Por que o pagamento com meu cartão de crédito foi recusado? Listamos 9 motivos

Você sabe por quais motivos seu cartão de crédito pode ser recusado? Saiba quais os motivos que levam isso a acontecer

Por: Ariane Terrinha em 05/11/2021
pagamento com cartão recusado

O pagamento com o seu cartão foi recusado? Saiba que esse susto pode ser evitado com passos simples.

Chega de passar por situações constrangedoras! Identificamos 9 motivos que podem ter levado à recusa do seu cartão de crédito, e como resolver cada uma.

Fique até o final desse artigo e confira como evitar este medo. Aproveite e boa leitura!

Pagamento com cartão recusado: descubra o principal motivo

Vamos te ajudar a entender melhor como o seu cartão pode ser bloqueado e o que fazer nesse momento. Confira abaixo!

Limite indisponível

Um dos erros mais comuns quanto ao uso do cartão de crédito, é estourar o limite.

Já que, este ato faz com que você perca o controle das suas finanças e, se feito de forma ainda mais imprudente, pode causar constrangimento em uma situação de compra.

Por isso, antes de usar seu cartão de crédito em um estabelecimento, veja qual o limite disponível.

Confira seu aplicativo

Atualmente, temos os aplicativos dos bancos que nos permitem ter um controle maior e, até mesmo, ajustar um limite para que você não ultrapasse no momento das compras.

Além disso, existe a chamada avaliação emergencial de crédito. Verifique se o seu banco oferece essa opção de maneira gratuita, pois no momento do aperto, mesmo sem limite disponível, a sua compra é autorizada da mesma forma.

Se o seu cartão de crédito não possuir avaliação emergencial de crédito, converse com o emissor para saber a possibilidade de liberar essa função.

Cartão bloqueado

Um dos motivos pelo qual você pode ter o pagamento do cartão recusado, é a própria segurança do cliente.

Sabe quando você esquece a senha do cartão ou, até mesmo, digita um número errado por falta de atenção? 

Então, quando práticas assim se tornam recorrentes, o banco pode bloquear o uso do seu cartão, pois pode ter sido roubado e estar sendo usado pelos criminosos.

Já que, atualmente, existem muitos criminosos que usam os cartões das vítimas para prejudicá-la e esses sistemas protegem os clientes de possíveis fraudes no uso do cartão.

Geralmente, o bloqueio do cartão de crédito, além de digitar a senha errada, pode ocorrer quando a compra não é comum do cliente. Nesses casos, basta apenas ligar na central de atendimento, ou pelo chat via aplicativo, e pedir para que a compra seja autorizada.

Fatura atrasada

Atrasar o pagamento da fatura é um dos motivos pelo qual seu cartão não passou.

Além dos juros que irá pagar, o uso da função de crédito pode ser bloqueada até o pagamento da fatura por completo.

Por isso, evite atrasar o pagamento da fatura do seu cartão. Tente sempre pagar o valor integral ao invés do valor mínimo, para evitar o bloqueio da função crédito no cartão.

Bandeira não aceita

Outro motivo que pode levar um vendedor a dizer: “pagamento com cartão recusado” é que o estabelecimento não aceita a sua bandeira.

Por isso, antes de efetuar uma compra, sempre se informe sobre quais bandeiras são aceitas no local. Assim você evita que seu cartão não passe no momento do pagamento.

Parece algo simples (e realmente é) mas é sempre bom se certificar destas pequenas informações que podem passar despercebidas. Entre as bandeiras mais aceitas estão Mastercard, Visa e Elo.

Portanto, é sempre bom ter um cartão com alguma dessas bandeiras, para que seu pagamento não seja recusado. 

Máquina sem sinal

Já me certifiquei sobre quais bandeiras são aceitas, meu cartão está em dia, não tenho bloqueio algum no cartão e mesmo assim não passou, o que fazer? 

Então, nem sempre este acontecimento será por alguma imprudência do usuário e sim do sistema da máquina.

Em muitas situações pode ocorrer a perda de sinal da máquina de cartão, sendo responsabilidade do dono do comércio e da unidade que presta assistência a este usuário.

Nestes casos, aguarde alguns minutos e tente realizar a compra novamente. Você também pode solicitar ao vendedor que ele utilize outra maquininha ou que reinicie o aparelho, para que o sinal retorne.

Dados incorretos do cartão

Os dados incorretos do cartão podem anular a compra e fazer com que você tenha o pagamento com cartão recusado.

Isso, ocorre geralmente em compras online, quando o titular (ou pessoa que está efetuando a compra) erra algum dado do cartão, como: validade, número do cartão ou código verificador. 

Por isso, é de extrema importância verificar se os dados adicionados no site estão coerentes com o do cartão que está sendo utilizado.

Cartão expirado

Todo cartão, no momento em que é solicitado, é dado com uma data de validade. Geralmente, é válido por 8 anos.

Ou seja, se você possuir um cartão que já tenha passado desta data e tentar utilizá-lo, a compra será negada.

Fique sempre atento aos dados de vencimento do seu cartão e solicite um novo quando o seu vencer.

Nem sempre as pessoas ficam atenta a esse detalhe, principalmente se já utilizam o cartão há muito tempo.

Indício de golpe

Como mencionamos anteriormente, existe a possibilidade do cartão estar sendo rejeitado pela própria segurança do usuário.

Quando a central detecta atividade suspeita utilizando o seu cartão, podem ter a iniciativa de bloquear o uso, até que se certifiquem de que as transações foram efetuadas pelo próprio usuário e não por bandidos.

Cartão não internacional ou bloqueado em viagens

O cartão internacional é, basicamente, um cartão de crédito que permite a realização de compras dentro e fora do país de origem.

