Veja Quais São os Principais Bancos de Investimento do Mercado Brasileiro

Hoje em dia qualquer pessoa pode investir no mercado financeiro, por isso, listamos as melhores opções para se tornar um investidor no Brasil

Por: Ariane Terrinha em 16/01/2020
ações mais recomendadas

O Brasil, de um modo geral, não era um país cujo povo possuía a cultura de poupar e muito menos de investir. Esse hábito não muito saudável prejudica muitos brasileiros que não têm uma reserva financeira de emergência ou que não conseguem realizar sonhos por não saberem investir para fazer seu dinheiro render e assim, ser possível utilizá-lo da forma que bem entender. Porém, graças ao aumento do acesso à informação, que está sendo cada dia mais ampliado e democratizado, essa cultura está mudando e os bancos de investimento estão surgindo.

Segundo pesquisa realizada em 2018 pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), com apoio do Datafolha, 42% dos brasileiros tinham algum saldo aplicado em produtos de investimentos financeiros. Desse total, 70% dos investidores preferem ir até os bancos e realizar a aplicação pessoalmente.

Os principais bancos brasileiros, sejam eles físicos ou virtuais, trabalham com diversos tipos de investimentos e é importante ter noção de onde você está aplicando seu dinheiro. Das taxas até o rendimento, cada instituição financeira procede de uma forma. Sendo assim, separamos abaixo algumas características dos bancos para ajudar você a escolher o melhor lugar para realizar esse grande passo na educação financeira.

O Que é um Banco de Investimento?

É uma instituição financeira privada que funciona como um intermediário financeiro, facilitando o vínculo entre as pessoas que querem investir e as que tomam empréstimo.

Através dele, o acesso do cliente às modalidades de investimento se torna mais simples. Dentre essas modalidades, as mais requisitadas são: ações, CDB, Letras de Crédito e Letras de Câmbio.

Além de gerir o capital do investidor, este banco também oferece assessorias para auxiliar os clientes na hora de escolher o melhor investimento, de acordo com sua meta financeira.

Assim como os bancos comerciais, os bancos de investimento são regulados pelo Banco Central.

No entanto, apesar de ter algumas semelhanças, todo banco de investimento é uma sociedade anônima, e é preciso ficar claro que ele não pode ser confundido com um banco comum, pois possui propriedades únicas.

Banco de Investimento x Banco Comum

Mesmo que não sejam tão perceptíveis para o cliente ou para quem está de fora do mercado financeiro, existem diferenças entre bancos de investimentos e bancos comerciais.

Inicialmente, os bancos comuns podem ser instituições públicas ou privadas, já os bancos de investimento são apenas sociedades privadas.

Este, por si só, não pode oferecer a opção de depósito à vista (em dinheiro ou cheque). Nele, a transferência de dinheiro só pode ser realizada por meio de TED ou DOC bancário, ou seja, somente transferências eletrônicas

Outra diferença é que os banco comerciais focam na captação de recursos, investimentos ou financiamentos sem se importar com o tempo que o dinheiro ficará na conta, enquanto os bancos de investimento se preocupam com aplicações a médio e longo prazo.

Vale lembrar que ainda existem os bancos múltiplos, que são as instituições que possuem, pelo menos, duas carteiras que tendem a ser a comercial e a de investimento.

Atualmente, os bancos múltiplos são maioria no Brasil.

Portanto, só é possível investir através de um banco comercial, se o mesmo for um banco múltiplo.

Operações Realizadas Pelos Bancos de Investimentos

As principais operações e serviços realizados pelos bancos de investimento são atribuídos pelo Banco Central. Confira abaixo:

  • Operações com participação societária
  • Financiamento de atividades relacionadas à produção para suprimento de capital (de giro e fixo)
  • Assessoria financeira
  • Administração de capital de terceiros
  • Empréstimos de médio e longo prazo
  • Aquisição de valores e títulos mobiliários
  • Operação de Subscrição de Ações ou IPO
  • Emissão de títulos, como CDB (Certificado de Depósito Bancário) e RDB (Recibo de Depósito Bancário)
  • Emissão de debêntures
  • Administração e venda de cotas de fundos de investimentos
  • Depósitos interfinanceiros
  • Repasses de empréstimos externos.

Apesar de terem sido criados para canalizar recursos de médio e longo prazos para suprimento de capital fixo ou de giro das empresas, os BI’s (bancos de investimento) não podem destinar seus recursos a empreendimentos mobiliários e têm limites para investimentos no setor estatal.

Santander

O banco global que teve sua origem na Espanha, é o maior da zona do euro e o terceiro maior banco privado do Brasil, ficando atrás somente do Itaú Unibanco e Bradesco. Mas por que ele está entre os principais bancos de investimento do mercado brasileiro?

Ele foi considerado de acordo com o prêmio “O Melhor Banco para Investir” da Fundação Getúlio Vargas realizado por meio do Centro de Estudos em Finanças (CEF/FGV), o Melhor Banco para Investir em 2019, assim como o Melhor no Varejo Seletivo (fundos dedicados aos clientes com mais poder aquisitivo no caso do Santander clientes Van Gogh e Select) e o Melhor Gestor de Money Market (fundos que proporcionam ao investidor uma aplicação de baixa volatilidade e liquidez elevada).

