Lojas Americanas Passam a Aceitar Pagamentos Por PIX

Entenda como pagar com PIX nas Lojas Americanas e descubra as novidades do sistema de pagamento que ainda vem por aí.

Por: Wallace Graciano em 16/12/2020
Lojas Americanas Passam a Aceitar Pagamentos Por PIX

Uma das maiores redes varejistas do Brasil também adere à novidade de momento do mercado e já disponibiliza o mecanismo para compras online e em lojas físicas

Que o PIX é a melhor ferramenta para você transferir dinheiro, você já está cansado de saber.

Porém, a revolução não ficará somente nas transações entre pessoas físicas, ganhando cada vez mais espaço inclusive para o pagamento de compras.

Prova disso são as Lojas Americanas, que desde a última quarta-feira (9) vêm aceitando o mecanismo em sua plataforma digital por meio do sistema instantâneo Pix.

Segundo a loja, quando o pagamento pagamento for processado, a solução intermediada pela Ame, fintech da companhia, gera um QR Code dinâmico, o que possibilitará que o cliente pague o valor em menos de 10 segundos.

A novidade não ficará restrita ao meio online. Nas unidades físicas da Lojas Americanas, o PIX está em projeto piloto em 10 lojas selecionadas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Porém, a ideia é que o mecanismo estará disponível para facilitar o pagamento nas mais de 1.700 lojas em todo o país.

O Que é o PIX? 

Em síntese, o PIX é um sistema de pagamentos e transferências instantâneo, ou seja, as movimentações acontecem em tempo real. Sua grande diferença está na agilidade da transação.

Enquanto existem datas e horários específicos para fazer TED e DOC, o PIX permite que as operações sejam feitas 24h por dia, nos sete dias da semana. Isso mesmo, até mesmo no sábado, domingo e feriados você poderá pagar sua conta, amigo ou familiar. 

Como Ocorrem as Transações Com PIX Via QR Code?

Bastará ao usuário ou estabelecimento que receberá o valor apresentar um QR Code que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone. 

Cada tipo de QR Code terá um uso diferente:

  • O QR Code estático poderá ser usado em múltiplas transações e permitirá que seja definido um valor para um produto ou de um valor pelo pagador. Ele poderá ser usado para transferências entre duas pessoas, por exemplo. 
  • O QR Code dinâmico é mais adequado para pagamento de compras, já que poderá apresentar informações diferentes a cada transação e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre a transação.

O Que Mais Está Por Vir Com o PIX?

Em recente painel no Money Week, o chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt explicou as novidades que estão por vir para aumentar ainda mais as funcionalidades do sistema a partir do ano que vem.

“A primeira (que virá) é o Saque PIX, que vai permitir ao usuário retirar dinheiro físico no comércio, junto com sua compra. É uma conveniência para o consumidor e é interessante para o estabelecimento comercial, porque reduz o custo com gestão e segurança do numerário. Esse estabelecimento vai acumular menos dinheiro físico ao longo do dia, o que o deixa menos suscetível a assaltos e diminui a necessidade de contratar transporte para esse dinheiro, por exemplo”, explicou Brandt.

Pagamento Até Off-line

Ainda segundo Carlos Eduardo Brandt, o PIX, no futuro, poderá ser feito até por quem está off-line.

“Outras funcionalidades muito interessantes são o QR Code Off-line, que vai permitir que uma pessoa inicie um pagamento mesmo sem estar conectada à internet. O recebedor inicia e roteia a operação, o que é importante porque às vezes o consumidor não tem planos de dados ou por algum motivo não está conectado”, comentou o chefe-adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

E aí? Gostou da novidade? Clique no botão abaixo para comprar seu presente de Natal nas Lojas Americanas e pagar com o PIX!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*