O PIX é seguro?

O PIX segue os mesmos protocolos de segurança para TEDs e DOCs, mas é importante saber como evitar as fraudes que visam capturar os seus dados

Por: Ariane Terrinha em 10/03/2021
Pix é seguro

Desde o lançamento, o PIX virou moda, mas será que ele é seguro? Acredite ou não, mas você sabia que mais de 45 milhões de brasileiros não possuem contas bancárias? E outros tantos milhões até têm conta, mas não as utilizam por conta das taxas caríssimas cobradas na hora de realizar transações?

Pensando nisso, o Governo Federal lançou, em novembro, o PIX para simplificar as relações financeiras e de pagamento e reduzir , até mesmo extinguir, as taxas cobradas nas operações.

Não apenas como uma ferramenta para dar mais agilidade às transações financeiras, mas como uma rede social ou até uma forma de paquera. Mas o nosso assunto aqui é finanças e segurança.

Com o PIX é possível realizar transferências instantâneas, até mesmo fora do horário comercial, e o valor chega na conta do destinatário em questão de segundos. É um mecanismo tão inovador, que muitos ficam com a “pulga atrás da orelha” em relação aos cuidados que se deve ter com essa nova modalidade. Vejamos agora alguns aspectos de segurança que você deve ter atenção.

Os perigos do PIX

As transações via PIX podem ser feitas por uma chave de identificação do destinatário, que é o identificador único da conta em um banco. Ou seja, basta que aquele que receberá o dinheiro envie o identificador único para quem vai pagar.

Ocorre que muitas pessoas estão utilizando o próprio CPF ou o número de telefone como chave do PIX, sem pensar nos riscos que isso pode gerar.

CPF

pix é seguro mão segura a carteira do cpf

Vamos pensar primeiro em relação ao CPF. Por mais que todos digam que devemos tomar cuidado com o nosso número de CPF, que não devemos passar para qualquer pessoa, ele se encontra , de certa forma, espalhado por aí.

Você consegue se lembrar de quantas vezes já solicitaram o seu CPF e passou sem nem pestanejar? Pois é! Pensando nisso, imagine a seguinte situação: um golpista pode pegar o seu CPF e iniciar um PIX para você, sem a intenção de concluir a operação.

Na metade do procedimento, ele já vai ter acesso ao seu nome completo e ao seu banco, na janela de confirmação, antes de digitar a senha para concluir o processo.

Com todos esses dados em mãos, pode te ligar, dizendo que é funcionário do seu Banco e solicitar diversos outros dados, como o número do cartão e senhas e fazer a festa! Usar o seu dinheiro!

Fique atento, pois não é tão difícil cair nessa armadilhas.

Número do Celular

pix-seguro pessoa segura um celular

Já em relação se o número do celular é seguro como chave PIX, pensemos nessa outra situação: certamente você faz parte de vários, ou pelo menos alguns, grupos no Whatsapp, certo?

Com certeza, é membro de grupos que nem mesmo conhece todas as pessoas que estão lá. Imagine que alguém de um desses grupos, de má fé, consiga pegar o contato de um dos participantes que deixou tanto a foto, quanto o nome visível.

Da mesma forma, o golpista inicia um PIX para a vítima, com o número do celular, sem a intenção de concluir a operação. Na metade do procedimento, ele já vai ter acesso ao nome completo, ao telefone, ao banco e também alguns números do CPF que aparecem na janela de confirmação, antes de digitar a senha para concluir. Aí é só aplicar o golpe que falamos acima !

Agora que você já sabe os cuidados que deve ter em relação ao seu número do celular, verifique as configurações de privacidade do Whatsapp ( Conta > Privacidade > Meus Contatos) e permita que apenas os seus contatos consigam ver a sua foto e o seu nome.

As chaves mais seguras do PIX

E-mail

 

ícone de e-mail com @

Se você é cauteloso e não quer compartilhar informações pessoais com desconhecidos, existem outras possibilidades de criação de chave para compartilhar com pessoas fora do seu ambiente de confiança.

Um caminho interessante a seguir para ter segurança com o PIX é criar um e-mail específico para a transação ( ex: emailpixBANCO3456@….). Essa conta de e-mail nem precisa, e nem deve, ter o seu nome e você só irá utilizá-la como chave Pix.

Chave Aleatória

pix-seguro chave aleatória

Existe a possibilidade de que o seu banco permitia geração de chaves aleatórias. Essas chaves são, na verdade, um código de letras e números, gerado aleatoriamente pelo Banco Central.

É importante verificar no aplicativo do seu banco se o código gerado pode ser usadas uma única vez ou em várias transações, sem que você precise gerar novos códigos a cada pagamento que tenha que receber.

 

mulher sorridente realiza pagamento pelo celular

A nova modalidade de pagamento tem gerado muito interesse, mas também muitas dúvidas, a todos os usuários se o pix é seguro ou não.

Julia Camara escreve regularmente para o site Regra Clara, criado para simplificar o entendimento dos nossos direitos e deveres!

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil