creditas: a empresa trabalha com várias modalidades de empréstimo pessoal, com destaque para o empréstimo com garantia. Dessa forma, você consegue pedir valores maiores e conta com mais prazo para fazer o pagamento, mesmo se estiver negativado.

4 – Lendico: essa é uma das principais instituições de empréstimos online do mercado brasileiro. Ela trabalha com empréstimos de até R$ 50.000,00 e permite o pagamento em até 36x. Tudo isso sem burocracia. Veja aqui o que achamos da Lendico.

Conclusão

Agora que você já sabe o que fazer ao pedir o seu empréstimo online, basta pesquisar e escolher aquela empresa que oferece o dinheiro que você precisa com a melhor condição.

Tenha muita atenção para não cair em golpes e lembre-se de sempre conferir o CET da operação antes de fechar o contrato.

Seguindo essas dicas, você conseguirá um empréstimo pessoal online com muita segurança e agilidade.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin se precisar de ajuda para contratar o seu empréstimo ou clique para receber uma recomendação de empréstimo.

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*