O que é home broker? Saiba como usar a ferramenta

Por: Ariane Terrinha em 06/05/2021
Home broker

Você já aprendeu aqui na Plusdin que a bolsa de valores possui muitas siglas e termos em inglês que podem confundir o investidor de primeira viagem. Stop Loss é um deles.

Hoje chegou a vez de entender o que é home broker, essa ferramenta tão importante para quem possui ou quer começar uma rotina financeira de investimentos. 

Afinal, o que é home broker?

A tecnologia foi fundamental para a modernização do mercado de ações. Em 1999, na esteira do fenômeno da internet, nascia o home broker, que nada mais é que um sistema que possibilita controlar e negociar ações no pregão eletrônico pelo computador ou celular.

De maneira resumida: a plataforma possibilita que os investidores se conectem ao pregão e às suas corretoras em poucos cliques.

E sabe por que o homebroker se tornou tão comentado entre o público entusiasta em investimentos?

A alta adesão aconteceu porque, antes do surgimento da ferramenta, o investidor que quisesse vender ou comprar ações precisava recorrer ao velho telefonema para formalizar o pedido.

Após a chegada do home broker, o processo se desburocratizou e agora pode ser feito de forma simples e rápida. 

Visualmente, o home broker possui uma interface semelhante às plataformas de internet banking, porém, com acesso ao painel do mercado de ações.

Num primeiro momento, poucas corretoras ofereciam a ferramenta, mas com o tempo quase que a totalidade das corretoras conseguiram desenvolver suas próprias versões. 

Vale destacar que o home broker não se restringe apenas ao mercado de ações. A plataforma também possibilita o acesso a outros ativos financeiros da bolsa, como contratos futuros, por exemplo.

Dependendo da corretora, também é possível negociar papéis de renda fixa e títulos públicos.

Como o home broker funciona? 

O que vai te dar acesso ao home broker é a abertura de uma conta em alguma corretora de valores.

É importante lembrar que as corretoras são a ponte entre você e qualquer tipo de investimento, portanto, faça uma pesquisa sobre as principais corretoras do mercado e analise as avaliações de outros investidores sobre a empresa. 

Após escolher sua corretora, você precisa se familiarizar com as funcionalidades no home broker da sua corretora.

Geralmente, o padrão de usabilidade e interface não varia muito e costuma seguir um padrão.O home broker permite visualizar, em tempo real, as cotações de ações e ativos.

Ter esse tipo de visibilidade é fundamental para decidir o melhor momento de vender ou comprar determinada ação, por exemplo. 

Outra funcionalidade disponível no home broker é o acompanhamento de ordens de venda ou de compra feitas por você. É possível visualizar se o pedido foi cumprido, cancelado ou se aguarda uma oferta com o valor sugerido pelo investidor. 

Além disso, o home broker também conta com um painel de oportunidades, também conhecido como “book de ofertas”.

A seleção conta com ordens de venda e compra de ações e ativos financeiros demandadas por outros investidores. Ficar atento ao book é importante para que o investidor tenha melhor noção de quais são as movimentações recentes do mercado. 

Por fim, o home broker também conta com duas funcionalidades que já falamos sobre aqui na Plusdin: stop loss e stop gain.

Essas funções servem para que o investidor programe ordens automáticas de venda quando suas ações atingem o valor de valorização ou de perda do papel.

Apenas lembrando: o stop loss tem o objetivo de vender ações que atingem determinado nível de desvalorização, enquanto o stop gain identifica o momento de alta da ação para fazer a venda automática. 

Qual o valor do home broker?

Geralmente as corretoras não costumam cobrar nenhum valor adicional para ter acesso à plataforma. O que o investidor paga de maneira fixa é a taxa de corretagem sobre as operações de venda e compra de ações. 

Vale destacar que a taxa de corretagem do home broker sai mais em conta em relação à negociação feita pelo telefone, por exemplo.

Isso porque ao ligar, o investidor conta com o auxílio de um profissional especializado, o que acaba aumentando o custo final. 

A pesquisa pela corretora ideal também é importante porque algumas delas não cobram taxa de corretagem por ações realizadas pelo home broker.

Portanto, tenha em mente que pesquisar nunca é demais para um bom investidor.

Como utilizar o home broker? 

Como vimos anteriormente, o primeiro passo para utilizar o home broker é criar uma conta em alguma corretora.

Um passo importante antes de pensar em comprar ações é identificar o perfil investidor que você se encaixa, se agressivo ou moderado.

Diversas plataformas oferecem auxílio para traçar o seu perfil de investidor, de modo que definir sua personalidade investidora é fundamental para evitar futuros prejuízos e conseguir planejar lucros de uma maneira realista. 

Depois desse passo inicial, é necessário escolher o papel que deseja investir. Esse momento é fundamental e deve ser feito após muita pesquisa.

É importante levar em conta aspectos importantes como a cotação atual e se o preço está condizente com o preço cobrado. 

Definindo estratégia

Após o momento de análise, você deve definir uma estratégia para utilizar o home broker. Há diferentes caminhos para renda variável, como swing trade e day trade, por exemplo.

Por fim, defina valores de stop loss e stop gain e tente não mudar sua estratégia constantemente. 

O último passo na utilização do home broker é a compra das ações. Após definir seu perfil investidor e estratégia, é chegado o momento de definir em qual ação investir.

Geralmente as plataformas contam com um botão “comprar” que vai solicitar o código da ação desejada. 

Por exemplo, o código ASAI3 pertence ao ASSAI, rede varejista do Grupo Pão de Açucar. Ao confirmar o pedido de compra, sua solicitação é enviada para o sistema geral da bolsa.

Caso o preço atinja o valor que você definiu previamente, a ação será vendida imediatamente. 

Home Broker é seguro?

Por fim, o home broker é uma ferramenta super segura e que pode ser uma aliada fundamental para que você tenha sucesso na sua empreitada.

Seja você investidor de primeira viagem ou já experiente, o importante é saber como usar. 

E aí, já sabe tudo sobre o home broker? Pretende criar uma conta em alguma corretora para começar a investir? Indique este artigo para alguém que precisa saber mais sobre o home broker e fique ligado na Plusdin para mais dicas como essa!

Lembre-se sempre: no Plusdin você sempre aprende alguma coisa nova sobre educação financeira.