Nome sujo: o que isso realmente significa?

Por: Ariane Terrinha em 09/02/2021
nome sujo

Atenção você que está com nome sujo e deseja resolver, de uma vez por todas, sua situação financeira! Com certeza, você sabe que as opções de crédito disponíveis no mercado não são muito favoráveis para quem se encontra neste tipo de situação, não é verdade? Isso pode ocorrer com qualquer pessoa, principalmente se levarmos em consideração o cenário econômico atual que vivemos, em tempos de crise, gerada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Atualmente, milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso, ou seja, o famoso nome sujo. Você se encaixa neste perfil? Deseja sair desta situação e não sabe pro onde começar?

Neste texto, vamos explicar o que é o tão falado nome sujo, o que ocorre com quem está com este problema, como consultar se o nome está sujo e, claro, como fazer para limpar o nome? Acompanhe conosco e saiba como sair, definitivamente, desta situação!

O que é estar com o “nome sujo”?

Basicamente, uma pessoa que tem o “nome sujo” é alguém que comprou um produto ou serviço, não pagou e teve seu nome apontado ou negativado nas listas dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC.

Segundo o Serasa, fazem parte deste grupo mais de 61 milhões de brasileiros, sendo que, entre os jovens de 18 a 24 anos, 40% estão ou estiveram com o nome nessas listas, de acordo com um levantamento da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC.

O que acontece quando o nome está sujo?

Todos sabem bem como é ruim ter o nome apontado em qualquer serviço de proteção ao crédito, mas nem todo mundo sabe como isso, de fato, afeta a vida das pessoas. Como ter o nome negativado indica para o mercado que a pessoa é má pagadora, ela encontrará dificuldades para, dentre outras restrições:

  • Conseguir um empréstimo;
  • Fazer qualquer tipo de financiamento, seja de imóvel, carro ou outros bens;
  • Abrir uma conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito (para quem já é correntista, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de novos talões de cheque).

Além disso, uma curiosidade importante: existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo.

Como saber se o meu nome está sujo?

O Serasa e o Radar Pessoal da Boa Vista disponibilizam sites onde é possível consultar gratuitamente o status de um nome. Basta fazer um cadastro simples e pronto. Já para consultar um nome no SPC é possível acessar pelo site ou ir a algum posto de atendimento do órgão, mas ambos os serviços são pagos. Estes são os três órgãos de proteção ao crédito mais utilizados no Brasil.

Como o nome vai parar no SPC / Serasa?

Quando uma empresa não recebe o pagamento de um cliente, ela avisa um ou mais órgãos de proteção ao crédito sobre a dívida desse cliente. Esses órgãos, então, entram em contato com o consumidor, seja por carta, telefone ou mensagem de celular, para avisar que seu nome será incluído nas listas de proteção ao crédito, caso ele não pague a dívida no prazo determinado. Ou seja, você fica com o “nome sujo”.

Se isso de fato acontecer, o nome do cliente será apontado em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista e poderá ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

É possível conseguir um empréstimo estando negativado?

No Brasil, há milhões de pessoas com nome sujo. E quando se está nessa situação, é momento que mais se precisa de crédito para conseguir pagar as contas e ficar com o nome limpo. O problema é que, justamente nesta situação, fica mais difícil conseguir a aprovação dos bancos e das financeiras. Mesmo com essa escassez, no entanto, existe sim empréstimo para negativado.

Se esse é o seu caso, você precisa pesquisar com muita atenção as empresas que oferecem empréstimos. Algumas credoras também possuem opções de crédito, voltado para quem está nessa situação.

Existem empresas especializadas em fornecer empréstimo pessoal para pessoas com restrição no nome, a liberação depende do valor do empréstimo e os juros são mais altos, já que tem um histórico de não pagamento de contas.

Como posso conseguir um cartão de crédito para negativado?

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais conhecidas e usadas pelo brasileiro. Mas, por outro lado, ele também é um dos tipos de crédito com as maiores taxas de juros do mercado. Por isso, se você está em busca de cartão de crédito para quem está com nome sujo, a primeira mensagem é: CUIDADO!

Quando uma pessoa está negativada, ela tem mais dificuldade de acesso ao crédito. Isso acontece porque bancos e financeiras não têm confiança de que esse consumidor vai conseguir pagar todas as contas. Portanto, o consumidor inadimplente deve ter muito cuidado para não buscar crédito e acabar piorando a situação.

Se esse é o seu caso, tente primeiro organizar sua vida financeira e limpar o seu nome. Conseguir um cartão tradicional enquanto você tem dívidas é quase impossível. Algumas empresas oferecem os cartões pré-pagos como alternativa de cartão de crédito para negativado, mas é preciso avaliar todas as taxas antes de adquirir o produto.

Como limpar o nome?

Para sair das listas de proteção ao crédito, o caminho é entrar em contato com a empresa onde a dívida foi feita e negociar o pagamento. Outro caminho viável é se valer do Serasa Limpa Nome. Por lá, você consumidor consegue grandes descontos para se livrar, de vez, das dívidas!

Conclusão

Seja para quitar uma dívida ou ficar longe das listas de proteção ao crédito, o importante é que você tenha controle sobre as finanças e saiba que suas contas, de fato, cabem no orçamento.