Participante do Big Brother Brasil 2021 Tem o Nome Sujo na Praça

Aproximadamente metade dos consumidores brasileiros (48%) ficaram inadimplentes nos últimos 12 meses e o brother Caio “BBB21” é um deles

Por: Da Redação em 24/01/2021
Participante do Big Brother Brasil 2021 Tem o Nome Sujo na Praça

No próximo dia 25 de janeiro, estreia o Big Brother Brasil 2021 (BBB21) e, pela primeira vez, o programa terá 100 dias de duração. O ganhador receberá um prêmio de R$ 1,5 milhão.

 

Ao todo são 20 participantes e como na edição anterior (BBB20), o grupo contará com a presença de pessoas famosas e anônimas, divididos entre os times Pipoca e Camarote.

Neste momento de pré estreia do programa sempre gera uma curiosidade sobre os participantes. Quem são? O que eles faziam antes de entrarem na casa mais vigiada do país? Quais os seus hobbies? Etc.

Como nas edições anteriores, as vidas dos brothers têm pontos em comum com a dos brasileiros. A história de Caio Alfiune não é diferente, o participante está com o CPF negativado desde junho de 2019.

O fazendeiro, oriundo de Anápolis, em Goiás, tem nome sujo por emitir 28 cheques sem fundo e contrair uma dívida de aproximadamente R$ 8 mil, segundo o jornal carioca Extra.

Os valores dos cheques aparecem zerados no sistema, o que significa que o brother tenha quitado as dívidas em questão. No entanto, o banco não retirou do sistema de proteção que Caio emitiu os cheques sem fundo.

O participante do BBB21 tem 32 anos, é pai de duas meninas e está noivo. A fazenda da família de Caio produz soja e milho.

A faixa etária na qual se observa o maior número de CPF negativados é exatamente a que Caio pertence, de 30 a 39 anos.

Educação Financeira e disciplina

O brasileiro em geral não tem o hábito de cuidar das finanças.

As pesquisas mostram que a maioria das pessoas não anota em que gasta o seu dinheiro, confiando apenas na memória. As compras de roupa e acessórios e também o dinheiro para o lazer são os menos contabilizados.

Outros não fazem um registro de quanto ganham e gastam. Assim, acabam se endividando.

Outro vilão do orçamento doméstico são as dívidas com o cartão de crédito.

O que é o SPC?

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma empresa vinculada à CNDL que reúne dados do comércio de todo Brasil.

No site do SPC Brasil, o consumidor pode:

  • verificar qual é o Score (pontuação do cliente de acordo com o relacionamento que ele mantém com instituições financeiras e com o comércio),
  • verificar se o CPF está negativado,
  • saber quais são as suas dívidas,
  • negociar o pagamento das dívidas on-line
  • e muito mais.

Para consultar a situação do seu CPF é necessário pagar uma taxa de 16,90.

O que fazer se o seu CPF estiver na lista de nome sujo?

  • Procure a empresa que incluiu seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito e renegocie a sua dívida.
  • Se o problema for um cheque sem fundo, procure a agência bancária na qual você tem conta e deposite o valor do cheque. Caso o cheque já tenha sido devolvido, é necessário procurar a pessoa para quem você emitiu o pagamento e resgatar o cheque. Se você não se lembrar para quem deu o cheque, o banco poderá te disponibilizar uma cópia microfilmada dele.
  • Após quitar suas contas com a empresa, ela mesma irá retirar seu nome da lista de devedores dos serviços de proteção ao crédito.
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*