Homem mais rico do mundo: quem é, o que faz e como aprender com ele

Por: Pamela Gaudio em 10/05/2021
Homem mais rico do mundo

Você sabe quem é o homem mais rico do mundo? Muito provavelmente você não saiba seu nome, mas com certeza conhece a principal empresa pela qual ele trabalhou a vida toda: Amazon.

Pode ser também que você já tenha comprado alguma coisa dessa plataforma, que foi idealizada por Jeff Bezos. 

O posto de homem mais rico do mundo já pertenceu também a Elon Musk, dono da Tesla e da SpaceX.

A primeira, focada na fabricação dos mais famosos carros elétricos do mundo, já a segunda, voltada para viagens espaciais e com um projeto ambicioso de colonização de Marte. 

Apesar dos dois, existem outros homens que integram a lista de mais ricos do mundo, geralmente feita pela revista Forbes. Mas o que faz com que eles sejam os homens mais ricos do mundo?

Qual o segredo dessa mentalidade tão promissora? Talvez você possa aprender um pouco com eles aqui nesse artigo. 

Homem mais rico do mundo: conhecendo um pouco mais sobre Jeff Bezos

Nem só de Amazon vive Jeff Bezos. Depois de fundar a Amazon e levá-la ao sucesso, ele também fundou a Blue Origin, empresa aeroespacial e também comprou o jornal The Washington Post, um dos maiores em circulação nos Estados Unidos.

Quais as principais lições que podemos aprender com Jeff Bezos?

1 – Nunca se sentir completamente satisfeito

Mesmo criando uma empresa que o tornou bilionário, Jeff Bezos não parou por aí.

Decidiu ampliar ainda mais o seu horizonte e apostou em viagens espaciais e veículo de comunicação, coisas que praticamente não possuem nenhuma relação e com formas de administração e inovação completamente diferentes. E, com isso, vamos para o segundo ponto. 

2 – Aprender sobre outras coisas

Com certeza você sabe muito sobre alguma coisa e cada vez mais se aprofunda nela, não é mesmo?

Mas um dos segredos do sucesso é também ampliar os seus conhecimentos e aprender sobre outras coisas diferentes daquela que você está acostumado.

Claro que não precisamos saber tudo, porém, ter algumas outras habilidades podem tornar você uma pessoa mais flexível e com um exercício maior de criatividade, abrindo caminhos para novas descobertas. 

3 – Se arriscar é importante

Aquele velho ditado né: quem não arrisca, não petisca. Grandes feitos na humanidade só foram possíveis por pessoas que se arriscaram. Basicamente, é impossível prevermos o futuro e ter certeza que uma iniciativa dará certo. Porém, só vamos descobrir se tentarmos. 

4 – Não tenha medo de falhar e aprenda com os erros

Jeff Bezos já disse que a Amazon é muito boa em fracasso e o melhor lugar para falhar. Algo não dar certo faz parte do processo e pode acontecer, não é algo inesperado.

Porém, essa experiência deve se tornar um aprendizado, te elevando para novos patamares. Quando você erra, você descobre exatamente o que não fazer para alcançar o sucesso e, assim, vai eliminando as possibilidades de fracasso até alcançar o seu objetivo. 

5 – Parar de reclamar

Com certeza existem coisas que não nos agradam no dia a dia e passamos a reclamar delas. Porém, quando você reclama, a situação não muda.

Nunca se sentir satisfeito é completamente diferente de reclamar. Quem não está satisfeito, busca mudança para se sentir satisfeito. Já quem reclama e não age, não muda nada. Por isso, experimente retirar as reclamações da sua rotina e veja como sua vida irá mudar para melhor. 

O segundo homem mais rico do mundo: Elon Musk

Você provavelmente já ouviu falar sobre ele e os seus feitos. Elon Musk é dono da Tesla, que fábrica carros elétricos, e também da SpaceX, empresa focada em viagens espaciais.

Musk já chegou ocupar o primeiro lugar de homem mais rico do mundo, mas foi ultrapassado por Bezos. Porém, ele também tem muito a ensinar. 

1 – Pensar e questionar a si mesmo

Elon Musk fala sobre como você deve pensar constantemente em melhorar as coisas e questionar as suas próprias decisões. Dessa forma, você consegue se aprofundar ainda mais no que está pretendendo fazer e acaba por lapidar melhor as suas ações. 

2 – Seja focado

Uma pessoa focada dificilmente se desvia de um propósito. Mas atenção, ser focado e obcecado são coisas diferentes. Tenha sempre equilíbrio na hora de realizar suas iniciativas, mas não se desvie do objetivo principal. 

3 – Ser persistente

Muitas vezes, as coisas não dão certo logo de primeira e achamos que é melhor desistir de uma vez. Elon Musk defende que só devemos desistir se formos forçados a isso.

Se você acredita em uma ideia e sabe que ela pode prosperar de alguma forma, continue tentando. A persistência também se encaixa quando você já começou algo, mas os resultados ainda são tímidos.

Todos temos pressa em ver acontecer, mas é preciso paciência. Por isso, persista no caminho.

4 – Não dependa da motivação

Essa história de esperar um momento mágico de iluminação ou inspiração especial é balela para Elon Musk.

Faça o que tiver que ser feito, trabalhe o melhor que puder no seu objetivo, para não se frustrar no futuro, pensando que poderia ter feito algo, mas não o fez.

Nem sempre a motivação está presente no dia a dia, mas isso não deve ser motivo para deixar de continuar a fazer aquilo que acredita. 

5 – Não tenha medo de ser criticado

Claro que o ódio gratuito é diferente da crítica construtiva. Quando você é criticado, tem grandes chances de olhar o que você está fazendo por outra perspectiva ainda não vista.

Isso pode te dar ainda mais ideias para aprimorar o que quer que você esteja fazendo. Elon, inclusive, incentiva para que você busque pelas críticas. Quando alguém aponta onde você está errando, fica mais fácil consertar.

Quando não te criticam e você continua seguindo o caminho errado, muito provavelmente o fracasso virá. 

Homem mais rico do mundo: reflexões finais

Apesar de serem dicas bem óbvias, muitas pessoas não a levam em consideração. Porém, é a simplicidade desses comportamentos que fazem com que pessoas como Jeff Bezos e Elon Musk se projetem ainda mais para o sucesso. E você, gostou mais de qual dos dois? 

E lembre-se sempre: aqui no Plusdin você dá um gás nos seus conhecimentos de educação financeira.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*