Além disso o Santander é considerado excelente sendo um dos primeiros no ranking da Leaders League na categoria de banco de investimentos.

É importante ressaltar também que o banco oferece investimentos para todos os perfis, oferecendo inclusive uma ferramenta de análise do perfil do investidor.

Bradesco

O Bradesco é um banco que nasceu no Brasil e possui muita tradição, afinal está no mercado desde 1943. E não somente em nosso país que o Bradesco tem notória visibilidade: ele também está entre os maiores bancos do mundo.

Ademais, o Bradesco também se destaca por suas nomeações. O prêmio FGV, que citamos agora a pouco, incluiu o banco como o Melhor no Varejo com a sua divisão especializada em investimentos o BRAM (Bradesco Asset Management).

Outra nomeação que privilegia o Bradesco, é estar presente em um dos primeiros lugares no ranking da Leaders League com o Bradesco BBI (Banco de Investimento da Organização Bradesco) na categoria de banco de investimentos.

O BRAM é super diversificado e possui diversos tipos de investimentos, para pessoas físicas e também para empresas de todos os perfis.

Itaú Unibanco

Conhecido como o maior banco privado do Brasil, o Itaú não poderia estar de fora dessa lista. O banco, resultado da fusão no ano de 2008 dos antecessores Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, atua no Brasil e em outros 20 países, principalmente nos continentes da América, Europa e Ásia.

Através da Itaú Asset Management, gestora de fundos de investimentos do banco, o Itaú Unibanco também foi premiado em duas categorias no prêmio da FGV, como Melhor Gestor de Fundos de Ações e Melhor Gestor de Fundos Multimercados.

E não é só isso! No ranking da Leaders League de 2020, na categoria de Banco de Investimentos, o Itaú Unibanco aparece como líder com a empresa do grupo Itaú BBA (o maior Corporate & Investment Bank da América Latina).

Além disso, o Itaú Unibanco oferece muitas opções de investimentos para todos os tipos de perfis de pessoas físicas e também no ramo Corporate, o que é o caso do já citado Itaú BBA.

Banco do Brasil

O BB é o maior banco estatal do Brasil, com muitos anos de tradição, afinal o primeiro Banco do Brasil foi fundado em 1808. A instituição está presente em todo o território nacional e em mais de 15 países.

A empresa se preocupa em oferecer produtos adequados para todo tipo de público. Na página de investimentos do site do BB é possível fazer uma simulação para descobrir qual o tipo de investimento ideal para você.

Justamente, o Banco do Brasil também recebeu premiação no prêmio da FGV, na categoria de Melhor Gestor de Renda Fixa com a empresa BB DTVM (A BB Gestão de Recursos – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) pertencente a instituição financeira.

A BB DTVM possui um vasto portfólio com diversos tipos de fundos de investimento, para pessoas físicas e jurídicas dos mais variados perfis.

Além disso, o Banco do Brasil se destacou com o BB Banco de Investimento S.A (outra entidade do BB) que também está entre os Bancos Excelentes no ranking da Leaders League de 2020 na categoria de Banco de Investimentos.

BTG Pactual

BTG Pactual é um banco brasileiro de investimentos, que atua também com gestão de patrimônio e de ativos. Em setembro de 2014, foi criado o BTG Pactual Digital, que funciona como uma startup dentro do banco, com foco em User Experience e investimentos voltados especialmente para o varejo de alta renda no Brasil.

Com isso, o banco especializado em investimentos estendeu seus serviços ao varejo de forma mais democrática e o BTG Pactual hoje oferece uma vasta gama de investimentos para o varejo em sua plataforma digital, incluindo até mesmo um simulador de investimentos e também de previdência.

No ano de 2018 o BTG Pactual foi eleito o Melhor Banco Especializado do país no ranking “As Melhores da Dinheiro pela revista IstoÉ Dinheiro.

O BTG Pactual Digital também venceu o prêmio MBI “Melhor Banco para Investir” já citado anteriormente, na categoria Plataforma Digital para Varejo Seletivo.

E é claro que o BTG Pactual também aparece no ranking da Leaders League de 2020 na categoria de Banco de Investimentos, juntamente com o Santander, o Bradesco e o BB entre os Excelentes.

Mas qual o melhor banco de investimento para mim?

Essa pergunta pode não possuir uma resposta única, afinal tudo depende do seu perfil de investidor. É importante pensar se você está disposto a correr mais risco para ter uma rentabilidade maior ou se procura um investimento de baixo risco, abrindo mão de uma rentabilidade mais alta. Se procura um investimento para pessoa física ou jurídica e ainda qual a quantia e a liquidez.

Trouxemos aqui algumas das principais opções do mercado, porém existem muitos outros bancos que oferecem bons investimentos no Brasil como o BMG Invest, o Banco Inter, o Daycoval, além de corretoras e fintechs como XP Investimentos, Rico, Órama Investimentos, Nubank, MagnetisPoupaBrasil, dentre outros. Por isso, na hora de fazer o seu investimento, vale a pena pesquisar as opções do mercado e ver quais são mais rentáveis e se adequam melhor ao seu perfil.