Seguro prestamista: tudo o que você precisa saber sobre este seguro

Já ouviu falar em seguro prestamista? Nesse texto vamos explicar que tipo de seguro é esse e como ele funciona

Por: Ariane Terrinha em 18/12/2023
casal assinando contrato de um seguro prestamista

A vida é cheia de imprevistos e, muitas vezes, não estamos preparados para lidar com aquela situação da melhor forma possível.

Uma das áreas da vida onde mais podem acontecer imprevistos é na financeira.

Lidar com dinheiro é algo muito delicado e o orçamento pode apertar em algumas circunstâncias. Mas, você conhece o seguro prestamista?

O seguro prestamista pode funcionar em diversas ocasiões e para certos tipos de dívida. Neste artigo você vai descobrir se este seguro pode te ajudar a manter as finanças em dia e não se endividar. 

O que é seguro prestamista?

Assim como as pessoas fazem seguro de carro para preservar o veículo, ou seguro residencial para preservar o lar, também é possível fazer um seguro para preservar a sua vida financeira.

O seguro prestamista é uma forma de manter as suas contas em dia, mesmo quando você não está mais em condições de quitá-las.

A modalidade de seguro prestamista é voltada para o pagamento de obrigações financeiras, como empréstimos.

Assim, o seguro prestamista remete à prestação, sendo feito por pessoas que possuem dívidas e que, caso venham a ter situações inesperadas, possam honrar esses compromissos financeiros.

Como funciona o seguro prestamista?

Existem alguns casos onde este seguro pode ser acionado. São eles: morte, invalidez total ou parcial e perda de emprego.

Dependendo do tipo de seguro contratado, ele cobre a dívida de forma total ou parcial. 

Quando você inicia o financiamento de algo e não pode arcar com as parcelas por conta de algum imprevisto como os citados acima, o seguro prestamista entra em ação e quita a dívida, evitando que você fique com restrição no nome. 

Em que situações contratar o seguro prestamista?

O seguro prestamista pode ser contratado nas seguintes situações: 

  • Cheque especial de bancos;
  • Cartão de crédito;
  • Parcelamento na compra de bens móveis junto a rede varejista;
  • Financiamento de imóveis;
  • Financiamento de veículos;
  • Consórcios;
  • Empréstimos junto a instituições financeiras; 
  • Empréstimos junto a bancos.

Quais as coberturas oferecidas?

Conforme o site Meu Futuro Seguro, portal da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguro, os eventos cobertos pelo seguro prestamista podem incluir, além das coberturas de morte e invalidez, outras coberturas como, por exemplo, a de desemprego ou perda de renda, a de incapacidade temporária e/ou a de doenças graves, visando honrar, em nome do segurado, dívidas por ele contraídas, em caso de sinistro. Veja abaixo mais orientações da Susep.

Como contrato o seguro prestamista?

Diferente dos outros tipos de seguro, o prestamista não é contratado diretamente pelo cliente. Sim, você não pode chegar em uma instituição financeira e pedir esse tipo de seguro. Então como conseguir o seu? 

Se você fez um empréstimo e contratou um seguro prestamista, a seguradora vai honrar o pagamento da sua dívida se acontecer algum dos riscos cobertos como situação de perda de emprego ou morte.

Quando o empréstimo é feito nas instituições bancárias, geralmente, o próprio gerente do banco oferece o seguro prestamista para o cliente. Porém, a contratação deste seguro não é obrigatória.

Nos próprios aplicativos de instituições bancárias, na seção de empréstimos pessoais, o cliente pode fazer simulações dos valores e parcelas, com ou sem seguro. Esse seguro, embora não saia ali escrito a nomenclatura, é justamente o seguro prestamista. Então, você já deve conhecê-lo!

Vantagens do seguro prestamista

O seguro beneficia tanto o credor como o contratante. Aquisições de alto valor geralmente dão um prejuízo enorme quando não são quitados.

Logo, o seguro prestamista é uma garantia ao credor de que ele irá receber os valores do seguro, caso o cliente não consiga quitar a sua dívida. 

No entanto, o benefício para o contratante é saber que sua dívida será quitada e ele poderá ficar tranquilo caso algum imprevisto aconteça.

Dependendo do valor contratado, você ainda quita a dívida e recebe uma indenização. 

Por exemplo: você contratou um empréstimo de 10 mil reais. Porém, o seguro prestamista foi contratado para cobrir 15 mil reais, com uma margem de 5 mil além do empréstimo. 

Em caso de imprevistos, a dívida de 10 mil é quitada e o contratante resgata os outros 5 mil em forma de indenização. 

Vale a pena contratar?

Ao comprar ou investir em algo, sempre pensamos que teremos um retorno positivo. No entanto, estar precavido é uma forma de realmente alcançar o objetivo. Por isso, o seguro prestamista é uma excelente opção para ficar resguardado, em caso de imprevistos. 

No Brasil, o índice de desemprego continua alto, o que faz com que a contratação de seguro prestamista aumente. 

Por isso, no momento atual, contratar este seguro é uma boa opção. Dessa forma, você consegue controlar melhor a sua vida financeira e pode ficar tranquilo quanto à dívida, já que ela será completamente quitada. 

Sempre que for contratar um serviço financeiro, pergunte ao funcionário sobre o seguro prestamista e faça a contratação.

Vale a pena contratar o seguro prestamista para manter as suas contas em dia. 

Perguntas frequentes

Responda todas as suas dúvidas sobre o assunto abaixo:

Qual o prazo de vigência do seguro prestamista?

Segundo a Susep, a vigência deste seguro normalmente varia conforme o tempo de duração da dívida assumida.

Caso a dívida seja renegociada, deve haver um endosso no seguro com o intuito de aumentar o prazo de vigência e consequentemente o recálculo de valores de prêmio e capital segurado.

A apólice ou o certificado individual deverão especificar o início e o fim de vigência do seguro. 

Há algum prazo de carência?

Durante o período de carência, contado a partir da data do início da vigência do contrato, não há cobertura do seguro. Em alguns planos pode haver prazo de carência para certas coberturas. 

O que acontece com o seguro se o pagamento da dívida for antecipado?

Esta é uma dúvida extremamente importante para quem contratou esse seguro e quer antecipar o pagamento da dívida.

Segundo a Susep, o prêmio pago antecipadamente, referente ao período a decorrer, deverá ser devolvido ao segurado.

Quem são os beneficiários deste seguro?

Neste seguro o primeiro beneficiário é sempre o credor, até o limite da dívida, sendo o pagamento feito diretamente para ele.

Desta forma, para a instituição que concede o crédito, o seguro prestamista é uma garantia de evitar a inadimplência, na hipótese de acontecer algum imprevisto com o segurado.

Havendo saldo remanescente, ou seja, caso o valor da dívida ou compromisso, no momento do sinistro, seja inferior ao valor da indenização paga pela seguradora, esta diferença deverá ser paga ao segundo beneficiário indicado pelo segurado ou ao próprio segurado, quando couber.

E então, gostou do nosso conteúdo sobre o tema? Compartilhe com alguém que precisa saber sobre ele e continue lendo o Plusdin.