Qual o melhor banco digital?

Veja quais são os principais bancos digitais e como escolher a melhor alternativa para você

banco_digital
Por: Graziely Rammos em 21/04/2021

Se antes a preocupação do usuário era unicamente se o banco digital seria uma opção segura, hoje essa inquietação tem se modificado bastante. Agora, os consumidores buscam pela melhor alternativa, aquela com isenção de taxas e diversos outros benefícios. 

A verdade é que os bancos digitais estão em nosso cotidiano e a busca por um que atenda a todas as demandas só cresce. 

Há diversas alternativas que podem ser o que você procura, por isso listei os principais bancos neste texto. 

Mas, antes de conhecê-los, que tal entender o que é e como funciona um banco digital? 

Afinal, o que é um banco digital?

Quando falamos sobre os bancos, logo vem à cabeça as longas filas e serviços cheios de burocracia, não é mesmo? 

Porém essa imagem tem mudado bastante com a chegada dos bancos digitais que trouxeram uma nova perspectiva ao mercado. Através de inovação tecnológica, a categoria tem solucionado com eficiência a forma como lidamos com serviços financeiros. 

Diferente do modelo tradicional, o banco digital é uma instituição com serviços online, inclusive no atendimento das contas. 

Todas as necessidades do usuário são resolvidas em canais digitais, sem precisar enfrentar fila ou sair de casa. 

Com isso, são capazes de entregar serviços mais ágeis e fáceis de serem utilizados. Entre as possibilidades, os bancos digitais oferecem:

  • cartão de crédito, na maioria das vezes sem cobrança de anuidade;
  • conta digital sem tarifas; 
  • empréstimo com contratação facilitada;
  • investimento e rentabilidade; 
  • seguro;
  • e muito mais. 

Qual o melhor banco digital?

Primeiro, você precisa saber que nenhum banco é melhor do que todos os outros em todas as categorias. O mesmo se aplica a pessoas: o melhor banco para um universitário certamente não será o melhor para um autônomo. Ou seja: existe o melhor para você e não para todas as pessoas.

Assim, para saber qual é o melhor banco digital para você, o primeiro passo é ter clareza das suas demandas: quantos saques você faz por mês? quantas transferências gratuitas são ideias para o seu dia a dia?

Como isso são fatores que podem se modificar a cada período, tenha em mente uma escolha anual. Ou seja, tente responder à seguinte pergunta: qual é o melhor banco digital para mim neste ano?

Responda levando em consideração o que você usará do banco. Isto é, eu quero:

– um banco que me dará um empréstimo?

– um banco que me permitirá economizar dinheiro?

– um banco que me concederá um bom cartão de crédito?

A chave de tudo está em como você pretende usar efetivamente o banco. Você é o tipo de pessoa que saca dinheiro? costuma receber quantias que precisam ser depositadas?

É importante pensar, ainda, sobre outros benefícios, como cashback e possibilidade de investimentos.

Como escolher

Lembre-se: o melhor banco digital será aquele que atende bem as suas necessidades, que traz alguma vantagem em si em seu uso e, claro, que esteja dentro do gasto que você considera aceitável para tê-lo, caso exista alguma taxa.

Isso significa que a melhor opção do mercado segundo especialistas pode não ser adequada para a sua realidade do momento.

Melhores bancos digitais segundo o mercado financeiro 

A seguir você irá conhecer os bancos digitais mais bem conceituados pelo mercado financeiro. Dessa forma, fica muito mais fácil escolher a melhor alternativa para abrir a sua conta. 

Banco Inter

O Inter é um dos bancos digitais com mais tempo de mercado, além de ter um expressivo número de clientes.

Entre os serviços disponíveis, o destaque fica para a conta digital que é bastante completa e não cobra taxas. Através dela o usuário consegue realizar inúmeras operações bancárias, como saques e transferências, sem ter cobranças extras.

Há um diferencial na conta para quem faz transações para o exterior, uma vez que o banco digital apresenta taxas acessíveis. Nas instituições tradicionais, transações de câmbio costumam ter valor elevado e pouco vantajoso. 

Nubank

Quando o assunto é banco digital, o Nubank acaba sempre entrando em pauta por ser um dos mais populares entre os usuários. 

