Liberdade financeira: o que é e como alcançar

Já pensou em chegar ao final do mês sem a preocupação de falta de grana? O que você pode fazer para isso acontecer: chega mais e conheça o conceito de liberdade financeira

Liberdade financeira te dá a opção de fazer uma viagem incrível
Por: Keila Baraçal em 09/04/2021

Se você chegou até esse artigo, muito provavelmente é porque percebeu que a sua vida financeira não anda das melhores. Com certeza você gostaria de olhar para o saldo da sua conta bancária e se sentir tranquilo.

E mais: no melhor dos mundos, sem pensar que haverá sufoco na hora de fechar as contas do mês.  Se este é o seu pensamento, querido leitor, você está em busca da tão sonhada liberdade financeira. 

E quem não gostaria dela, não é mesmo? Acordar e dormir tranquilo, sem pensar no malabarismo que terá que fazer para pagar os temidos boletos. Só de imaginar, a mente já fica serena. 

É sim possível atingir a tão sonhada liberdade financeira, seguindo alguns passos que vão mudar a sua rotina de uma forma recompensadora.

Na maioria das vezes que lidamos com problemas financeiros, o problema são só algumas práticas mínimas que precisam ser mudadas para observar um resultado melhor. 

Vamos aprender agora um pouco mais sobre este, que pode ser considerado, um projeto de vida.

E o que é liberdade financeira?

Basicamente, é não ter seu poder de escolha influenciado pelo preço das coisas. É você poder fazer o que deseja, sem se preocupar com o custo disso. É ter uma vida confortável, sem pensar na conta bancária negativa. 

Não estamos aqui dizendo que você vai ficar milionário de uma hora para outra, mas vai que acontece. Estamos falando sobre coisas básicas ou nem tão básicas assim, que você pode ter na sua vida sem se preocupar com o valor na etiqueta. Isso é a liberdade financeira. 

Quando o dinheiro influência nas suas decisões, você já está refém da sua grana e prisioneiro do seu salário. Você vive em função de quanto ganha e ainda assim não é suficiente. Você trabalha para o seu dinheiro, mas ele não trabalha para você.

Nessa equação, tudo que você faz está relacionado ao quanto você ganha. 

E a vida não deveria ser assim. Vem com a gente para saber como alcançar a sua tão sonhada financeira, com um pouco de rotina, organização e disciplina. 

Se você tem liberdade financeira, você pode:

  • Viajar;
  • Fazer planos de comprar uma casa;
  • Construir um patrimônio para seus filhos;
  • Ter uma velhice tranquila.

Como alcançar a sua liberdade financeira

Existem muitos conceitos e ferramentas que podem te ajudar a alcançar a liberdade financeira. A primeira coisa que você precisa para iniciar essa jornada é ser honesto sobre a sua atual realidade, onde pretende chegar em tanto tempo e aí colocar em prática como chegar lá. 

O planejamento financeiro é a etapa mais importante da liberdade financeira. Com ele, você consegue mudar a sua forma de pensar e não depender mais do dinheiro para fazer as suas escolhas. 

Etapas do planejamento financeiro para alcançar a liberdade financeira

As formas de começar o seu planejamento financeiro são muitas, mas algumas diretrizes básicas são importantes para trilhar um caminho mais assertivo.

Dívidas

A verdade é que todo mundo tem pelo menos uma dívida, seja ela grande ou pequena, de curto ou longo prazo. Apesar do real conceito de dívida ser tudo aquilo que a gente ainda não pagou, vamos trabalhar aqui com as mais prejudiciais, aquelas que sujam seu nome.

Ter um nome limpo na praça é importante para alcançar a sua liberdade financeira. Se um dia o dinheiro não chegar a ser problema para você, ainda vivemos em um sistema e, dentro dele, algumas vantagens só são liberadas para quem tem o nome limpo. 

Por isso, se você está com alguma pendência, você deve começar a partir daí. Eliminar as dívidas deve ser sua prioridade para alcançar a liberdade financeira, para que ela não te assombre mais.

Tente ao máximo possível uma negociação dos seus débitos e, se for possível, pague à vista. Geralmente, dependendo do tempo da dívida, as negociações oferecem propostas melhores.

Gastos e ganhos

O planejamento financeiro para alcançar a liberdade financeira, parte desse ponto. É preciso ter consciência do quanto se ganha e do quanto se gasta. Ao final dessa conta, fica o real dinheiro que você possui.

Não é porque ganhamos x que precisamos gastar a mesma quantia. A intenção aqui é ter o menor gasto possível.

Essa tarefa pode não parecer tão fácil, mas ao colocar tudo no papel, você consegue eliminar algumas coisas que já tinham se tornado automáticas nos seus gastos, mas não necessariamente essenciais. 

Ao fazer esse estudo profundo dos seus ganhos e débitos, você vai analisar, depois de muito tempo, hábitos financeiros que não são saudáveis. 

Objetivos

Ao trabalhar com objetivos de curto, médio e longo prazo, você consegue visualizar para onde o seu dinheiro está indo. Assim, fica até mais fácil para você cortar os excessos, só de imaginar que irá conquistar o que deseja lá na frente. Isso será um excelente estímulo para economizar e usar o seu dinheiro de forma inteligente. 

Estabeleça essas metas aos poucos e ao atingir uma, passe para a próxima. Comece com metas de curto prazo e sinta a satisfação necessária para avançar para a próxima etapa. 

Estudo

Ter liberdade financeira também requer muito estudo. Para um planejamento financeiro de sucesso, é preciso pesquisar, ler e caminhar com aqueles que já o alcançaram. Por isso, invista em livros de educação financeira. Nós temos uma lista essencial para você, é só clicar aqui. 

Muita gente hoje também estuda por meio de canais do YouTube e cursos da área. Reserve um tempo do seu dia para estudar sobre planejamento financeiro. Os conhecimentos adquiridos também vão te ajudar a aprimorar ainda mais a forma você se relaciona com a grana. 

Ferramentas

Tudo aquilo que puder usar para tornar o seu planejamento financeiro mais prático, use. Hoje, no mundo virtual, você conta com diversos apps que te auxiliam na organização das finanças.

Trabalhe também com o app do seu banco, tente transformar essa jornada em algo prático a ser acessado na palma da mão. Com essa facilidade, você fica mais confortável para seguir uma rotina com disciplina, sem precisar de planilhas no computador ou ir até uma agência bancária. 

As ferramentas podem ser:

  • Um caderninho pra você anotar entrada e saída de dinheiro;
  • Uma planilha com a mesma finalidade do caderninho;
  • Aplicativos sobre finanças

Liberdade financeira: te quiero

Ao seguir os passos básicos acima, você já conseguirá ver diferença no seu dia a dia e na sua forma de lidar com o seu dinheiro.

O mais importante de investir em um planejamento financeiro, é poder ter a liberdade financeira tão sonhada, sem se preocupar. Isso com certeza irá diminuir o estresse na sua vida e trará muitas conquistas e realizações. 

E lembre-se: aqui no Plusdin temos sempre dicas legais para você saber sempre mais sobre o mundo das finanças.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*