Como funcionam os pontos do cartão de crédito?

Por: Ariane Terrinha em 11/05/2021
pontos do cartão de crédito

Talvez os pontos do seu cartão de crédito não sejam uma novidade, mas você sabe como essa recompensa funciona? Diversas operadoras e instituições financeiras trazem esse diferencial e, na maioria das vezes, o cliente não sabe como aproveitá-lo. 

Só que isso não será mais um problema depois de ler esse texto. Vou te explicar como funciona e tudo que você pode fazer com a pontuação do cartão, por isso continue a leitura. 

Para não ter mais dúvidas: entenda o que são os pontos do cartão de crédito?

Esse é um benefício bastante comum dos cartões de crédito planejado para incentivar o uso em transações. Isso porque você recebe pontos em compras de determinado valor, podendo usá-los para conseguir outros benefícios. 

Normalmente, para pontuar você precisa gastar, no mínimo, um dólar dentro ou fora do Brasil. Os pontos variam dependendo da instituição que administra o cartão, assim como o nível deste. Se é um cartão da modalidade nacional ou internacional, é comum que o usuário receba um ponto a cada dólar gasto. 

Assim, quanto mais alta a variante do cartão, maior são os pontos concedidos por ele, variando de 1 a até 2,5.  

Como se baseia em uma moeda estrangeira, significa que a sua compra precisa ser de no mínimo R$ 5,35, valor atual do dólar. 

Tem outro detalhe importante sobre esse benefício: ele pode ser cobrado, mas vai depender da instituição que o oferece. O mais comum é que o serviço tenha uma mensalidade, além da anuidade já paga pelo uso do cartão. 

Mesmo as opções administradas por bancos digitais que costumam ser isentas de anuidade, tem programas de pontos com custo. Então, se você não tem noção de como usar os pontos, pode estar jogando dinheiro fora.

Todo cartão de crédito tem pontuação?

Não são todas as opções que dispõe de um programa de fidelidade, então não estranhe caso o seu cartão não ofereça o serviço. 

Também pode ser o caso de se cadastrar para aproveitar desse benefício, já que ele tem um custo. Por isso vale verificar com a operadora se existe essa possibilidade, quais são as condições e regras em relação aos pontos do cartão de crédito. 

Como usar os pontos do cartão de crédito?

Você entendeu o que precisa fazer para pontuar, essa parte é bem simples. Agora deve estar se perguntando como usar esses pontos que conseguir acumular em suas compras. 

Primeiro que o resgate vai depender da sua intenção e também do que o cartão permite, então é importante conhecer as alternativas. Em geral, grande parte dos cartões de crédito permitem a troca por milhas aéreas, sendo parceiros das principais companhias. 

Programas como TudoAzul, Smile e Multiplus são alguns dos parceiros mais frequentes, permitindo a troca por passagens ou descontos. Nestes casos, é necessário fazer uma transferência da pontuação para usá-las nas opções disponíveis. 

A Mastercard, uma das principais bandeiras do mundo, aponta que 36% dos brasileiros preferem resgatar produtos relacionados à viagens. Sendo assim, passagens, aluguel de automóveis e reservas em hotéis são campeões de uso para os pontos do cartão de crédito. 

Mas, também existem outras alternativas para resgatar, dentre elas:

  • “Apagar” compras na fatura do cartão; 
  • Ter descontos no valor final da fatura através da pontuação; 
  • Reduzir o valor da anuidade;
  • Transformá-los em cashback;
  • Descontos e promoções em diversos estabelecimentos, como restaurantes e cinemas;
  • Pagamento de assinaturas em serviços como Netflix, Uber e alguns outros;
  • Entre outras possibilidades. 

As opções diferem de cada cartão, então não há um padrão de produtos ou serviços disponibilizados.

No geral, as milhas e produtos direcionados ao turismo são mais frequentes, até pela preferência do público. 

Os pontos do cartão de crédito são vitalícios?

Esse é um aspecto que requer atenção do consumidor, pois os pontos apresentam prazo de validade e podem expirar se não forem utilizados.

Cada cartão tem uma política própria, mas, normalmente, eles duram em média um ano. 

É importante que o usuário resgate os pontos para algo de seu interesse, pois deixar expirar significa perder dinheiro.

Fique de olho nos prazos do cartão para não perder seus pontos acumulados. 

Algumas operadoras dão um limite mínimo de pontos para iniciar o resgate, então se oriente sobre isso também. 

Sempre que tiver pontos do cartão de crédito suficientes, faça o resgate para algo que você precisa no momento.

Afinal, para acumulá-los você precisou fazer inúmeras compras, então nada de mantê-los parados na conta, ok? 

Qual o melhor programa de pontos de cartão de crédito?

São inúmeras as alternativas de cartões que oferecem os programas de fidelidade, por isso pode ser um pouco difícil escolher uma. Desta forma, é importante observar o que o programa de pontos oferece e se é compatível com suas principais demandas. 

Assim como cada cartão tem suas características, os programas de pontos também diferem um do outro, mesmo que em pequenos detalhes. Então, é bem importante estudar alguns aspectos sobre o benefício:

  • Custo: o programa apresenta alguma anuidade para participação ou é isento? Avalie também qual o valor da cobrança entre as opções, para encontrar o preço que caiba em seu orçamento;
  • Taxa de conversão: para acumular pontos existe uma taxa que é o valor gasto para gerar a pontuação. A taxa de conversão é baseada no valor do dólar, mas existem cartões que apresentam uma média de gastos para isso;
  • Resgate: estude como e onde você pode utilizar esses pontos, além de entender o que é preciso fazer para resgatá-los. Algumas opções permitem o uso em outros programas, principalmente os de companhias aéreas; 
  • Validade: sempre tenha em mente que os pontos tem um prazo para expirar, então saiba quanto tempo você dispõe para utilizá-los. Caso o cartão trabalhe com pontos sem validade, isso entra como um diferencial;
  • Câmbio: qual moeda é usada na taxa de conversão dos pontos do cartão de crédito? Você precisa saber sobre o câmbio adotado pela operadora, mesmo que a grande maioria use o dólar como base. Não é comum, mas algumas usam o real na conversão. 

Avaliando essas questões você consegue definir qual o melhor programa de pontos, afinal ele precisa ser benéfico para quem usa. 

Ficou com dúvidas sobre os pontos do cartão de crédito? A gente te ajuda! Deixe sua dúvida nos comentários que em breve a equipe do Plusdin responde.