Qual o Melhor Score Para Cartão de Crédito?

Entenda, a seguir, como é o processo de análise.

Qual o Melhor Score Para Cartão de Crédito?
Por: Alison Pitangueira em 30/01/2021

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o consequente desemprego que veio com ela, lamentavelmente, trouxeram um desequilíbrio financeiro para muitas pessoas. Com a necessidade de isolamento social, mas também com a necessidade de se reinventarem profissionalmente, os brasileiros veem recorrendo às linhas de crédito para sair do sufoco. É aí que surge a dúvida: qual score é bom para cartão de crédito?

Antes, no entanto, de saber qual a pontuação contribui para a aprovação do seu pedido, é preciso entender outras questões. Dentre elas, a gente vai explicar, em detalhes, o que é o score de crédito, além de como funciona todo o processo para análise do crédito.

A seguir, tudo o que você precisa saber sobre score de crédito e qual a melhor pontuação para se adquirir um cartão de crédito! Siga na leitura!

O Que é e Como Funciona o Score de Crédito?

Score é a pontuação analisada por empresas de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa, que checam o comportamento financeiro dos consumidores. Tal pontuação varia entre zero e mil. Dessa forma, quanto menor ela for, indica que existem mais riscos de o consumidor não ser adimplente, ou seja, pagar em dia. Ao contrário, quanto maior ela for, mais o cliente será atraente aos olhos do mercado financeiro.

A pontuação de crédito se baseia no histórico dos pagamentos, considerando a quantidade de faturas de cartão em aberto, valor das dívidas e seus pagamentos, atualização cadastral, enfim, tudo que demonstre o perfil financeiro do consumidor.

Credores em potencial utilizam a pontuação de crédito no intuito de avaliar as chances do cidadão arcar com o pagamento dentro dos prazos estipulados nos contratos.

Quais os Principais Órgãos de Proteção ao Crédito do Brasil

Atualmente, no Brasil, existem quatro birôs, ou melhor, gestores dos bancos de dados. São eles:

  • SPC Brasil;
  • Boa Vista;
  • Serasa;
  • Quod.

Qual Score é Bom Para Cartão de Crédito?

Uma pontuação boa, como visto, afeta positivamente a vida financeira, assim, o contrário também é verdadeiro. A decisão dos credores em conceder uma linha de crédito é tomada com base nos históricos obtidos juntamente com o score.

Dessa maneira, cidadãos com a pontuação abaixo dos 500 pontos, certamente, terão maiores dificuldades em serem aprovados na solicitação do cartão. Em contrapartida,  números apontando acima de 700 resultam em maiores chances de acesso a financiamentos e empréstimos.

Mesmo que cada um dos credores tenha sua própria maneira de analisar o perfil de futuros clientes, eles vão considerar o score visto nas empresas de proteção ao crédito, que se apresenta no seguinte formato, via de regra:

  • Score excelente – de 900 até 1000;
  • Score muito bom – de 800 até 899;
  • Score bom – de 500 até 799;
  • Score razoável – de 300 até 499;
  • Score fraco: de 0 até 299.

Vale lembrar, no entanto, que não existe uma numeração exata divulgada para determinar a aprovação do consumidor. Dessa forma, não se pode precisar um score certo, para se ter a resposta positiva das operadoras de cartão.

Levando em consideração, porém, o que, costumeiramente, se nota dentro do mercado financeiro, pontuação acima de 500 costuma viabilizar a concessão do cartão de crédito.

Um detalhe de extrema importância, mas que poucas pessoas se atentam, é a realização de muitas solicitações de cartões ao mesmo tempo.

Isso prejudica diretamente o score, fazendo com que os bancos acabem negando o crédito. As financeiras acabam enxergando tal ação como um certo “desespero” do consumidor, abalando a imagem de confiabilidade.

Cartões de Crédito Que Mais Aprovam Mesmo Com Score Baixo

Nenhuma instituição financeira revela os critérios que usa para aprovação ou reprovação dos pedidos, nem mesmo o score mínimo.

Contudo, a gente leva em conta os relatos obtidos dos consumidores para elaborar uma lista, citada abaixo. Assim, fica mais fácil saber quais cartões têm maior índice de aprovação, mesmo com pontuações de crédito baixas. Confira, a seguir:

É importante ressaltar, no entanto, que aqueles que possuem score baixo, mesmo que tenham um retorno positivo sobre o pedido do cartão, provavelmente não conseguirão um bom limite de crédito de início.

Para aumentar esse valor, será preciso pagar as faturas integralmente e em dia. E construir um perfil de crédito no relacionamento com a instituição financeira.

A gente procurou responder aqui, qual score é bom para cartão de crédito e como funciona esse sistema de pontuação. Certamente, conhecendo os detalhes acerca do assunto, fica mais fácil para você, o consumidor, controlar a saúde financeira, afim de conseguir aumentar o score e ser bem visto no mercado!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*