10 linhas de crédito para a sua empresa

Está pensando em abrir uma empresa ou expandir seus negócios, mas está sem dinheiro? Conheça as alternativas de crédito que estão disponíveis para empresas

Por: Gustavo Marlieri em 21/08/2021
linhas de crédito para empresas

Um dos maiores desafios de quem está começando um negócio, seja ele qual for, é conseguir o dinheiro necessário para manter a atividade em funcionamento, principalmente nos primeiros meses. Nesse sentido, conhecer as melhores linhas de crédito para empresas é essencial.

Sabia que além dos empréstimos tradicionais oferecidas pelos bancos e financeiras, ainda existem muitas outras formas de se conseguir dinheiro com CNPJ?

E é pensando nisso que hoje falaremos sobre as 10 linhas de crédito para empresas que você precisa conhecer. Venha conosco e boa leitura!

Quais são as principais linhas de crédito para empresas de pequeno a grande porte?

Confira essa super seleção de linhas de crédito voltadas para suprir os mais diversos tipos de demandas e de segmentos de negócios. Aproveite para compará-las e verificar qual delas melhor atende a sua demanda.

1. Crédito para capital de giro

Trata-se de uma linha de crédito bastante utilizada pelas empresas, pois permite conseguir dinheiro para atender a uma série de demandas relacionadas ao fluxo de caixa, tais como o pagamento de fornecedores, de salários dos funcionários ou mesmo os custos com aluguel, água, luz etc.

Apesar de existirem bancos e financeiras que oferecem o crédito para capital de giro no Brasil, uma das principais instituições para esse fim é o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A vantagem dessa linha de crédito é que não é necessário explicar a finalidade do empréstimo, que pode ser pago em parcelas mensais, bimestrais, semestrais ou de forma integral ao final do contrato.

2. Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é aquele em que você deixa um bem em nome da instituição financeira como garantia de que irá realizar o pagamento das parcelas conforme o combinado. Entre os bens mais comuns que podem ser deixados em garantia estão imóveis e veículos.

A grande vantagem dessa linha de crédito é que, em virtude do menor risco de inadimplência, é possível conseguir taxas de juros mais baixas e um prazo maior para realizar o pagamento.

3. Financiamento

O financiamento está entra as linhas de crédito para empresas mais utilizadas no Brasil. Por meio dele, você consegue adquirir bens como imóveis, veículos ou até máquinas e equipamentos para a sua empresa.

O grande problema do financiamento é que essa é uma linha de crédito específica, ou seja, você só pode usar o dinheiro para adquirir aquele bem descrito no contrato.

Além disso, como as taxas de juros desse tipo de operação costumam variar bastante, é altamente recomendado pesquisar e comparar as condições oferecidas em cada instituição de crédito antes e fechar o contrato.

4. Antecipação de recebíveis

Esse é um tipo de empréstimo muito utilizado no Brasil e permite que você receba os lucros de uma venda de forma antecipada. Por se tratar de uma linha de crédito menos burocrática, é muito comum que seja contratada por empresários que ainda não possuem um caixa para capital de giro.

Saiba mais sobre antecipação de recebíveis aqui.

A vantagem dessa linha de crédito é que ela possui juros mais baixos e uma contratação facilitada, sendo oferecida por diversas instituições de crédito, operadoras de cartões e fintechs. Todavia, é preciso ter cuidado para não abusar desse tipo de empréstimo, pois, com o tempo, ele pode reduzir o lucro de sua empresa.

5. Peer to peer

O peer to peer (ou P2P) é uma linha de crédito inovadora que conecta pessoas que precisam de crédito com investidores em potencial por meio de plataformas digitais. Ou seja, é possível conseguir o dinheiro que você precisa diretamente de um investidor, sem o intermédio de um agente financeiro.

Nesse caso, é feita uma avaliação do risco com base no perfil financeiro de quem precisa tomar o empréstimo. Após isso, os investidores podem decidir emprestar a quantia solicitada de forma total ou parcial, o que permite o compartilhamento do risco da operação.

