Lista de compras: como fazer, porque ela é importante e como ela te ajuda a economizar

Fazer lista de compras na hora de ir ao mercado é fundamental, pois ajuda a não gastar mais do que estava planejado. Saiba mais!

Por: Pamela Gaudio em 06/05/2021
Lista de compras

Ir às compras é algo muito comum no dia a dia das pessoas. Muitas adoram esse momento. Já outras, não curtem tanto assim. Porém, ir ao mercado é necessário e você ainda pode economizar bastante se estiver disposto a elaborar uma lista de compras. 

A lista de compras faz parte da educação financeira, sendo capaz de te ajudar a organizar melhor aquilo que você realmente precisa na sua casa.

Quando vamos para o mercado sem uma lista de compras, muitas vezes compramos algo que não precisamos e esquecemos de algo importante. Com a lista de compras, esses acontecimentos ficam cada vez mais raros. 

Mas como fazer uma lista de compras? Não se engane achando que é somente escrever os itens em um papel e pronto. Você precisa se preparar antes de ir ao mercado.

Os itens que você vai comprar são de áreas variadas, por isso, muita atenção na hora de fazer a lista. Aqui temos algumas dicas. 

Associe na sua lista de compras ao cardápio da semana

Quando falamos de alimentação, basicamente é uma das áreas mais caras do mercado. Além disso, você precisa ficar atento à quantidade de comida que irá comprar, para que não desperdice nem estrague depois.

Por isso, ao invés de comprar tudo o que imagina e de forma desmedida, é interessante preparar o cardápio da semana antes de ir às compras.

Dessa forma, você compra a quantidade exata do que precisa e ainda faz uma economia.

Alimentos que duram mais tempo, como o arroz por exemplo, você pode começar a calcular quanto um pacote grande dura na sua casa e se há necessidade de comprar um novo nesse exato momento. 

Organize sua lista de compras por categorias

Vale a pena gastar um tempinho a mais para fazer uma lista de compras, justamente para não esquecer de nada. Quando você faz uma lista bagunçada, corre muito o risco disso acontecer.

Por isso, vá por etapas. Comece pela alimentação, depois vá para produtos de limpeza, higiene pessoal, utilidades.

Faça uma parte da lista de cada vez, para não se perder no caminho. 

Dê uma checada na dispensa para fazer sua lista de compras

Antes de ir às compras, é ideal que você dê uma olhadinha na sua dispensa e nas demais coisas da casa, para saber o que realmente está faltando ou se aquilo que você pretendia comprar ainda tem sobrando.

A nossa dica é para que você nunca faça a lista de compras pensando nas coisas apenas de cabeça. 

Aproveite as promoções e insira os produtos na sua lista de compras

Se você já possui um mercado de sua preferência, sempre rolam aquelas promoções em determinados dias da semana, seja pro açougue, pra feira, ou outras categorias de produtos.

Aproveite para ir às compras nesse dia, assim, você consegue economizar. O mesmo vale para compras em grande quantidade. Calcule quanto você economiza ao comprar aqueles pacotes de produtos no estilo leve 3 pague 2. Se for vantajoso, leve! 

Como montar a sua lista de compras?

Existem vários modelos de lista de compras na internet, para que você não precise ficar escrevendo toda vez que for ao supermercado. Ela já lista alguns itens e você só marca aqueles que realmente precisa comprar.

Além disso, muitas listas já vêm separadas por categorias, o que facilita no processo. 

Mas você também pode montar sua lista de compras com base naquilo que você compra pra sua casa. Assim, fica mais fácil não incluir itens que você não precisa.

Para montar a sua lista de compras, use um modelo pronto como exemplo. Depois disso, você pode colocar em algum lugar que esteja sempre visível, como na geladeira, por exemplo. 

Com que frequência fazer compras (e, consequentemente, listas)?

Você pode criar uma rotina de compras para facilitar a ida ao supermercado.

Geralmente, quando vamos no mercado todos os dias, a tendência é que gastemos mais dinheiro do que indo uma vez por semana ou uma vez por mês.

Porém, ir só uma vez ao mês no mercado é praticamente impossível.

Existem produtos, como os perecíveis, que não sobrevivem a um mês inteiro na geladeira. Por isso, o mais indicado é que você separe da seguinte forma. 

Compras semanais 

Você pode separar um dia da semana para ir ao mercado e comprar os itens de alimentação da semana. Por isso a dica para você montar o cardápio semanal.

Assim, você só foca na parte da alimentação, deixando o restante das compras para serem realizadas uma vez por mês. 

Compras mensais

Nas compras mensais você pode incluir todo o restante de produtos para a casa, como materiais de limpeza e higiene pessoal, por exemplo.

São produtos que podem ser comprados em grande quantidade para o mês todo, sem correr o risco de estragar.

Mas atenção. Não compre um monte de produtos sem ter certeza da quantidade que você usa mensalmente. 

Assim, você não extrapola o orçamento do mês. Tenha uma ideia da quantidade mensal que você utiliza e aí sim você vai para o mercado. 

Ferramentas que podem ajudar na sua lista de compras

Na era em que vivemos, basicamente tudo conta com uma ferramenta digital para ajudar nas tarefas do dia a dia e com a lista de compras não é diferente.

Se você possui um smartphone e costuma fazer tudo pelo celular, pode organizar a sua lista de compras direto em um aplicativo especializado. Confira aqui alguns apps disponíveis para essa função. 

Lista de Compras – SoftList

O SoftList é um dos aplicativos mais completos para fazer uma lista de compras. Com ele, você já conta com um catálogo de produtos para selecionar.

Ele também calcula o preço das suas compras com base na seleção. Assim, fica mais fácil se programar para não ter surpresas. 

Listonic

Um aplicativo super fácil de usar e que ainda te ajuda a controlar os gastos. Também é possível fazer o compartilhamento das listas e criar lista por meio de comando de voz. Foi eleito o aplicativo de listas mais baixado de 2019 e também o melhor da categoria. 

Dica final: use listas para economizar. Na hora de montar suas compras, aproveite para rever marcas e preços antes de gastar no mercado.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*