PIS 2020/2021: Quem  Tem Direito a Receber o Abono Salarial

Acompanhe abaixo se você preenche os requisitos para ganhar o PIS e quando irá receber o pagamento.

PIS 2020/2021: Quem  Tem Direito a Receber o Abono Salarial
Por: Da Redação em 15/12/2020

Considerado como uma espécie de 14º salário para o trabalhador de baixa renda, o abono salarial PIS 2020/2021 já vai começar a ser pago pela Caixa Econômica Federal.

O pagamento vai ocorrer por meio da poupança social digital para quem não é correntista da instituição financeira. A movimentação pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem e possui como limite valores mensais de até R$ 5 mil. 

A Caixa fará o cadastramento e a abertura de contas digitais de forma gratuita, sem a necessidade da apresentação de documentos e com o registro sendo feito de forma remota, ou seja, virtualmente. Veja abaixo quando se iniciam os pagamentos.

O Que é o Abono Salarial PIS? 

O abono salarial foi instituído pela Lei n° 7.998/90, e equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT aos trabalhadores que satisfaçam os requisitos previstos em lei.

Quem Pode Receber? 

Para receber o abono salarial PIS 2020/2021, o trabalhador precisa seguir algumas recomendações:

A primeira delas é estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. É necessário ainda ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, além de ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base.

O trabalhador ainda precisa ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. 

Especificamente no período contabilizado a partir do dia 8 de dezembro, trabalhadores nascidos entre julho e novembro estarão aptos ao abono salarial, desde que ainda não tenham sacado o valor e também para aqueles que tiveram as declarações da relação anual de informações sociais (RAIS/eSocial), referente ao ano de 2019,  entregues fora do prazo ou retificadas pelos empregadores,. 

Como Calcular o Abono Salarial PIS? 

O valor do abono é calculado de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Dessa forma, se um trabalhador completa, por exemplo, oito meses de trabalho, ele receberá R$ 697 de abono salarial. 

Como Recebo o PIS Sem a Conta Digital? 

Neste caso, o trabalhador pode realizar o saque por meio do Cartão Cidadão em casas lotéricas ou em qualquer terminal da Caixa Econômica Federal.

Para tanto, essa possibilidade só será disponibilizada para trabalhadores impossibilitados de ter o abono salarial creditado em conta existente ou na poupança social digital. 

Ainda Tenho Direito a Sacar o Abono Salarial PIS? 

O saque do calendário anterior, o abono salarial 2019-2020, foi finalizado no dia 29 de maio. No entanto, é possível sacar os valores até o fim do mês de junho de 2021. 

O Calendário de Pagamento 

O UNUM destrincha para você o calendário de pagamentos

  •  Os nascidos em dezembro vão receber a partir do dia 15 deste mês. Há de se destacar que os correntistas da Caixa nascidos entre julho e dezembro já receberam o benefício diretamente em suas contas ainda no dia 30 de junho.
  • O pagamento para os nascidos no mês de janeiro vai se iniciar no dia 19/01.
  • O pagamento para os nascidos no mês de fevereiro vai se iniciar no dia 19/01.
  • O pagamento para os nascidos no mês de março vai se iniciar no dia 11/02.
  • O pagamento para os nascidos no mês de abril vai se iniciar no dia 11/02.
  • O pagamento para os nascidos no mês de maio vai se iniciar no dia 17/03.
  • O pagamento para os nascidos no mês de junho vai se iniciar no dia 17/03.
  • Em todos os casos, o saque do abono salarial PIS estará disponível até o dia 30 de junho de 2021.

Como Utilizar o Cartão de Débito Virtual do Aplicativo Caixa Tem? 

  • No próprio aplicativo estará disponível um acesso para geração do cartão de crédito virtual. A plataforma vai pedir sua senha, os dados do beneficiário do cartão serão então expostos para conferência. Na sequência, clique em gerar. Com os dados gerados, o usuário estará liberado para fazer apenas uma compra por vez. 

 

  • O pagamento ainda pode ser feito em maquininhas. Neste caso, o usuário vai clicar em ‘pagar na maquininha’, a câmera do celular vai-se abrir de forma automática para ler o QR code gerado nas maquininhas. O aplicativo Caixa Tem está disponível para celulares com os sistemas operacionais Android e iOS. Acesse a loja de aplicativos de seu aparelho.  
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*