6. Microcrédito

O microcrédito é uma modalidade de empréstimo voltada para pequenos empreendedores e pessoas físicas que pretendem abrir ou ampliar uma pequena empresa. Quem é MEI (Microempreendedor Individual) também pode conseguir um microcrédito para investir em sua atividade.

Para solicitar o microcrédito é necessário atender a algumas regras definidas pela legislação.

Além disso, essa linha de crédito permite que você consiga até R$ 20 mil emprestados de uma forma simplificada, sendo que, caso você precise de um valor maior, precisará buscar por outro tipo de empréstimo.

7. Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito não poderiam deixar de figurar nessa lista de linhas de crédito para empresas. Isso porque elas oferecem uma série de empréstimos, semelhantes aos que são disponibilizados pelos agentes financeiros comuns.

A diferença é que essas instituições possuem algumas isenções tributárias por não possuírem uma finalidade lucrativa. Logo, o resultado disso são melhores condições de crédito e, claro, juros mais baixos.

Todavia, para se tornar um associado de uma cooperativa de crédito, o interessado deve adquirir uma cota, que costuma ter um valor relativamente baixo. Além disso, é necessário acompanhar as assembleias e participar das tomadas de decisões da cooperativa.

8. BNDES crédito para empresas

O BNDES é conhecido por ser um dos maiores apoiadores dos pequenos e médios negócios no Brasil. Com o Crédito Pequenas Empresas, a instituição permite que quem está começando possa pedir até R$ 500 mil emprestados a cada período de 12 meses.

Além disso, é possível dividir o valor emprestado em até 60 meses e você ainda pode ter até dois anos de carência para começar a pagar.

A linha de crédito é vinculada aos agentes financeiros que atuam junto ao BNDES e tem uma taxa de juros bastante atrativa. Além disso, você ainda pode ter acesso ao Cartão BNDES, que permite adquirir máquinas, equipamentos e outros bens necessários para a empresa com taxas e condições diferenciadas.

9. Investidores-anjo

O investidor-anjo é uma pessoa física ou um grupo de pessoas com dinheiro para investir e que procuram por empresas com alto potencial de crescimento e retorno financeiro. Em troca de seu investimento, essas pessoas recebem um percentual de participação na empresa, geralmente algo em torno de 5% a 10%.

Muito além do dinheiro, os investidores-anjo são uma ótima alternativa, pois contribuem com a sua experiência e a sua rede de contatos estratégicos, o que pode ser crucial para o sucesso e divulgação de sua empresa.

Existem organizações especializadas nesse tipo de investimento, como é o caso da Anjos do Brasil. Todavia, para que a sua ideia seja digna de receber um aporte dessa turma, é necessário que ela envolva um produto ou serviço inovador, com alto potencial de crescimento e que seja escalável.

10. Financiamento coletivo

O financiamento coletivo, também conhecido como “vaquinha” ou “crowdfunding” é uma das alternativas disponíveis para empresas que precisam captar dinheiro para se impulsionar ou para lançar novos produtos e serviços no mercado.

No Brasil há vários sites especializados em crowdfunding e são muito fáceis de usar. Todavia, da mesma forma que os investidores-anjo, para conseguir bons resultados em um financiamento coletivo é importante que sua ideia seja inovadora e que cative as pessoas, que se sentirão motivadas a investir.

O que eu preciso saber antes de optar por uma das linhas de crédito para empresas tratadas neste artigo?

Escolher entre as linhas de crédito para empresas disponíveis no mercado deve ser uma tarefa bastante criteriosa e digna da atenção dos empreendedores interessados em consegui-las. Isso porque essa decisão está diretamente ligada à saúde financeira de seu negócio e pode, até mesmo, definir a sua sobrevivência no mercado.

Por esse motivo, é super importante que você faça pesquisas e que compare as taxas de juros e condições dos diversos agentes financeiros que estão no mercado. Além disso, não deixe de fazer um planejamento financeiro para definir qual a solução que melhor atende a sua necessidade sem comprometer o futuro de sua empresa.

O Plusdin é especialista em empréstimos no Brasil e aqui você encontra o crédito certo pra você. Digite o que você precisa nos comentários que nossa equipe está pronta para te mostrar a melhor opção para a sua empresa.

8 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*