Posso fazer um financiamento com score baixo?

Por: Ariane Terrinha em 20/08/2021
score baixo

Aqueles que têm interesse em parcelar um bem precisam estar muito atentos ao financiamento com score baixo. Já que, dependendo da situação, essa negociação se torna um verdadeiro pesadelo, causando muita dor de cabeça e burocracias. 

Isso acontece pois o score de crédito é um fator determinante para que uma pessoa consiga ou não ter seu financiamento aprovado, principalmente por conta do número crescente de inadimplentes no Brasil.

Veja a seguir se é possível e como realizar um financiamento com o score baixo

Score baixo interfere na hora de pedir um financiamento?

Antes de mais nada é preciso entender o que é o score de crédito: de maneira geral, pode ser definido como uma avaliação individual que cada consumidor recebe de órgãos avaliadores de crédito, os famosos SPC e SERASA

Sendo assim, se trata de uma nota para a capacidade que cada brasileiro tem de lidar com empréstimos e outros aspectos da vida financeira. 

E quando o assunto é financiamento de veículos, o score de crédito é usado pelos bancos e financiadoras para analisar o risco de crédito

O que ocorre é: as instituições financeiras classificam se é arriscado ou não emprestar dinheiro para determinado indivíduo. 

Ou seja, a resposta para a pergunta é sim, o score interfere – e muito – na hora de pedir um financiamento. 

Qual o valor mínimo de score para financiar carro?

Atualmente não existe um score de crédito mínimo estabelecido por lei com o qual seja possível financiar um carro. 

Hipoteticamente, não existe nada que impeça um banco ou outra instituição de aprovar um empréstimo para pessoas que tenham um score baixo. 

Entretanto, é claro que isso não acontece. Como o score vai de 0 a 1000, as chances de uma instituição financeira emprestar dinheiro para quem está mais perto do zero são menores do que às de quem está mais perto de 1000. Faz sentido, não é?

Hoje em dia, não é nada comum encontrar alguém com score de crédito inferior a 400 tendo seu empréstimo aprovado para a compra de um carro. 

Entretanto, existem algumas ações que podem ser feitas para melhorar a situação e, quem sabe, permitir que você consiga realizar um financiamento com score baixo.

Veja abaixo quais são elas e garanta o financiamento do seu veículo.

Como aprovar financiamento de veículo com score baixo

Quem não conta com o score perfeito para financiar um carro, não precisa se desesperar. Ainda existe uma chance!

Caso esse seja o seu caso, você tem a opção de dar uma quantia de entrada no automóvel, reduzindo assim, o valor do empréstimo. Se você tem um dinheiro guardado que possa servir de entrada, esse é o melhor cenário. 

Normalmente, os bancos solicitam um valor aproximado de 20% do total do carro como entrada, permitindo que um indivíduo com score entre 500 e 600 consiga obter um empréstimo. 

Se ainda não possui a quantia necessária, não se preocupe. É possível compor renda com seu cônjuge para aumentar suas chances de ser aprovado.

Qual banco aprova financiamento com score baixo?

Como vimos, não é impossível conseguir um financiamento com score baixo. É preciso apenas se adaptar à realidade, certo?

Pensando nisso, reunimos aqui alguns bancos que aprovam financiamento para quem está nesta situação, veja a seguir.

Banco Inter

Inter Cash Pessoal

O Banco Inter é um banco digital, que disponibiliza produtos no mercado para qualquer tipo de cliente, inclusive aqueles que têm um score de crédito baixo. 

Além disso, outra vantagem importante é que o mesmo não cobra taxas ou anuidades. Ou seja, você garante ainda mais economia.

Assim, para abrir uma conta no banco não é necessário comprovar renda, sendo uma opção possível para quem tem o “nome sujo” no SPC ou Serasa. 

Por ser um banco digital, a sua principal desvantagem é que não possui agências físicas, o que pode causar uma certa inconveniência.

Banco original 

Uma mão segurando o cartão de crédito Original Mastercard

O Banco Original também é uma ótima opção para quem está com o score baixo. Essa instituição oferece várias categorias de contas e cartões para aqueles que estão nessa situação, que incluem vantagens como cashback e cartão internacional. 

Seu único ponto negativo é que a anuidade zero só é válida para os primeiros quatro meses. Por isso fique atento!

Meu pag!

Uma mão segurando o cartão MeuPag! Com um belo plano de fundo

Assim como várias fintechs que vêm surgindo nos últimos anos, o Meu Pag! Chegou ao mercado com a oferta de conta digital e cartão que aprova clientes com score baixo

A sua principal vantagem é a facilidade de gerenciamento de conta. Através do seu próprio celular é possível bloquear e desbloquear seu cartão a qualquer momento!

Além do score baixo, como posso ter meu pedido de financiamento negado?

Como vimos, dependendo do nível, é possível conseguir um financiamento com score baixo. Entretanto, existem outros aspectos importantes a serem considerados ao solicitar um financiamento. Você sabe quais são?

Pendências na Receita Federal ou INSS

Em primeiro lugar, um indivíduo pode ter seu financiamento negado por apresentar complicações na Receita Federal ou no INSS. Caso você esteja neste tipo de situação específica, é hora de redobrar a atenção

Questões como pendência na entrega de documentos no imposto de renda, divergência de documentos, impostos não pagos e dívidas ativas podem ser uma pedra no seu sapato. 

O ideal é verificar se você está de acordo com tudo certo nesses órgãos antes de solicitar seu financiamento

Registro no CCF

Em seguida, outro ponto importante a se atentar é ao Cadastro de Emitentes de Cheque sem fundo (CCF). Mesmo que você não faça uso do cheque como método de pagamento há muito tempo, é possível que seu nome ainda conste no CCF.

Da mesma forma que as instituições verificam o score dos solicitantes no SPC e Serasa, também consultam o CCF. Caso em algum momento você tenha deixado de cobrir um cheque, seu nome pode estar lá.

Esses são os principais casos onde um financiamento pode ser negado. É claro que a análise feita pelos bancos e instituições financeiras vai passar por um conjunto de fatores que irão chegar à aprovação ou negação do pedido de financiamento. 

Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre como realizar um financiamento com score baixo já pode pensar nas suas possibilidades. O sonho do carro próprio não precisa ficar para trás, analise a sua realidade e com certeza irá achar uma resposta!