Qual a importância de manter as finanças organizadas

Qual a importância de manter as finanças organizadas
Por: Da Redação em 09/02/2021

Mal começo o texto e já deixo uma verdade para você, meu caro amigo: conseguir administrar as próprias finanças não é uma tarefa tão simples quanto parece. E não, não é nenhuma vergonha. Afinal, 62,8 milhões de brasileiros estão nesta situação em dezembro de 2020, o que mostra um retrato complicado deste momento conturbado em que vivemos.

Porém, saiba que se você está passando por esse momento, saiba que é possível sair dele. Para tal, é preciso ter um planejamento financeiro. Por mais que pareça um sacrifício, com o tempo ele passa a ser natural, já que você começa a utilizar seu orçamento mensal e passa, aos poucos, a afrouxar a corda que está no pescoço – e no futuro saberá quando e onde ela aperta.

E fazê-lo de cara não é das tarefas mais fáceis. Por isso, convidamos os especialistas da Bullla, fintech de resoluções financeiras, para mostrar como criar uma metodologia para gerir suas finanças com sucesso. De cara, eles já avisam que três conceitos são fundamentais para chegar a esse ponto: orçamento, prioridade e reserva.

Abaixo, eles irão destrinchar esses pilares e mostrar os passos para você ter uma educação financeira pessoal.

Orçamento

O orçamento pode ser entendido como tudo aquilo que compõe a receita mensal de uma pessoa. Ou seja, é todo o dinheiro ao qual aquele indivíduo tem acesso a cada mês que passa. Esse dinheiro pode ser resultado de várias fontes: trabalho, pensões, investimentos, aluguel de imóveis e etc..

O mais importante a respeito do orçamento é saber que será por meio desse dinheiro que todas as contas serão pagas, bem como, o estilo de vida da pessoa será sustentado. Dessa forma, conhecendo a fundo o orçamento, é possível definir qual é o limite financeiro, bem como o poder de compra disponível. Tais detalhes devem sempre estar em harmonia com o orçamento, pois, do contrário, as dívidas começam a surgir.

Definindo prioridades

Definir quais despesas são urgentes e essenciais, e outras não tão essenciais assim e podem ser descartadas, é o que define a ideia de prioridade. Definindo o que realmente é urgente e não pode ser retirado do orçamento daquilo que é apenas essencial (pelo fato de a própria pessoa atribuir um valor excessivo) é uma ótima forma de encontrar gastos que estão comprometendo o orçamento.

Reserva financeira

Por fim, a reserva financeira é uma quantia separada para ser utilizada em momentos de crises ou quando algum imprevisto ocorre. Ter uma reserva financeira é algo fundamental para toda pessoa, desde aquela que está com problemas financeiros até quem já atingiu estabilidade. Nunca se sabe quando um cenário adverso pode surgir e comprometer o orçamento.

São vários os motivos para manter as finanças organizadas. Abaixo uma lista com alguns deles para atingir a estabilidade financeira:

  • Com muita organização financeira e as contas em dia é possível alcançar resultados profissionais e pessoais e melhorar o estilo de vida.
  • Mantendo as finanças organizadas há uma melhor definição das metas para o futuro como, por exemplo, aposentar-se mais cedo que a maioria da população.
  • A saúde é positivamente beneficiada quando as finanças estão em ordem e não é preciso lidar com dívidas todos os meses. Problemas como crises de ansiedade e depressão são comuns entre pessoas com problemas financeiros.
  • Com o nome limpo no mercado é muito mais fácil ter acesso a crédito extra e fazer operações no mercado em geral.
  • Também é possível separar tempo para o lazer por meio do dinheiro economizado e fazer uma viagem em família, por exemplo, sem ter que ficar preocupado em comprometer todo o planejamento financeiro.

Empréstimo entre pessoas

O empréstimo online entre pessoas físicas é a melhor alternativa para quem busca um crédito extra de forma a colocar as finanças em ordem. Com taxa de juros bem abaixo, quando comparada ao que é praticado no mercado financeiro tradicional, conseguir um empréstimo com taxas mais justas para quitar dívidas pode ser uma boa solução para recuperar parte do orçamento financeiro.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*