Sendo assim, se você quiser fazer compras em sites fora do Brasil, não será possível se seu cartão não for internacional. 

Em outros casos, existe a possibilidade do cartão ser bloqueado durante uma viagem ao exterior.

Dessa forma, neste momento, o banco vai entrar em contato com os seus números de segurança, para verificar se está tudo correndo bem. 

Caso isso não aconteça e você estiver em dia com as contas, é possível tentar contato direto com o banco, ainda fora do país.

A resposta pode demorar de uma a duas semanas, dependendo do banco e do suporte que o mesmo tem. 

Se você tentar de todas as formas digitais e não obtém resposta, é indicado que, quando voltar ao país, vá diretamente em uma agência do banco.

Em alguns casos, o usuário pode ser indenizado pelos problemas enfrentados.

Por isso, a dica é sempre entrar em contato com o emissor do seu cartão de crédito antes de viajar. Se estiver programando uma viagem internacional, lembre-se sempre de autorizar o uso do seu cartão fora do país, para não enfrentar problemas de recusa de pagamento.

O que fazer quando o cartão de crédito for recusado?

Quando se passa por esta situação na primeira vez, pode parecer extremamente complicado resolver de maneira rápida.

Ainda mais quando não temos um bom suporte ou a ajuda necessária.

É exatamente por isso que separamos um passo a passo bem detalhado de como resolver quando alguém disser: “recusamos o seu pagamento com cartão. Confira abaixo!

Bloqueio por erro de senha

Este sendo o principal e mais comum fator de bloqueio, se torna o mais simples de resolver. Basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Primeiramente, ao visualizar o bloqueio do cartão, entre em contato com a agência. É sempre bom saber dos detalhes de cada agência para este processo de desbloqueio;
  • Após, vá até a agência e solicite o desbloqueio do seu cartão, explique a situação e tudo será resolvido no ato.

Como é bom evitar esses incômodos, procure decorar sua senha.

Se essa parece uma tarefa difícil, anote em algum lugar, em um papelzinho ou no bloco de notas do celular.

Mas nunca deixe a senha junto do cartão, isso facilita para aplicação de golpes.

Bloqueio em caso de atraso da fatura 

Ao ter o seu cartão bloqueado por atraso no pagamento da fatura, siga os seguintes passos:

  • Entre em contato com a agência: este é sempre o primeiro passo a ser dado em qualquer situação de difícil resolução. A agência irá esclarecer todas as suas dúvidas e saberá exatamente o por que do seu cartão ter sido bloqueado.
  • Ida até a agência: Caso não seja possível entrar em contato com a agência de forma remota(ou seja solicitada a sua presença), é necessário a ida da pessoa titular do cartão até a agência. Ou quem prefere resolver as coisas de forma presencial, esta é uma boa opção também.
  • Liberando o cartão: ao resolver todas as demais nuances a respeito disso, o banco irá solicitar o pagamento da fatura. Alguns irão até oferecer um parcelamento, para que você não deixe de pagar. 

Depois de pago a fatura, pode demorar até 5 dias úteis para a liberação do seu crédito.

Como evitar a temida frase: transação não autorizada

Agora que você já entendeu o que faz com que alguém fale: recusamos o seu pagamento com cartão, vamos para o que todos querem saber, o que posso fazer para evitar o bloqueio do meu cartão? Confira abaixo algumas dicas:

  • Mantenha o pagamento da sua fatura em dia: quando você mantém sua fatura paga em dia, você se livra da dor de cabeça que pode ter na tentativa de desbloquear o mesmo. Melhor evitar, não é mesmo? 

Se não for possível pagar o valor total no ato do vencimento, tente parcelar. Atualmente existem opções de cartões até para quem está negativado.

  • Peça um cartão internacional: antes de comprar em lojas do exterior, verifique se seu cartão possibilita esta opção. Esta simples ação pode te salvar de uma tremenda dor de cabeça.
  • Evite atividades suspeitas: procure evitar fazer grandes compras fora do comum. Este ato pode levar ao bloqueio do seu. Em alguns aplicativos (de bancos) é possível entrar em contato com o suporte antes de uma compra fora do comum, para que não ocorra o bloqueio.
  • Tenha cuidado: às vezes é indispensável anotar a senha em algum lugar. Mas o importante é: nunca deixar a senha junto do cartão. Quando fazemos isso, facilitamos muito que usem nossa conta em caso de roubo.
  • Desative o modo de aproximação: os cartões atuais estão vindo com uma opção de pagamento de compras por aproximação. Apesar de nos ajudar muito, pode ser um prato cheio para criminosos. Já que, neste modo, o ladrão não conseguirá efetuar compras de grande valor, pois pedirá senha, mas diversas compras de baixo valor é possível, as quais já podem prejudicar muito.  Assim, tenha cuidado com esta nova função e desative o pagamento por aproximação.

Importância da segurança no uso do cartão

Esperamos ter ajudado de forma simples e descomplicada sobre o que fazer quando você tem problemas de bloqueio com o seu cartão.

Existem diversas formas fáceis e eficazes que facilitam nossa vida nesse assunto. 

Mantenha-se atualizado sobre as formas que os golpistas usam para tirar o dinheiro das contas, deixe seu cartão o mais seguro possível e siga nossas dicas!

Não esqueça das nossas dicas de segurança e em breve voltamos com mais conteúdos de extrema importância sobre como ter mais cuidado com seus cartões e segurança digital.

Se você curtiu esse conteúdo, deixe seu feedback nos comentários e envie o que precisa saber dessas dicas. Ah! E não esqueça de se manter atualizado!