Empréstimo para pensionista: entenda como funciona e onde solicitar o seu

Por: Pamela Gaudio em 14/05/2021
empréstimo para pensionista

Na hora do aperto ou de investir, um empréstimo pode ser a melhor solução. Existem diversos tipos de empréstimos disponíveis no mercado financeiro, que são indicados para as mais variadas situações. Se você é pensionista do INSS por exemplo, é muito fácil encontrar linhas de crédito específicas para a sua necessidade. 

Atualmente existem dois tipos de empréstimos que podem ser liberados para pensionistas do INSS, o empréstimo consignado e o empréstimo pessoal.

Conheça mais sobre eles neste artigo e o que você precisa fazer para conseguir o seu. 

Como funciona o empréstimo para pensionistas do INSS?

O empréstimo para pensionistas do INSS mais solicitado é o empréstimo consignado. Esta modalidade tem como característica altos valores de crédito e baixas taxas de juros.

Seu maior diferencial é a forma de pagamento, onde a parcela é descontada direto na folha de pagamento. Saiba mais sobre este tipo de empréstimo aqui.

Até aqui você já viu que os empréstimos para pensionista do INSS são cobrados diretamente no benefício, não é mesmo? E pra que isso aconteça, é calculada sobre a quantia que você recebe a chamada “margem consignável”, que nada mais é do que o valor máximo que o beneficiário pode pagar em uma parcela de empréstimo.

O valor da margem consignável é de 35% em relação ao valor líquido do salário ou do benefício. Logo, você pode sim ter mais de um empréstimo consignado, desde que ele esteja dentro da margem. A partir do momento que você compromete esses 35%, nenhuma instituição está autorizada a fornecer um empréstimo consignado. 

“Mas e se meu benefício estiver todo comprometido? Como eu faço”?

Calma, esse problema é muito simples de solucionar. Os pensionistas do INSS também podem pedir um empréstimo pessoal com baixas taxas, caso não tenha mais margem. Acompanhe os pré requisitos de ambos aqui embaixo.

Pré-requisitos do empréstimo consignado

  • Ser aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou até mesmo funcionário de empresa privada;
  • Ter mais de 18 anos e no máximo 80 anos;
  • Ter margem consignável disponível para o empréstimo

Pré-requisitos do empréstimo pessoal para pensionista sem margem consignável 

  • Ter mais que 18 anos e menos que 80 
  • Não possuir restrição no nome
  • Ser brasileiro ou residente no país

Além disso, os requisitos para conseguir um empréstimo pessoal podem variar de acordo com a instituição que você deseja solicitar o empréstimo. 

Quais documentos são necessários para conseguir meu crédito?

Para conseguir o seu empréstimo, você precisa reunir os documentos necessários para dar entrada na sua solicitação. Geralmente, a lista básica de documentos para um empréstimo é: 

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Renda
  • Comprovante de Residência

No caso do empréstimo consignado, você também precisa apresentar o seu número do INSS, para que seja consultado se você tem direito a fazer um empréstimo consignado.

Onde conseguir um empréstimo para pensionista?

Conseguir um empréstimo para aposentados e pensionistas do INSS é bem simples, se você se encaixa nos requisitos. Você pode procurar o banco de sua preferência, onde já é cliente, ou ir até uma financeira para dar entrada no seu pedido de empréstimo. 

No entanto, é preciso pesquisar para ter segurança na instituição escolhida. O Banco Central oferece uma lista de instituições que estão regulamentadas para trabalharem com esse tipo de serviço.

No entanto, nós podemos ajudar na sua escolha, falando sobre algumas das instituições financeiras que atuam no segmento de empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS. 

Crefisa

 A Crefisa é uma das instituições financeiras que atua no Brasil há muito tempo, desde 1964. São mais de mil pontos de atendimento e pelo menos um milhão de clientes na conta. Por conta disso, é uma instituição confiável para solicitar seu empréstimo. 

  • Sem fiador ou garantia
  • Prazo de pagamento de 24 meses (consignado)
  • Baixa taxa de juros. 

A Crefisa também trabalha com empréstimo pessoal para quem está sem margem consignável.

 Clique aqui para saber mais sobre o empréstimo consignado da Crefisa.

Itaú

O Itaú Unibanco é o maior banco privado do país e trabalha com diversos serviços financeiros, dentre eles, o empréstimo pessoal e consignado. Milhões de brasileiros utilizam os serviços do Itaú, logo, também é seguro solicitar um empréstimo no banco.

  • Segurança e flexibilidade
  • Antecipação de parcelas
  • Até 60 dias para começar a pagar 

O Itaú também oferece crédito pessoal, se você não tiver margem consignável. 

Clique aqui para saber mais sobre este empréstimo para pensionistas do INSS.

Banco Pan

O Banco Pan também atua no Brasil há bastante tempo e era conhecido como banco PanAmericano. Outra instituição confiável que você pode apostar para solicitar o seu empréstimo, seja ele pessoal ou consignado. 

  • Contratação online sem sair de casa
  • Cliente PAN ganha desconto nas drogarias São Paulo e Pacheco
  • Taxas de juros 3x menores em relação aos outros empréstimos

É seguro solicitar um empréstimo para pensionista online?

Isso vai depender da sua organização financeira. Se você conseguir manter as suas contas em dia e estudar bem o seu caso, é possível pedir um empréstimo, tanto pessoal como consignado, sem comprometer a sua renda, evitando o endividamento. 

Por isso, independente da instituição financeira que você escolher para solicitar o empréstimo, é importante que você faça uma simulação antes e entenda como será o pagamento do seu empréstimo. Assim, você evita qualquer erro.

Outro ponto importante é escolher uma instituição que esteja habilitada pelo Banco Central para oferecer empréstimos, evitando a ocorrência de fraudes. 

Se você precisa de ajuda para organizar as suas finanças, aqui no blog você confere vários artigos sobre o tema. 

2 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*