O Nubank ficou bastante conhecido por seu cartão de crédito e a partir disso trouxe outros serviços ao mercado. 

Hoje a instituição também tem conta digital para pessoas físicas e empresas totalmente gratuita. 

A conta tem serviços bancários ilimitados e sem custo, com exceção dos saques, a única cobrança aplicada nas movimentações. Além disso, o dinheiro depositado na conta tem rendimento automático superior aos ganhos com a poupança

Banco BS2

O BS2 é o antigo Banco Bonsucesso e foi totalmente reestruturado para entrar no mercado digital. 

Até o momento, o banco digital ainda não oferece cartão de crédito, mas é bastante completo em outros serviços. A conta virtual é administrada por aplicativo e há uma boa variedade de canais de atendimento. 

No geral, os serviços do BS2 são isentos de tarifas, o que o torna uma opção competitiva.

AgiBank

O AgiBank é um banco digital gaúcho e nasceu como uma instituição de crédito consignado. Atualmente tem sua atuação mais ampla no mercado financeiro oferecendo diversos serviços. 

O banco possui conta digital isenta de taxa de manutenção, porém cobra por alguns serviços. No caso, o cliente tem direito a 4 saques, emissão de boletos e transferências sem custo ao longo do mês, as demais são cobradas. 

Também disponibiliza cartão de crédito para compras online e físicas, outro serviço que gera custo. 

Mas, como banco digital, os serviços do AgiBank têm custo reduzido e acessível. 

Next

Lembra que falei que os bancos tradicionais precisaram se adequar a renovação proposta pelos digitais? 

O Bradesco não perdeu tempo e criou o banco digital Next para atender de forma mais dinâmica clientes interessados nesta opção. 

Esse é um dos diferenciais do Next que transmite segurança aos usuários por ser amparado por um banco tradicional. É claro que há outros fatores que tornam a alternativa competitiva. 

O Next possui um sistema de investimento que permite ao usuário guardar dinheiro para objetivos específicos. Nesta funcionalidade, o cliente é informado quando precisa guardar mensalmente para alcançar o objetivo. 

Por esse e outros serviços, o banco digital é um dos preferidos entre o público e tem ganhado cada vez mais destaque. 

Superdigital

Assim como o Next, o Superdigital é um braço do Santander para entrar de vez no mercado digital. 

Ao contrário das outras alternativas, este banco digital tem mensalidade nas contas, mas o custo é acessível. 

Mesmo com a cobrança, a conta digital é de fácil acesso, uma vez que não faz análise de crédito. Por esse motivo, abrir e ativar a conta Superdigital é muito fácil, você só precisa ter mais de 18 anos. 

Banco Pan

O Banco Pan foi um dos pioneiros entre os bancos digitais, assim como o Inter. Ele faz parte do grupo BTG Pactual e oferece serviços gratuitos aos usuários. 

Nesta alternativa você pode abrir uma conta digital e receber o cartão de crédito, ambos sem anuidade. 

O pacote de serviços é bem interessante, uma vez que são oferecidas 30 transações bancárias gratuitas. Você pode realizar depósitos, transferências e saques sem qualquer tipo de custo, sendo cobrado apenas se ultrapassar o limite. 

Qual banco digital escolher?

Não faltam opções de banco digital que oferecem serviços completos, sem tarifas e muita transparência. Fica até difícil escolher um para abrir a conta digital, não é mesmo? 

A verdade é que o melhor banco digital é aquele que consegue suprir suas principais necessidades. Por isso, cabe avaliar todas as opções disponíveis e os serviços que cada uma oferece. 

Cada instituição tem seu modo de trabalhar e oferece serviços distintos. Alguns possuem cartão de crédito sem anuidade, outros contam com mais serviços financeiros, como empréstimos e financiamentos. 

Vale também ficar de olho nas tarifas e limites de cada instituição. A gratuidade é uma realidade nos bancos digitais, mas alguns serviços são cobrados. 

No geral, é importante avaliar e conhecer as opções antes de definir qual o melhor banco e fazer sua escolha. 

Tem alguma dúvida sobre os bancos digitais? Conte para a gente nos comentários. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*