O que é o seguro prestamista? Entenda de uma vez por todas

Imprevistos acontecem e o seguro prestamista está aí para te ajudar a lidar com eles e não complicar a sua vida financeira

Por: Pamela Gaudio em 02/09/2021
o que é seguro prestamista

A vida é cheia de imprevistos e, muitas vezes, não estamos preparados para lidar com aquela situação da melhor forma possível. Uma das áreas da vida onde mais podem acontecer imprevistos é na financeira. Lidar com dinheiro é algo muito delicado e o orçamento pode apertar em algumas circunstâncias. Mas, você conhece o seguro prestamista?

O Mapa da Inadimplência divulgado pelo Serasa em julho de 2022 mostra que pelo menos 62 milhões de brasileiros estão endividados. Ou seja, não está fácil manter as contas em dia para a maioria das pessoas. Mas como é possível resolver essa questão de uma maneira tranquila? O seguro prestamista pode ajudar nisso. 

Assim como as pessoas fazem seguro de carro para preservar o veículo, ou seguro residencial para preservar o lar, também é possível fazer um seguro para preservar a sua vida financeira. O seguro prestamista é uma forma de manter as suas contas em dia, mesmo quando você não está mais em condições de quitá-las.

O seguro prestamista pode funcionar em diversas ocasiões e para certos tipos de dívida. Neste artigo você vai descobrir se este seguro pode te ajudar a manter as finanças em dia e não se endividar. 

Como funciona o seguro prestamista?

Existem alguns casos onde este seguro pode ser acionado. São eles: morte, invalidez total ou parcial e perda de emprego. Dependendo do tipo de seguro contratado, ele cobre a dívida de forma total ou parcial. 

Quando você inicia o financiamento de algo e não pode arcar com as parcelas por conta de algum imprevisto como os citados acima, o seguro prestamista entra em ação e quita a dívida, evitando que você fique com restrição no nome. 

Entretanto, não são todas as dívidas que são cobertas. Você pode acioná-lo nos seguintes casos: 

Compra de bens

Pode ser um imóvel, carro, moto, eletrodoméstico. Financiamentos de alguns desses itens são cobertos por este seguro. Em caso de imprevisto, ele continua a pagar a dívida. 

Empréstimos pessoais e consignados

Você tomou um empréstimo para quitar uma dívida, investir em algo ou abrir um negócio, por exemplo. No entanto, não foi possível manter o pagamento da dívida. Nesses casos, o seguro cobre as parcelas para você. Consórcios também estão inclusos. 

Cheque especial e cartão de crédito

Dívida no cartão de crédito é algo que muitas pessoas possuem, principalmente por conta do desemprego ou do descontrole financeiro que atingiu o limite do cartão. Nesses dois casos, o seguro prestamista cobre tanto o limite do cheque especial quanto da fatura de cartão de crédito que não foi paga. 

Como contratar?

Diferente dos outros tipos de seguro, o prestamista não é contratado diretamente pelo cliente. Sim, você não pode chegar em uma instituição financeira e pedir esse tipo de seguro. Então como conseguir o seu? 

Geralmente ele é ofertado no momento em que você faz um empréstimo ou financiamento, por exemplo. Na hora de contratar esses produtos, o seguro prestamista pode ser oferecido.

Se ele não for citado, você pode perguntar por ele e fazer a contratação. O seguro prestamista é uma opção benéfica para ajudar você a controlar melhor a sua vida financeira. Por isso, sempre que contratar algo do gênero coberto pelo seguro prestamista, o ideal é você fazer a contratação do mesmo. 

Quanto custa o seguro prestamista?

O valor do seguro prestamista é diferente, levando em conta diversas variáveis. Financiar um carro geralmente é bem mais barato do que uma casa, certo? Nesses casos, o seguro prestamista será mais barato para a primeira opção e mais caro no caso do imóvel. 

Além disso, também leva em conta a idade do contratante, assim como diversos outros produtos financeiros. Idosos costumam pagar mais pelo seguro prestamista do que pessoas mais novas. 

Por fim, o prazo da dívida também influencia no valor do seguro. Uma dívida que vai durar 12 meses possui um seguro prestamista mais barato do que um financiamento de 36 meses, por exemplo. Entretanto, o seguro prestamista não pesa tanto no bolso em caso de financiamentos mais longos, já que as parcelas podem ser bem menores. 

Os benefícios do seguro prestamista

O seguro beneficia tanto o credor como o contratante. Aquisições de alto valor geralmente dão um prejuízo enorme quando não são quitados. Logo, o seguro prestamista é uma garantia ao credor de que ele irá receber os valores do seguro, caso o cliente não consiga quitar a sua dívida. 

No entanto, o benefício para o contratante é saber que sua dívida será quitada e ele poderá ficar tranquilo caso algum imprevisto aconteça. Dependendo do valor contratado, você ainda quita a dívida e recebe uma indenização. 

Por exemplo: você contratou um empréstimo de 10 mil reais. Porém, o seguro prestamista foi contratado para cobrir 15 mil reais, com uma margem de 5 mil além do empréstimo. 

Em caso de imprevistos, a dívida de 10 mil é quitada e o contratante resgata os outros 5 mil em forma de indenização. 

Vale a pena contratar?

Ao comprar ou investir em algo, sempre pensamos que teremos um retorno positivo. No entanto, estar precavido é uma forma de realmente alcançar o objetivo. Por isso, o seguro prestamista é uma excelente opção para ficar resguardado, em caso de imprevistos. 

No Brasil, o índice de desemprego continua alto, o que faz com que a contratação de seguro prestamista aumente. Além disso, a pandemia também é um fator determinante, já que, infelizmente, pode causar mortes. 

Por isso, no momento atual, contratar este seguro é uma boa opção. Dessa forma, você consegue controlar melhor a sua vida financeira e pode ficar tranquilo quanto à dívida, já que ela será completamente quitada. 

Sempre que for contratar um serviço financeiro, pergunte ao funcionário sobre o seguro prestamista e faça a contratação. Vale a pena contratar o seguro prestamista para manter as suas contas em dia. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*